Início » Gadgets » Vale a pena comprar um Chromecast em 2019?

Vale a pena comprar um Chromecast em 2019?

Google lança novo Chromecast no Brasil por R$ 349, mas para quem ele é?

Por
19 semanas atrás

O novo Chromecast chegou ao mercado brasileiro nesta terça-feira (5), com preço sugerido de R$ 349. Ele transmite conteúdos por streaming em Full HD a até 60 quadros por segundo em qualquer TV, bastando ter uma conexão HDMI. Mas bastante coisa mudou no mercado desde 2014, quando o primeiro Chromecast foi lançado. Afinal de contas, ainda vale a pena comprar um? Depende.

O que tem de novo?

Pouca coisa. O Chromecast de 3ª geração é um sucessor direto do modelo de 2015, não do Chromecast Ultra, que suporta vídeos em 4K. Então ainda temos um pequeno set-top box capaz de reproduzir conteúdos em 1080p a 60 fps (contra 1080p a 30 fps da 2ª geração) e melhorias na antena de Wi-Fi, que permanece com suporte a redes 802.11ac de 2,4 ou 5 GHz.

Em relação ao primeiro Chromecast, de 2013, o design mudou para se acomodar mais facilmente nas traseiras de TVs instaladas próximas à parede. Em vez de apresentar um formato parecido com um pen drive, o gadget tem um corpo redondo e um cabo HDMI flexível integrado.

Chromecast (2019) - Vale a pena comprar um?

Vale a pena?

Se você vai comprar uma TV nova, não. Eu vejo com frequência pessoas questionando se vale a pena economizar na TV, comprando um modelo convencional em vez de uma Smart TV, para depois ligar um Chromecast. Isso fazia sentido no passado, quando os sistemas eram lentos, bugados e sem atualizações — muita gente teve experiências ruins com as primeiras Smart TVs, enquanto o Chromecast sempre funcionou bem.

Hoje, as principais plataformas de Smart TVs (Tizen na Samsung, webOS na LG e Android TV na Sony) oferecem uma experiência decente, com suporte para os serviços de streaming mais conhecidos. E boa parte das TVs novas também permite espelhar a tela do celular por meio do protocolo Miracast ou Google Cast, o que acaba com mais uma utilidade do Chromecast.

Em 2019, a recomendação é simplesmente comprar uma boa Smart TV (e de quebra liberar uma porta HDMI, você vai precisar dela).

Se você quer dar uma sobrevida para uma TV antiga, sim. Este é provavelmente o único motivo pelo qual alguém deveria comprar um Chromecast hoje. Se você ainda está satisfeito com a sua TV de cinco anos ou mais e não pretende comprar uma 4K tão cedo, o novo Chromecast pode ser um ótimo upgrade — é simples de instalar e usar, e mesmo quem não tem conhecimento técnico aprende a lidar com o Chromecast em minutos.

Ainda assim, o Chromecast e outros set-top boxes do gênero são produtos com data de validade: eles devem desaparecer do mercado à medida que as pessoas forem trocando de TV. Se não desaparecerem, as fabricantes estão fazendo algo errado.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.