Início » Antivírus e Segurança » Google Password Checkup é uma extensão para Chrome que checa se sua senha vazou

Google Password Checkup é uma extensão para Chrome que checa se sua senha vazou

Extensão Password Checkup verifica segurança das senhas no Chrome e avisa sobre necessidade de troca

Emerson Alecrim Por

Esta terça-feira (5) foi a data escolhida para o Dia Internacional da Internet Segura. O Google está participando dessa “celebração” lançando uma extensão para Chrome: de nome Password Checkup, ela verifica automaticamente se a sua senha vazou de alguma forma.

Lock / Pixabay / Verificação em duas Etapas

Assim que ativada, a extensão exibe um ícone verde à direita da barra de endereços do Chrome. Caso você acesse algum site com informações de login que fazem parte de um banco de dados com mais de 4 bilhões de credenciais vazadas, o ícone do Password Checkup ficará vermelho e te alertará sobre a necessidade de mudar de senha o quanto antes.

Note que essa checagem vale para um grande número de sites ou serviços online que dispõem de sistemas de login, e não apenas para páginas vinculadas ao Google. Esse detalhe talvez levante uma preocupação pertinente: “será que a companhia vai descobrir todas as minhas senhas?”

Google Password Checkup

O Google explica que o Password Checkup é baseado em tecnologias de preservação da privacidade que não permitem que a empresa tenha acesso às informações pessoais do usuário. Basicamente, as credenciais de login são tratadas de modo criptografado tanto no navegador quanto na comunicação com os servidores.

A companhia diz ainda que o Password Checkup foi desenvolvido de modo a evitar que nomes de usuário ou senhas inseguras sejam reveladas a invasores em potencial e que não gera alertas para senhas desatualizadas ou fracas, como “123456”. Os avisos só serão emitidos quando a consulta ao banco de dados indicar que determinado login está comprometido por vazamento.

Google Password Checkup

Haverá medições para fins estatísticos, mas com os dados sendo tratados anonimamente. Por exemplo, o Password Checkup poderá indicar ao Google quantas checagens constataram credenciais vazadas ou qual a proporção de usuários que modificaram senhas após alertas, mas sem indicar quem são eles.

Essa não é a única forma de descobrir se a sua senha já vazou. O site Have I Been Pwned, por exemplo, dá esse tipo de informação há bastante tempo. O Identity Leak Checker também faz esse tipo de checagem.

Os relatos sobre vazamentos de dados são cada vez mais frequentes, por isso, todo cuidado é pouco. Um dos mais importantes atualmente é ativar a autenticação em dois passos, sempre que possível. Usar um gerenciador de senhas também pode ser de grande ajuda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino

Quando uma grande empresa, que precisa de dados de usuários para sobreviver começa a olhar para esse lado é que alguma coisa tem. Pode ser para o lado bom ou mal, mas sempre tem algo por trás que não é só "ajudar" os usuários.

Paulo Andador

Entendi...realmente é um risco que se corre mesmo. Com minhas senhas pessoais, além de usar o SafeInCloud, uso em paralelo com o Chrome, se der pau em um, tem o outro pra socorrer.

Alex

Tive problemas com a nova atualização do Enpass. Quase sumiram com minhas senhas porque mudaram o sistema, onde o novo programa não aceitava o backup do antigo. Enfim. Consegui resolver, mas fiquei com o pé atrás em depender desses programas e serviços. Ninguém sabe o dia de amanhã.

E no Google é mais cômodo, tudo sincronizado em todo o ecossistema.

Paulo Andador

Uso o Enpass para gerenciar minhas senhas do trabalho e o SafeInCloud para minhas senhas particulares. Por enquanto me atendem bem, não tenho do que reclamar. O que te faz querer se livrar desses serviços/apps?

Alex

Interessante... então devem ter mudado isso. Eu sempre tive um pé atrás em salvar senhas no próprio navegador. Eu usava o LastPass e depois passei a usar o Enpass. Mas quero me livrar desses serviços.

Paulo Andador

Sei do que você está falando, mas aqui pra mim é diferente, o Chrome só mostra as senhas se eu entrar com a senha da conta que está logada no Windows no momento. Mesmo que eu entre com o login de Admin, ele recusa e não mostra as senhas.

Alex

Isso já existia antes e é padrão. O Google te dá a opção de manter os dados no computador ou sincroniza-los com a sua conta do Google, que é essa primeira opção ai.

Mas independente da opção, se você for em "Senhas" e clicar em "Mostrar Senha", ele vai abrir um pop-up pra você colocar a credenciais do seu computador.

O que leva a crer que qualquer programa que pedir acesso de administrador vai conseguir visualizar os dados "criptografados".

Paulo Andador
Souza

Myspace que tem muitos anos que não uso e nem tenho nada lá, foi pego.
LinkedIn, que a MS comprou foi pego também tempos atrás, mas este eu já troquei a senha. Mas, também não o uso.
Ainda bem que nunca repito minhas senhas importantes. Quando tenho uma senha usada em mais de um login, são acessos para testes mesmo. Então, não importa se alguém pegar.
Já meus acessos mais restritos usam senhas diferentes para cada acesso. Estes estão seguros. até porque altero as senhas de tempos e tempos.
Minhas senhas são fáceis de lembrar porque sigo uma linha meio que padronizada e mesmo assim, complexas de descobrir por terceiros.

Renan Alves

os caras nem tentam enganar mais, já saim pedindo e pronto

marcos_5000

Acredito que sim, já que ele pede pra colocar uma senha separada pra ativar ou liberar o acesso as senhas salvas pelo Google Chrome.

Alex

Queria fazer o mesmo, mas alguns anos atrás logo no inicio, quando foi lançada essa opção no Chrome, as senhas eram tratadas como texto no computador. Qualquer programa que pedisse acesso de administrador conseguiria ver as informações.

Quero saber como está atualmente... se o Chrome pelo menos criptografa essas senhas no próprio navegador.

Felipe Xavier

O Google já tem quase todas minhas senhas mesmo (a sincronização entre dispositivos), então não faz a menor diferença eles verem elas ou não.

Samin

hum....

betacaroteno

"Çei"....

Exibir mais comentários