Início » Telecomunicações » Brasil tem maior carga tributária do mundo sobre banda larga fixa, diz Anatel

Brasil tem maior carga tributária do mundo sobre banda larga fixa, diz Anatel

E a 4ª maior carga tributária do mundo sobre telefonia móvel também é brasileira

Victor Hugo Silva Por

Um estudo publicado em dezembro pela União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), apontou que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo sobre banda larga fixa. Agora, foi a vez da Anatel informar que o país é, na verdade, o campeão nesse critério.

Um levantamento feito pela assessoria técnica da agência com base nos indicadores da ITU confirmou que, por aqui, a carga tributária da banda larga fixa chega a 40%. Porém, enquanto o estudo anterior colocou o Brasil na 4ª posição, a Anatel diz que o país lidera o ranking.

Brasil tem maior carga tributária do mundo sobre banda larga fixa, diz Anatel

O Brasil fica à frente do Sudão (35%), da Zâmbia (34%) e da Tanzânia (33%). Apesar de ser o 6º maior mercado para banda larga fixa, o país tem tributos bem maiores que o de outros em que o serviço é também é popular. Dos 20 primeiros colocados, quem mais se aproxima da nossa carga tributária é a Turquia, com 23%.

O levantamento considerou 175 países. Eles foram agrupados com base em cargas tributárias próximas e destacaram ainda mais a distância para o Brasil. A análise aponta que 55 países tem tributos de 5%, em média, e apenas 5 países tem carga de 33,5%, em média. O Brasil fica sozinho na casa dos 40%.

Níveis de carga tributária sobre banda larga fixa

Brasil tem 4ª maior carga tributária do mundo em telefonia móvel

Além da banda larga fixa, a Anatel também observou os números relacionados à telefonia móvel. A agência aponta que o país é o 5ª maior mercado do mundo no serviço e possui a 4ª maior carga tributária, de 40%.

A análise, realizada com 176 países, informa que a carga tributária do Brasil para internet móvel está atrás apenas de Sri Lanka (50%), Jordânia (46%) e Turquia (43%). Entre os 20 maiores mercados, porém, quem mais se aproxima é o Paquistão, com 32%.

Quando os números são agrupados, o levantamento indica que 49 países tem carga tributária média de 5,3%. Ao mesmo tempo, apenas 9 países (sem incluir o Brasil) têm carga média de 41%.

Níveis de carga tributária sobre telefonia móvel

Preço da banda larga móvel mais do que dobra em dois anos

O levantamento aponta, ainda, variações de preços para serviços de telecomunicações. Enquanto o preço da telefonia móvel apresenta quedas consecutivas, o da banda larga fixa caiu entre 2016 e 2017.

Chama a atenção, porém, a alta significativa dos preços da banda larga móvel nos últimos anos. Segundo o estudo, a contratação de 1 GB de internet custava R$ 21, em 2015. Em 2017, o preço do mesmo serviço saltou para R$ 50.

Para os técnicos da Anatel, são dois os fatores que indicam esse movimento no preço: o aumento da taxa de câmbio e a retração econômica vivida pelo Brasil, especialmente entre 2015 e 2017.

Preços para contratação de planos de banda larga e telefonia

Com informações: Anatel, Telesíntese.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luan Miranda

Já foram divulgados os dados de 2018? Eu procurei e não achei :/. Os impostos tem que ser na Renda. Assim, os mais pobres não sofrem como uma alta carga tributária. Canadá tem uma carga de impostos de Progressivos. Quem ganha mais dinheiro, paga mais impostos.

Luan Miranda

Faltou falar do tradicionalismo! Os fascistas sempre falam de um passado glorioso onde haviam figuras históricas, nas quais eles se espelham, como por exemplo: O império romano/ Júlio César, Grécia antiga/Alexandre o grande, A sociedade Anglo-saxã e no caso dos nazistas seriam as tradições pagãs e cavaleiros teutônicos. Já no caso do Bolsonaro seria a ditadura militar ou o antigo império brasileiro (Qualquer semelhança com um anão que diz que devemos nos honrar de ter sangue templário é mera coincidência) . Vale ressaltar que, para os fascistas eles fazem parte de grupos que descendem diretamente de tais figuras históricas, classificando, deste modo, todos os outros grupos como degenerados, imorais ou inferiores. Daí a ideia de que: "as minorias tem de se curvar as maiorias" e esse é um ponto crucial para entender o fascismo como movimento de EXTREMA DIREITA, pois como define Norberto Bobbio em seu livro "direita e esquerda conceitos e definições": a característica principal dos movimentos de direita é que estes têm desdém ou repulsa por qualquer forma de igualitarismo, já a esquerda pressupõe que as desigualdades podem ser eliminadas ou remediadas. Sendo assim, concluo que: como um movimento como o fascismo seria de esquerda se ele pressupõe a superioridade de grupos étnicos/culturais na medida em que inferioriza outros? A resposta é que o fascismo sempre foi de extrema direita! E o Bolsonazi que usa o mesmo discurso de Hitler pré-eleições, seu ódio contra minorias, e sua sede por poder são iguais ao Fascista Alemão. Sim meu caro pobretão, Bolsonazi tem ecos de Hitler e até neo Nazis no seu Governo. O pai do Chanceler, um retardado mental sem capacidade nenhuma, era um Nazista...

Luan Miranda

Eu sei o que é Fascismo, sei o que é feudalismo, mercantilismo, nazismo. Já você, um pobretão alienado e analfabeto funcional conhece a história? Nunca deve ter pego numa obra de Eco, Stanley, Orwell, J Evans, Overy ou Bobbio. Aversão aos intelectuais, aversão aos artistas, contra direitos humanos, ênfase no militarismo, uso do ódio e medo para manipular as pessoas. Realmente, não sei o que é Fascismo. Fora a exaltação de líderes tiranos do passado, como Ustra e os Ditadores militares. Falei também do corporativismo? Ameaças contra opositores? Será que você sabe que a Alemanha também sofreu com o Fascismo? Falei da crença numa hierarquia social natural e no domínio das elites e o desejo de criar uma comunidade do povo em que os interesses individuais sejam subordinados aos interesses da nação? Falei do Ultra-nacionalismo, com paranóia sobre segurança, falando em um inimigo que sequer existe? E agora, o Brasil também está sofrendo com isso. Tenho quase 8 de Academia, 4 no Brasil, 4 no USA e fazendo uma pós no Canadá. Já participei de vários eventos acadêmicos, mesmo não sendo na minha área de estudo. Conhecimento nunca é demais. Uma excelente leitura é o distópico 1984, gosto muito deste livro. Também gosto de ler Nietzsche e até Locke. Fico imaginando se um deficiente cognitivo como você, entenderia Nietzsche. Hoje, assim como ocorreu no passado, muitos estão sendo condenados por ensinar as pessoas a pensarem. Será que o sofredor de deficiência cognitiva conhece os etruscos? Conhece o Fascio? Sabe pra que serve o Fascio? Sabe qual o significado do Fascio? Sabe quem foram os Fasces Lictoriae? Infelizmente, o ensino no Brasil não é tão profundo, mas se o aluno for interessado, o professor não terá problema algum em se aprofundar em temas e, não somente, passar superficialmente como é feito. Tive um excelente professor de história, que possuía mestrado e hoje em dia, já possui doutorado. Sempre fui a maior média da sala em história. Conhecer o Fascismo não é tão complexo quanto pensam. Estudar Marx é mais complexo que estudar o fascismo.

Luan Miranda

Sem impostos, você não terá absolutamente NADA. É só um pobretão alienado e que sofre de deficiência cognitiva programada. Nunca deve ter pisado em um país desenvolvido. Canadá tem bastante impostos, e uma qualidade de vida SUPERIOR a dos Estados Unidos. Artigos de Luxo sempre sofreram mais taxação, até no USA, jóias, roupas de grifes, carros mais luxuosos, casas mais luxuosas, são mais caros. Tem que taxar os iates, os jatinhos, chega dessa Elite não pagar nada por bens de luxo.

Omar

Ivan, menos... Para de passar vergonha.

brunocabral

O Brasil tem 34% contra 37% da Argentina.
O Macri fez uns aumentos de impostos, principalmente sobretaxando a importação, exportação e as viagens.

Luan Miranda

32,43%, dados de 2017. Isso é a maior carga tributária do mundo?

Luan Miranda

A esquerda defende mais impostos sobre a R E N D A. Impostos sobre bens de consumo e serviços, defendem uma diminuição. Como também defendem mais concorrência. Moro no Canadá, um país com mais programas sociais que o Brasil, com mais qualidade de vida que o Brasil. A carga tributária aqui gira em torno de 31.7% do PIB, contra 32,43% do Brasil (dados de 2017). A desigualdade social aqui, é imensamente menor e toda a população é assistida. Podemos dizer que o Canadá tem uma estrutura governamental, mais à esquerda. Eu tenho orgulho de ser de Esquerda, pois eu valorizo o ser humano, não o capital. É muito bom morar em um país onde o ser humano é mais valorizado. Você provavelmente votou em Bolsonazi, um Fascista que odeia pobres e só quer poder e dinheiro. Você não tem moral nenhuma para falar da esquerda. Como o carinha ali disse, nem saber o que é Esquerda, tu sabe.

Ivan

Por isso que precisamos que a reforma da previdência seja aprovada para que impostos sejam reduzidos e também extinguir o pensamento do "custo Brasil" que naturaliza o alto custo exagerado de vida no país.

DanielBastos

Rateio médio pra link grande. Não é o preço da sua casa, mas pra fins de escala serve.

DanielBastos

Da anatel

DanielBastos

Anatel não é feita pra isso.
é feita pra proteger as operadoras dos seus clientes

Mozart Rozendo

Se você ler a matéria verá que não se trata sobre aumento de iss, mas sim sobre a retirada de isenção do imposto.

Plínio

O problema é o desajuste, que em algum prazo irá colapsar o sistema dos governantes. O que é muito bom nas circunstâncias em que o governo se encontra. Agora o nome "imposto" já significa que é tirado a força, um roubo independente da sua vontade.

Marsupial radical

Plano móvel de 1 GB à 50 reais.

Exibir mais comentários