Início » Celular » Google lança apps para transcrever áudio e amplificar som no Android

Google lança apps para transcrever áudio e amplificar som no Android

O Live Transcribe e o Amplificador de Som têm interfaces simples e dão mais independência aos usuários

Victor Hugo Silva Por

Apesar das soluções existentes, os celulares podem ser ferramentas ainda mais importantes quando o assunto é acessibilidade. É o que pensa o Google, que criou dois aplicativos para Android voltados para pessoas surdas e com deficiência auditiva: Live Transcribe e Amplificador de Som.

Como os próprios nomes dão a entender, eles ajudam a melhorar a comunicação e permite que usuários tenham mais independência. O Live Transcribe usa o microfone do aparelho para transformar falas em legendas instantenamente.

Google apresenta Live Transcribe e Amplificador de Som

O aplicativo tem uma interface simples que se concentra em exibir o conteúdo da fala logo após alguém dizer algo. Os usuários que não podem ou não querem falar tem à disposição um teclado para responder à pessoa com quem está conversando.

Disponível em mais de 70 idiomas, incluindo o português, o aplicativo pode se conectar a microfones externos, que ajudam a melhorar a transcrição.

A versão beta do Live Transcribe já pode ser baixada na Play Store. Para ativar o app após a instalação, basta acessar Configurações > Acessibilidade > Transcrição Instantânea. Isso fará com que o Android passe a exibir um ícone flutuante para abrir o aplicativo sempre que necessário.

Amplificador de Som é aplicativo para controlar áudio

O Amplificador de Som, por sua vez, oferece um reforço de áudio. O aplicativo ajuda a controlar sons do ambiente. Ele permite aumentar o volume daquilo que precisa ser ouvido e reduzir ruídos que pode atrapalhar uma conversa, por exemplo.

Com a ajuda de fones de ouvido com fio, a ferramenta promete filtrar os sons e entregar o necessário para se comunicar com outra pessoa. Ainda é possível definir as configurações próprias para o ouvido esquerdo e para o ouvido direito.

Assim como o Live Transcribe, a ferramenta também usa uma interface simples, baseada em controles deslizantes e toques rápidos. O Amplificador de Som está disponível na Play Store, mas é compatível apenas em aparelhos com Android 9 Pie.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Eu ainda uso o 6... num Moto E 2015. hahaha

Jefferson Rodrigues

Smartphone LG não é rooteavel.

Eduardo .

Faltou dizer que são apps criados para quem deficiência auditiva.

Artur de Souza Aragão

Não encontrei o app de som e tenho Android 9.

Carlos André

Menos de 1% dos usuários tem Android 9, Lamentável.

Marcus Vinícius

Vai dar errado, só de ser apenas para Android 9 e os próximos, já da para saber que vai dar errado, uma palhaçada isso! Podia ser pelo menos do 6 ou 7 e superior, e é por isso que a Google LLC vive tendo aplicativos que pouquíssimas pessoas usam ai acaba matando o app.

Jonas

Custom Kernel e algum app como EX Kernel Manager ou Kernel Adiutor.

Jefferson Rodrigues

Queria um app para diminuir o volume mínimo padrão do meu aparelho. No fone de ouvido, o som ainda é muito alto mesmo no volume mínimo.

Jarbas Coqueiro

Li metade da matéria e fui louco para a Play Store para testar... Não tenho Android 9...

John Smith

Falta também uma função pra limitar o volume máximo do aparelho.