Google Password Checkup é uma extensão para Chrome que checa se sua senha vazou

Extensão Password Checkup verifica segurança das senhas no Chrome e avisa sobre necessidade de troca

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Lock / Pixabay / Verificação em duas Etapas

Esta terça-feira (5) foi a data escolhida para o Dia Internacional da Internet Segura. O Google está participando dessa “celebração” lançando uma extensão para Chrome: de nome Password Checkup, ela verifica automaticamente se a sua senha vazou de alguma forma.

Assim que ativada, a extensão exibe um ícone verde à direita da barra de endereços do Chrome. Caso você acesse algum site com informações de login que fazem parte de um banco de dados com mais de 4 bilhões de credenciais vazadas, o ícone do Password Checkup ficará vermelho e te alertará sobre a necessidade de mudar de senha o quanto antes.

Note que essa checagem vale para um grande número de sites ou serviços online que dispõem de sistemas de login, e não apenas para páginas vinculadas ao Google. Esse detalhe talvez levante uma preocupação pertinente: “será que a companhia vai descobrir todas as minhas senhas?”

Google Password Checkup

O Google explica que o Password Checkup é baseado em tecnologias de preservação da privacidade que não permitem que a empresa tenha acesso às informações pessoais do usuário. Basicamente, as credenciais de login são tratadas de modo criptografado tanto no navegador quanto na comunicação com os servidores.

A companhia diz ainda que o Password Checkup foi desenvolvido de modo a evitar que nomes de usuário ou senhas inseguras sejam reveladas a invasores em potencial e que não gera alertas para senhas desatualizadas ou fracas, como “123456”. Os avisos só serão emitidos quando a consulta ao banco de dados indicar que determinado login está comprometido por vazamento.

Google Password Checkup

Haverá medições para fins estatísticos, mas com os dados sendo tratados anonimamente. Por exemplo, o Password Checkup poderá indicar ao Google quantas checagens constataram credenciais vazadas ou qual a proporção de usuários que modificaram senhas após alertas, mas sem indicar quem são eles.

Essa não é a única forma de descobrir se a sua senha já vazou. O site Have I Been Pwned, por exemplo, dá esse tipo de informação há bastante tempo. O Identity Leak Checker também faz esse tipo de checagem.

Os relatos sobre vazamentos de dados são cada vez mais frequentes, por isso, todo cuidado é pouco. Um dos mais importantes atualmente é ativar a autenticação em dois passos, sempre que possível. Usar um gerenciador de senhas também pode ser de grande ajuda.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados