O que é depuração USB? Saiba como ativar ou desativar no Android

É possível utilizar a depuração USB para acessar pastas e configurações exclusivas de desenvolvedores em celulares Android nos PCs

Melissa Cruz Cossetti André Leonardo
Por e
• Atualizado há 11 meses
Celular Android (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)
Celular Android (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)

Depuração USB é um modo que permite aos dispositivos Android (celulares e tablets) se comunicarem com computadores com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de aplicativos para desenvolvedores.

O modo desenvolvedor permite certos acessos às áreas especializadas do telefone com as quais a maioria das pessoas não precisa interagir regularmente. Mas se você quer recuperar arquivos excluídos do celular, por cabo USB, pode ser necessário ativar ambos.

Para ativar ou desativar a depuração é necessário habilitar o modo desenvolvedor. Depois, siga o passo a passo.

  1. Acesse o menu “Configurações” no seu celular Android;
  2. Procure por “Opções do Desenvolvedor”; dependendo do modelo e fabricante, as opções do desenvolvedor podem estar em locais diferentes no menu “Configurações”. No meu Poco X3, a opção estava no campo “Configurações Adicionais”;
    O que é depuração USB - tutorial
  3. Na lista de recursos, encontre Depuração USB para ativar ou desativar.
    O que é depuração USB - tutorial

Isso vai permitir que o Android Studio e outras ferramentas de SDK reconheçam seu celular quando ele estiver conectado por USB e você poderá habilitar a depuração USB.

Para quem não é desenvolvedor, ela é necessária para que você possa acessar, no computador (Windows ou macOS), algumas pastas e configurações só para os desenvolvedores.

As opções de depuração oferecem maneiras de configurar o acesso ao dispositivo e estabelecer a comunicação entre o smartphone e o computador de desenvolvimento.

Ative o USB debugging para que seu dispositivo Android possa se comunicar com sua máquina por meio do Android Debug Bridge. Note, a opção “Wait for Debugger” fica indisponível até que use “Select debug app” para selecionar o aplicativo a ser depurado.

É possível que você queira desinstalar opções como essas, basta voltar na tela de configurações e desativar a chave geral das opções de desenvolvedor ou do modo de depuração USB. Além disso, há uma série de recursos que dispensam fazer root.

Perguntas frequentes

Por que devo desabilitar a depuração USB?

Embora seja útil, o acesso aberto pela depuração UBS pode colocar o dispositivo em risco de comprometimento de dados quando estiver conectado a qualquer outro computador que não seja o seu e sem uma supervisão. É comum, em casos corporativos, que o suporte da empresa exija que a configuração esteja desativada para proteger os dados no celular da sua firma.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados