Início » Internet » É hora de bingar?

É hora de bingar?

Avatar Por

Havia boatos de que a estreia só iria acontecer na quarta-feira. No entanto, o Bing, novo mecanismo de busca desenvolvido pela Microsoft, iniciou suas operações na manhã dessa segunda-feira. A página já está acessível em http://www.bing.com. Inclusive já fala português, pelo menos na página inicial, que você vê abaixo.

Página inicial do Bing em português. (Clique para ampliar)

Página inicial do Bing em português. (Clique para ampliar)

Excluindo a home page mais agradável, com uma bela foto ao fundo, o Bing em português parece não ter as mesmas funcionalidades que vêm sendo alardeadas em sites de tecnologia americanos. A ideia inicial da gigante dos softwares era que o Bing sugerisse palavras-chave que contextualizassem uma primeira palavra-chave já inserida, através de opções na barra lateral. Por exemplo, a busca por "ipod" poderia sugerir "ipod shopping", "ipod apple store" ou ainda "ipod itunes". Não é isso o que acontece na busca brasileira.

Resultados da busca por "rio de janeiro". (Clique para ampliar)

Resultados da busca por "rio de janeiro". (Clique para ampliar)

Eu tentei buscar por "rio de janeiro", cidade onde moro. Estava esperando que o Bing me retornasse, além de uma busca convencional por "rio de janeiro", a possibilidade de filtrar as buscas por, quem sabe, hotéis, pontos turísticos, restaurantes, faculdades, e por aí. No entanto, a única coisa que vi foi uma página simples de resultados comuns, o que me deixou bastante frustrado. Também tentei "são paulo" e "belo horizonte", todas sem sucesso. Coloquei nomes de empresas, produtos, redes de televisão, jornais e serviços de TV por assinatura, mas a busca do Bing não mostrou seu dito potencial.

Decidi, então, colocar o sistema de indexação de notícias do Bing à prova. Joguei "copa de 2014" no campo de busca e mandei pesquisar. Até que os resultados trouxeram bons textos a serem lidos, mas fiquei sem a possibilidade filtrá-los por relevância ou data, diferentemente do Google Notícias, que mostra os textos e permite filtrá-los de diversas formas. No serviço similar do Google eu até posso definir em qual período de tempo (últimas 24 horas, última semana etc.) os resultados devem se encaixar, algo fundamental para um sistema de busca de notícias.

Busca por "copa de 2014" no Bing e no Google. (Clique para ampliar)

Busca por "copa de 2014" no Bing e no Google. (Clique para ampliar)

A nova investida da Microsoft no mercado de internet chega em boa hora, quando vemos que uma só empresa lidera absoluta um bilionário setor da economia. O Google é excelente, mas deixar que cerca de 65% do tráfego diário da internet passe por seus servidores pode ser um problema no futuro. No entanto, pelo menos o Bing brasileiro ainda não mostrou a que veio. A Microsoft Brasil terá dificuldade em colocar o verbo bingar no Aurélio (convenhamos que bingar é muito mais simpático que googlar).

E você, já testou o Bing? O que achou? Conte nos comentários do blog.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alisson melo
sei não,eu já me acostumei com o Google.Hoje em dia meu home page é o Bing,por ser mais bonito e tal,mais continuo usando o Google!
Walter Jr.
Olhei o novo sistema de busca essa manha para conferir o que haviam comentado no Blog,e realmente é verdade. Realmente lembra muito o Live Search. Na minha Opinião, acho que Google vai ficar no podium por muito tempo ainda. Peercebi q o Google carrega a pagina de buscas mais rapidamente. Sem contar q o Bing não conta com auto-correção como o Google, exatamente como nosso amigo comentou acima. MAs como ja comentaram acima, essa e a versao beta. esperar para ver a versão definitiva, ne? Embora eu acho que nenhum sistema de busca sera tão bom qto ao Google.
Leo Mendes
Gostei do fato da Microsoft ter lançadou uma ferramenta para concorrer com a Skynet. Já estava na hora de alguém se mexer e abocanhar uma fatia desse bolo! Achei as opções de busca por imagem bem legais e o layout do site ocmo um todo é bonito, bem melhor que o da concorrente hegemônica. Espero que vingue, porque monopólios são sempre perigosos. Vou fazer minha parte e usar com certeza!
Tampa
Curti o sistema de busca de imagens dele, legal mesmo. Da pra dar uma boa filtrada. Alguem sabe me dizer pq aqui abre um cenario diferente do print screen!? HAhaha.. enfim, to testando ainda. Mas vamos ver..
Henrique Artur Wint
O que notei de melhor nele, é que a busca é extremamente rápida e retorna resultados bem relevantes, pelo menos para mim.
Rodrigo Ghedin
Clica em "Brasil", no canto superior direito, e na janela de países, escolha "Estados Unidos (inglês)". Teste novamente. Mude de opinião :-D . []'s!
Neto Lima
Mas bem que poderia ter usado a versão em inglês dele. Essa em português nada mais é do que o Live Search "maquiado". Para usar a versão full do Bing, o link é o seguinte: http://www.bing.com/?scope=web&setmkt=en-US&setlang=SET_NULL&uid=63A472F2&FORM=W5WA
Pablo
Não sei se estamos muito acostumados com o google, porque esse Bing não é bom. Nada aver. Resultados ridículo. Nem corrige os erros. Não gostou, provavelmente nao vou usar.