Início » Celular » Facebook Messenger ganha recurso do WhatsApp para apagar mensagens enviadas

Facebook Messenger ganha recurso do WhatsApp para apagar mensagens enviadas

Facebook Messenger ativa função "Remover para todos" em mensagens enviadas dentro de até 10 minutos

Felipe Ventura Por
41 semanas atrás

Já não era sem tempo: o Facebook Messenger enfim permite desfazer o envio de mensagens, assim como o WhatsApp. Você pode usar a função "Remover para todos" com mensagens de texto, fotos e vídeos dentro de até 10 minutos. O recurso, que estava em testes, ficará disponível globalmente a partir desta terça-feira (5) no iPhone e Android.

Para desfazer o envio no Messenger, é simples: toque e segure em uma mensagem, selecione a opção "Remover" e depois "Remover para todos". Você terá até 10 minutos para apagá-la depois que for enviada.

Então, o aplicativo exibe o seguinte alerta: "você removerá esta mensagem permanentemente para todos os membros do bate-papo. Eles podem ver que você removeu uma mensagem e ainda podem denunciá-la".

Após confirmar sua escolha, o Messenger vai substituir sua mensagem por um aviso: "você [ou o nome do remetente] removeu uma mensagem". Todos na conversa poderão ver isso, seja individual ou um chat em grupo.

Messenger permite denunciar mensagens apagadas

"Alguma vez você acidentalmente enviou uma mensagem para o grupo errado de amigos, digitou algo incorretamente ou só quis remover uma mensagem em um bate-papo?", diz o Facebook em comunicado. "Você não é o único!"

O Facebook lembra que você poderá denunciar mensagens que violem os padrões da comunidade mesmo se forem apagadas pelo remetente — elas ficam armazenadas nos servidores da empresa "por um curto período de tempo". A ideia é evitar abusos e bullying.

O Messenger recebeu a função de desfazer envio devido a uma polêmica envolvendo Mark Zuckerberg. Em abril de 2018, pouco após o escândalo Cambridge Analytica, descobriu-se que o CEO do Facebook conseguia excluir mensagens da inbox dos destinatários. A rede social prometeu liberar esse recurso "em breve" para todos — porém demorou quase um ano.

A opção "Remover para todos" está sendo disponibilizada a partir de hoje, mas pode demorar alguns dias até chegar ao seu smartphone. Verifique se você está rodando a versão mais recente do Messenger para iOS ou Android.