Uber começa a informar rotas e horários de ônibus e trem nos EUA

Uber adiciona opção "transporte público" ao aplicativo em Denver (EUA); novidade é oferecida em parceria com Moovit

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses

A Uber está adicionando a opção “transporte público” ao aplicativo para informar rotas de ônibus e trem em Denver (EUA). A novidade, oferecida em parceria com o Moovit, será expandida para mais cidades no futuro. Também será possível comprar passagens diretamente no celular.

Funciona assim: o passageiro insere o destino e toca na opção “Transporte público” (Transit) que aparecerá ao lado de UberX, Uber Black e outras modalidades. O aplicativo vai exibir as rotas de ônibus e trem, os horários de partida e chegada em tempo real, e rotas a pé até a estação.

No exemplo oferecido pela empresa, o usuário pede uma rota do aeroporto internacional de Denver até a estação central de trem. O transporte público sai por US$ 10,50, enquanto o UberX custa quase o triplo (ainda que chegue em menos tempo). “Muitas vezes, pode ser mais rápido ou mais barato usar o transporte público do que qualquer outra forma de viagem”, diz a Uber em comunicado.

Se você for de transporte público, basta escolher entre uma das rotas sugeridas. O aplicativo mostra em tempo real quando o próximo trem vai partir, e como chegar até a estação. Esse serviço é oferecido em parceria com o Moovit.

Em breve, os passageiros poderão até mesmo comprar a passagem através do Uber. Isso será oferecido através de uma parceria com a Masabi, que vende bilhetes de transporte público em 30 cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Los Angeles e Londres.

Uber quer parcerias com empresas de transporte público

O projeto estreou em Denver porque a Uber fez parceria com a RTD (Regional Transportation District), autoridade regional que opera serviços de ônibus e trem urbano. A empresa avisa que este é apenas o começo: “os passageiros poderão ver informações de trânsito e reservar passagens em mais cidades em breve”.

O novo portal uber.com/transit oferece uma forma direta para agências de transporte público firmarem parcerias com a Uber nos EUA. Não há uma versão brasileira desse site; por aqui, as empresas de ônibus querem banir o Uber Juntos por concorrência desleal.

A Uber quer se expandir para além dos carros. A empresa investe em bicicletas elétricas, que chegarão a São Paulo ainda este ano; em patinetes autônomos que vão sozinhos até pontos de recarga; e em micro-ônibus para até 20 passageiros no Egito.

Será possível comprar a passagem de trem em Denver diretamente pelo aplicativo

Com informações: Uber, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados