Início » Gadgets » Vale a pena comprar um Chromecast em 2019?

Vale a pena comprar um Chromecast em 2019?

Google lança novo Chromecast no Brasil por R$ 349, mas para quem ele é?

Paulo HigaPor

O novo Chromecast chegou ao mercado brasileiro nesta terça-feira (5), com preço sugerido de R$ 349. Ele transmite conteúdos por streaming em Full HD a até 60 quadros por segundo em qualquer TV, bastando ter uma conexão HDMI. Mas bastante coisa mudou no mercado desde 2014, quando o primeiro Chromecast foi lançado. Afinal de contas, ainda vale a pena comprar um? Depende.

O que tem de novo?

Pouca coisa. O Chromecast de 3ª geração é um sucessor direto do modelo de 2015, não do Chromecast Ultra, que suporta vídeos em 4K. Então ainda temos um pequeno set-top box capaz de reproduzir conteúdos em 1080p a 60 fps (contra 1080p a 30 fps da 2ª geração) e melhorias na antena de Wi-Fi, que permanece com suporte a redes 802.11ac de 2,4 ou 5 GHz.

Em relação ao primeiro Chromecast, de 2013, o design mudou para se acomodar mais facilmente nas traseiras de TVs instaladas próximas à parede. Em vez de apresentar um formato parecido com um pen drive, o gadget tem um corpo redondo e um cabo HDMI flexível integrado.

Chromecast (2019) - Vale a pena comprar um?

Vale a pena?

Se você vai comprar uma TV nova, não. Eu vejo com frequência pessoas questionando se vale a pena economizar na TV, comprando um modelo convencional em vez de uma Smart TV, para depois ligar um Chromecast. Isso fazia sentido no passado, quando os sistemas eram lentos, bugados e sem atualizações — muita gente teve experiências ruins com as primeiras Smart TVs, enquanto o Chromecast sempre funcionou bem.

Hoje, as principais plataformas de Smart TVs (Tizen na Samsung, webOS na LG e Android TV na Sony) oferecem uma experiência decente, com suporte para os serviços de streaming mais conhecidos. E boa parte das TVs novas também permite espelhar a tela do celular por meio do protocolo Miracast ou Google Cast, o que acaba com mais uma utilidade do Chromecast.

Em 2019, a recomendação é simplesmente comprar uma boa Smart TV (e de quebra liberar uma porta HDMI, você vai precisar dela).

Se você quer dar uma sobrevida para uma TV antiga, sim. Este é provavelmente o único motivo pelo qual alguém deveria comprar um Chromecast hoje. Se você ainda está satisfeito com a sua TV de cinco anos ou mais e não pretende comprar uma 4K tão cedo, o novo Chromecast pode ser um ótimo upgrade — é simples de instalar e usar, e mesmo quem não tem conhecimento técnico aprende a lidar com o Chromecast em minutos.

Ainda assim, o Chromecast e outros set-top boxes do gênero são produtos com data de validade: eles devem desaparecer do mercado à medida que as pessoas forem trocando de TV. Se não desaparecerem, as fabricantes estão fazendo algo errado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo merino

Comprei uma smart a 60 dias, samsung.
Apps desatualizados, sistema lento, travamentos, cara Chromecast é vida, eu replico tudo de forma rápida e prática, não trava, não perde qualidade, não me stressa.

Diego Polido Santana

Eu estou num segundo público alvo pro chromecast: os nômades digitais rssss pra quem viaja a todo instance, é bom ter seus apps logados num chromecast e ter mobilidade de levar pra todo lado. o único ruim disso é esquece-lo.

Gaba

E o que te faz pensar que me importo com o que o Android tem? Já falei no meu comentário e parece que as pessoas continuam não entendendo. DEPENDE DO USO. WebOs tem tudo que preciso, pq me preocupar com Android? Além do mais oled LG é referência... Então to feliz com o que a TV em geral entrega... Fod*-se Android... O dia que precisar eu compro TV com Android....

Rafael

Pergunta para quem usa Chromecast: comprar o 2, 3 ou esse ultra? pensando em um equilíbrio entre custo e benefício

Rafael

Sim, melhor ter mesmo opções flexíveis. Apesar de gostar de Android, algumas pessoas já seriam atendidas por algo mais simples e até eficaz que uma smart pode oferecer. Sejamos sinceros, pessoal só vê Netflix e YouTube praticamente... é como celular, tem tanto app bom, mas o povão mesmo fica só no zap zap...aff

Rafael

Tipo Netflix e YouTube só?? Android tem muito mais coisa

Rafael

Exatamente, ainda tem mercado sim. Quem viaja sabe o valor

Trovalds

Opa! Desde muito tempo. Até fiquei surpreso quando vi na tela inicial. American Gods semanal totalmente garantido!

Caio The Brain

E funciona o Amazon Prime Video na Apple TV de 3ª geração?

Pensei que fosse só na de 4ª.

Marco Antonio

and why is that, sir?

Leumas Ninguem

Mi Box 1000x mais superior

Marco Antonio

Vale mais a pena a mibox ou o firestick?

Rodrigo Pereira

Luizão,

Seus argumentos são bons, e eu concordo com eles. Ou seja, pensando apenas teoricamente, eu concordo com tudo o q você disse. Na prática, me parece que as coisa mudam bastante de figura.

O mercado de smartv é dominado por Tizen, Webos e Android. Pelo que pesquisei, a Samsung tem uns 40% (ou mais) do marketshare de smartv no mundo. Imagino que no Brasil seja maior, dado o que observo nas lojas e nas casas das pessoas. Assim, um provedor de conteúdo brasileiro precisaria ter aplicativos apenas para 3 sistemas e conseguiria atingir a maioria esmagadora das smartv no Brasil. Ou seja, o mesmo número de sistemas que tínhamos em smartphones até muito pouco tempo atrás, quando o Windows Phone ainda existia. Nada muito complicado.

Veja bem, eu não estou dizendo que a culpa é exclusivamente de um ou de outro, nem que eu amo minhas TVs, nem estou defendendo a Samsung. Muito pelo contrário: se eu fosse comprar uma smartv hoje, teria preferência por Android TV. Mas não consigo concordar que num mercado de praticamente apenas 3 sistemas, um dos fabricantes seja o principal culpado pela falta de determinados aplicativos em sua plataforma.

A menos que houvesse alguma questão comercial envolvida, o que já é outro assunto... Porém, considerando que foi justamente com a Samsung que a Globo fez parceria pra transmitir a última Copa em 4k, eu já descartaria essa hipótese.

Fontes:
https://www.iotgadgets.com/...
https://exame.abril.com.br/...

Hozanan Sousa

Vai muito do modelo da TV, de fato o webos, roda super rápido nas 4k intermediarias para cima.

Hozanan Sousa

Estranho seu caso, pode falar o modelo da TV? pois tenho duas tvs LG (55SJ800 E 65SK8500) e são espetaculares para dizer o minimo.

Exibir mais comentários