Google lança apps para transcrever áudio e amplificar som no Android

O Live Transcribe e o Amplificador de Som têm interfaces simples e dão mais independência aos usuários

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google apresenta Live Transcribe e Amplificador de Som

Apesar das soluções existentes, os celulares podem ser ferramentas ainda mais importantes quando o assunto é acessibilidade. É o que pensa o Google, que criou dois aplicativos para Android voltados para pessoas surdas e com deficiência auditiva: Live Transcribe e Amplificador de Som.

Como os próprios nomes dão a entender, eles ajudam a melhorar a comunicação e permite que usuários tenham mais independência. O Live Transcribe usa o microfone do aparelho para transformar falas em legendas instantenamente.

O aplicativo tem uma interface simples que se concentra em exibir o conteúdo da fala logo após alguém dizer algo. Os usuários que não podem ou não querem falar tem à disposição um teclado para responder à pessoa com quem está conversando.

Disponível em mais de 70 idiomas, incluindo o português, o aplicativo pode se conectar a microfones externos, que ajudam a melhorar a transcrição.

A versão beta do Live Transcribe já pode ser baixada na Play Store. Para ativar o app após a instalação, basta acessar Configurações > Acessibilidade > Transcrição Instantânea. Isso fará com que o Android passe a exibir um ícone flutuante para abrir o aplicativo sempre que necessário.

Amplificador de Som é aplicativo para controlar áudio

O Amplificador de Som, por sua vez, oferece um reforço de áudio. O aplicativo ajuda a controlar sons do ambiente. Ele permite aumentar o volume daquilo que precisa ser ouvido e reduzir ruídos que pode atrapalhar uma conversa, por exemplo.

Com a ajuda de fones de ouvido com fio, a ferramenta promete filtrar os sons e entregar o necessário para se comunicar com outra pessoa. Ainda é possível definir as configurações próprias para o ouvido esquerdo e para o ouvido direito.

Assim como o Live Transcribe, a ferramenta também usa uma interface simples, baseada em controles deslizantes e toques rápidos. O Amplificador de Som está disponível na Play Store, mas é compatível apenas em aparelhos com Android 9 Pie.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados