Apple lança novo beta do iOS 12.2 com novos Animojis e mais segurança

O iOS 12.2 em sua segunda versão de testes foi liberado nesta segunda-feira (4)

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Apple liberou mais uma versão de testes do iOS 12.2, ainda focada em desenvolvedores. As novidades desta versão incluem novos Animojis e limitações para que webapps utilizem sensores do iPhone, o que pode limitar as funções de realidade aumentada no Safari, além de garantir maior controle sobre os dados coletados dos usuários.

Primeiro, os Animojis. Ao todo são quatro novas figuras que estarão presentes em modelos de iPhone que contam com câmera frontal com sensor de profundidade (iPhone X, XR, XS e XS Max, além do novo iPad Pro). As adições ficam por conta de um javali, uma girafa, um tubarão e uma coruja, sendo que todas as novas animações contam com respostas para expressões que são capturadas pelas câmeras dos aparelhos.

O 5G fake chegou ao iPhone

Outra mudança notada pelos usuários está na presença do logo da conexão 5G da operadora americana AT&T, que na verdade é uma melhoria do 4G e está longe de ser 5G de fato. No começo do ano a indicação apareceu para alguns aparelhos Android e exibia o nome 5G E, mesmo sem que o aparelho pudesse conversar com as novas redes – nem o iPhone ainda consegue.

A letra E que aparece ao lado do nome 5G é a marca da AT&T para, segundo ela, preparar os consumidores para a próxima geração, mesmo que enganando o assinante ao dizer que ele já passou para o próximo passo. Segundo a imprensa dos Estados Unidos, a velocidade de transmissão de dados nesta conexão é exatamente a mesma que a operadora vende com o nome de LTE, que é o nosso 4G com outro nome.

Safari com menos acesso aos sensores

Por fim, uma mudança está no acesso de webapps que rodam no iOS e que utilizam sensores de posição do aparelho. A partir desta versão de testes do sistema operacional, o aplicativo feito para web não conseguirá encontrar automaticamente os dados do acelerômetro e do giroscópio do dispositivo.

Ainda é possível liberar o acesso, entrando em configurações de cada aparelho que está com o novo iOS. A mudança afeta os sites que utilizam esta forma de aplicativo para, por exemplo, entregar alguma experiência em realidade aumentada ou virtual para os usuários da plataforma da Apple.

O iOS 12.2 está em seu segundo beta e ainda não há informações sobre o lançamento da versão estável para o iPhone, iPod Touch ou iPad.

Com informações: 9to5Mac, EngadgetMacRumors e Ars Technica.

Receba mais sobre ios 12.2 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados