Início » Antivírus e Segurança » Correção para FaceTime sai na próxima semana; Apple será investigada

Correção para FaceTime sai na próxima semana; Apple será investigada

Falha no FaceTime permitia ouvir áudio do outro lado antes de chamada ser atendida; autoridades vão investigar se Apple negligenciou problema

Emerson Alecrim Por

A Apple soltou um comunicado para informar que a brecha de segurança encontrada no FaceTime já foi corrigida no lado dos servidores e, na próxima semana, será solucionada para os usuários em uma atualização de software. Na mesma nota, a companhia se desculpou pela falha. Mas pode não ter sido suficiente: autoridades prometem investigar o problema.

Tim Cook

O assunto teve tanta repercussão que ganhou até apelido: FacePalm. Mas problemas de segurança afetam softwares e sistemas de todos os tipos. Se é assim, por que a falha do FaceTime chamou tanta atenção? A polêmica não está só no bug, mas também na aparente demora da Apple para agir.

Basicamente, a falha permitia ao usuário ouvir o áudio do outro lado antes de o contato responder à chamada. Se o destinatário pressionasse o botão de reduzir volume ou o liga / desliga, a falha também fazia o FaceTime ativar a câmera. Para mitigar o problema, a Apple desativou o FaceTime em grupo temporariamente, até a correção ser disponibilizada.

Parece que a companhia agiu rápido, certo? Mas pode não ter sido bem assim. Grant Thompson, um garoto de 14 anos, teria descoberto o problema em 19 de janeiro. Ele percebeu, por acaso, que podia escutar o áudio do outro lado da chamada no FaceTime antes mesmo de o seu contato responder. No dia seguinte, a mãe do rapaz, Michele Thompson, enviou um vídeo à Apple reportando o problema.

Não houve retorno. Por conta disso, a mulher tentou contatar a Apple por vários outros meios, incluindo e-mail, fax e redes sociais. Recebeu uma resposta somente cinco dias depois que simplesmente a orientava a criar uma conta de desenvolvedor para reportar o bug.

Foi só na última segunda-feira (28/01), mais de uma semana após o aviso de Michele Thompson, que a Apple tomou as primeiras medidas para solucionar a falha. É muito tempo: um problema como esse é considerado grave, principalmente por poder ser explorado tão facilmente. E, mesmo assim, tudo indica que a companhia só agiu depois que o bug foi abordado pelo 9to5Mac.

Em sua declaração, a Apple agradeceu a família Thompson pelo aviso e prometeu melhorar o processo de notificações de falhas para levá-los às pessoas certas o quanto antes.

Enquanto isso, a empresa vai ter que lidar com algumas consequências: a Procuradoria Geral de Nova York prometeu investigar o assunto para apurar se houve mesmo negligência por parte da Apple, o que posteriormente poderá fazer a companhia sofrer algum tipo de punição.

A investigação está sendo apoiada por Andrew Cuomo, governador de Nova York. Ele já havia usado as redes sociais para alertar sobre o problema.

Com informações: New York Times, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

richardsonvix

Meio exagerada o tratamento que a mídia está dando para essa falha como se fosse teoria da conspiração, mas não se pode negar os impactos possíveis.

Kodos Otros

Opa, falha minha, tinha visto em outro site que foi lançado por 900.
E o iphone foi isso mesmo? 2.200?

Cesar Osvaldo Müller

R$1800... Na promoção de Lançamento, logo depois foi pra 1900... https://canaltech.com.br/sm...

Kodos Otros

Considerando que um Zenfone 3 custou 900 reais no lançamento em 2016 e um iphone 5s custou R$ 2.199,00, também no lançamento só que em 2014...

Evil Little Goat

" se desculpou pela falha".
Tá parecendo no Brasil, que o Onyx pede desculpas pela corrupção dele e o Bozo diz que tá tudo bem então.

Ronaldo Rodrigues

Os Samy fãs são assim mesmo, deve ser porque eles gozam mais tempo de atualizações do os usuários da Apple, rs!

Cesar Osvaldo Müller

Nas ultimas atualizações tem melhorado, mas é de se pensar, eles liberam novas coisas para todos, é lógico que hardwares menos potentes tenham dificuldades... é como pegar um pentium de 1 gb e tentar rodar um video do youtube no chrome.... o Windows 10 roda, o chrome tbm, mas o hardware é limitado....

Cesar Osvaldo Müller

Estranho, meus colegas que tem usam de boa... talvez seja o uso mesmo, basicamente whatsapp e instagram...

Eduardo Braga

Nunca que eles vão deixar o 6 e os 6s no 12. Eu às vezes acho até meio possível, pelo menos como jogada de marketing, liberar até pro 5s.

Sid

É tão ruim assim? Tenho um tablet Android com 5 anos, 3 anos de desatualização e todos os apps funcionam normalmente. O único gargalo está nos apps que requerem mais processamento do que o tablet é capaz, como os jogos deste ano.

Sid

sim

Sid

O que deve ter de gente que ouviu: "eu não vou atender esse cara não" ou "xi.. é meu marido (esposa)" kkkkkkkkkkkk

Baidu feat MC Brinquedo

Onde trabalho o pessoal tava usando o iPhone 5S "atualizado", mas travava tanto que muitos passaram a pedir Android pro pessoal do T.I.

Kaamos K.

Curiosamente essa é uma falha bem especifica... rs

Lucas Gasparotto 

Aí me vem os fã boys do MacMagazine e falam que Android que é lento em disponibilizar atualização. É, to vendo.

Exibir mais comentários