Página inicial do Bing em português. (Clique para ampliar)
Página inicial do Bing em português. (Clique para ampliar)

Havia boatos de que a estreia só iria acontecer na quarta-feira. No entanto, o Bing, novo mecanismo de busca desenvolvido pela Microsoft, iniciou suas operações na manhã dessa segunda-feira. A página já está acessível em https://www.bing.com. Inclusive já fala português, pelo menos na página inicial, que você vê abaixo.

Excluindo a home page mais agradável, com uma bela foto ao fundo, o Bing em português parece não ter as mesmas funcionalidades que vêm sendo alardeadas em sites de tecnologia americanos. A ideia inicial da gigante dos softwares era que o Bing sugerisse palavras-chave que contextualizassem uma primeira palavra-chave já inserida, através de opções na barra lateral. Por exemplo, a busca por “ipod” poderia sugerir “ipod shopping”, “ipod apple store” ou ainda “ipod itunes”. Não é isso o que acontece na busca brasileira.

Resultados da busca por "rio de janeiro". (Clique para ampliar)
Resultados da busca por

Eu tentei buscar por “rio de janeiro”, cidade onde moro. Estava esperando que o Bing me retornasse, além de uma busca convencional por “rio de janeiro”, a possibilidade de filtrar as buscas por, quem sabe, hotéis, pontos turísticos, restaurantes, faculdades, e por aí. No entanto, a única coisa que vi foi uma página simples de resultados comuns, o que me deixou bastante frustrado. Também tentei “são paulo” e “belo horizonte”, todas sem sucesso. Coloquei nomes de empresas, produtos, redes de televisão, jornais e serviços de TV por assinatura, mas a busca do Bing não mostrou seu dito potencial.

Decidi, então, colocar o sistema de indexação de notícias do Bing à prova. Joguei “copa de 2014” no campo de busca e mandei pesquisar. Até que os resultados trouxeram bons textos a serem lidos, mas fiquei sem a possibilidade filtrá-los por relevância ou data, diferentemente do Google Notícias, que mostra os textos e permite filtrá-los de diversas formas. No serviço similar do Google eu até posso definir em qual período de tempo (últimas 24 horas, última semana etc.) os resultados devem se encaixar, algo fundamental para um sistema de busca de notícias.

Busca por "copa de 2014" no Bing e no Google. (Clique para ampliar)
Busca por

A nova investida da Microsoft no mercado de internet chega em boa hora, quando vemos que uma só empresa lidera absoluta um bilionário setor da economia. O Google é excelente, mas deixar que cerca de 65% do tráfego diário da internet passe por seus servidores pode ser um problema no futuro. No entanto, pelo menos o Bing brasileiro ainda não mostrou a que veio. A Microsoft Brasil terá dificuldade em colocar o verbo bingar no Aurélio (convenhamos que bingar é muito mais simpático que googlar).

E você, já testou o Bing? O que achou? Conte nos comentários do blog.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados