Início » Mobile » Apps falsos de CNH digital e IPVA 2019 foram baixados 17 mil vezes na Play Store

Apps falsos de CNH digital e IPVA 2019 foram baixados 17 mil vezes na Play Store

Aplicativos com adware estavam disponíveis na Play Store e foram baixados mais de 17 mil vezes em dispositivos Android

Por
06/02/2019 às 12h40

Cinco aplicativos falsos da CNH digital e IPVA 2019 estavam disponíveis para download na Play Store. Eles foram publicados pelo “Ministério da Tecnologia” com autorização do Google, e então baixados mais de 17 mil vezes em dispositivos Android. Os apps serviam apenas para exibir anúncios invasivos por todo o sistema.

CNH-e

A descoberta foi realizada por especialistas da Kaspersky Lab. Os cinco apps tinham nomes como “CNH Digital”, “Consultar IPVA” e “IPVA São Paulo”; e foram publicados por um desenvolvedor chamado “Ministério da Tecnologia”.

Os aplicativos são basicamente inúteis para o usuário: eles só têm botões para o site oficial do Detran, mostrando como obter a CNH digital ou efetuar o pagamento do IPVA. Você pode navegar pelo menu lateral, que oferece opções como “Cadastrar” e “Pagamento”, mas nenhuma delas faz o que promete.

Apps falsos têm adware que exibe anúncios invasivos

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, explica que esses aplicativos contêm adware: eles exibem propagandas de forma invasiva, incluindo anúncios de tela cheia, sem obter permissão do usuário.

“Um adware consome banda de internet, bateria, além de dar para o dono da versão fraudulenta o direito de executar scripts no aparelho do usuário, que poderão inclusive minerar criptomoedas”, diz Assolini em comunicado.

Os apps falsos estavam na Play Store desde dezembro do ano passado e foram baixados mais de 17 mil vezes. Eles não estão mais disponíveis na loja do Google.

Se você quer emitir a CNH digital, use a versão oficial do aplicativo para iOS e Android. Enquanto isso, é possível emitir a guia de pagamento para o IPVA de SP, além de consultar débitos, no site da Secretaria da Fazenda.