Início » Celular » Apps falsos de CNH digital e IPVA 2019 foram baixados 17 mil vezes na Play Store

Apps falsos de CNH digital e IPVA 2019 foram baixados 17 mil vezes na Play Store

Aplicativos com adware estavam disponíveis na Play Store e foram baixados mais de 17 mil vezes em dispositivos Android

Felipe Ventura Por

Cinco aplicativos falsos da CNH digital e IPVA 2019 estavam disponíveis para download na Play Store. Eles foram publicados pelo "Ministério da Tecnologia" com autorização do Google, e então baixados mais de 17 mil vezes em dispositivos Android. Os apps serviam apenas para exibir anúncios invasivos por todo o sistema.

CNH-e

A descoberta foi realizada por especialistas da Kaspersky Lab. Os cinco apps tinham nomes como "CNH Digital", "Consultar IPVA" e "IPVA São Paulo"; e foram publicados por um desenvolvedor chamado "Ministério da Tecnologia".

Os aplicativos são basicamente inúteis para o usuário: eles só têm botões para o site oficial do Detran, mostrando como obter a CNH digital ou efetuar o pagamento do IPVA. Você pode navegar pelo menu lateral, que oferece opções como "Cadastrar" e "Pagamento", mas nenhuma delas faz o que promete.

Apps falsos têm adware que exibe anúncios invasivos

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, explica que esses aplicativos contêm adware: eles exibem propagandas de forma invasiva, incluindo anúncios de tela cheia, sem obter permissão do usuário.

"Um adware consome banda de internet, bateria, além de dar para o dono da versão fraudulenta o direito de executar scripts no aparelho do usuário, que poderão inclusive minerar criptomoedas", diz Assolini em comunicado.

Os apps falsos estavam na Play Store desde dezembro do ano passado e foram baixados mais de 17 mil vezes. Eles não estão mais disponíveis na loja do Google.

Se você quer emitir a CNH digital, use a versão oficial do aplicativo para iOS e Android. Enquanto isso, é possível emitir a guia de pagamento para o IPVA de SP, além de consultar débitos, no site da Secretaria da Fazenda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Geraldo Lopes

Isso é que dá usar somente bots de gerenciamento...

Cristina Nascimento

Coloca essa foto de perfil com a mosca por cima, pra gente ver como fica!

Caleb Enyawbruce

Exatamente!!

Eric Viana

Eu acho que esse tipo de atitude deveria ser criminalizada. Do mesmo jeito que eram só anúncios, o dev que aprontou esses apps, poderia ter conseguido dados pessoais ou ido além e cobrado pseudo-taxas...

E a Google deveria ter um cadastro mínimo checável do desenvolvedor seja ele CPF ou CNPJ... Já não é a primeira vez que esse tipo de situação ocorre e a única atitude deles é retirar do ar... A Google precisa começar a se responsabilizar pelo que trafega na loja dela, visto que, a maioria das pessoas atingidas por esses golpes são leigos que caem em qualquer ícone e jogo de palavras bem escolhido.

Felipe Braz

Hahah vlw. Uso a algum tempo em alguns forums privados.

Esses dias misturei esse com o da mosca. Ficou a mosca encima da imagem do not found =P

Manoel Guedes

Vou registrar Ministério do Huehuebr ou dos Memes...

Caleb Enyawbruce

Como é que o Google aceita que um desenvolvedor se identifique como "Ministério da Tecnologia"???

Manoel Guedes

No original tem SERPRO como desenvolvedor, quando fui baixar achei estranho, então fui no site do Detran do meu estado e lá através de um link oficial, um pessoa desatento acaba baixando o errado, então visto que a culpa é do Google por ter aceito qualquer nome...

Ticano

O de verdade é desenvolvido pelo Serpro e, dando a cara a tapa, ta muito bom.

Vegeta humilde

Eu ia hatear quem baixou errado, mas olha, quem fez ta de parabéns. Colocou ministério pra ter credibilidade e tirando aquele app com a bandeira de SP, todos parecem bem oficiais à primeira vista.

Robert Rey

Adorei sua imagem de perfil

Felipe Braz

Ia comentar exatamente isso. O android é um excelente sistema operacional, hoje em dia tão bom ou até melhor que o ios. Mas esse tipo de coisa, com a frequencia que ocorre, e ainda mais vindo da loja oficial, eu considero inaceitável.

Trovalds

O Google lançou o Android com muitos contrapontos ao iOS e um deles era (e ainda é) justamente a loja mais flexível pros desenvolvedores. Daí...

Kodos Otros

E mesmo assim de vez em quando tem bagulho assim lá.
Imagina na Play Store que é terra de ninguém.

Felipe Insfran

Quem dera a Google copiasse isso né

Exibir mais comentários