Início » Celular » O que é depuração USB [como ativar ou desativar] no Android

O que é depuração USB [como ativar ou desativar] no Android

Depuração USB é um modo que permite ao Android se comunicar com computadores

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

Depuração USB é um modo que permite aos dispositivos Android (celulares e tablets) se comunicarem com computadores com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de aplicativos para desenvolvedores. Portanto, ele só funciona no modo de desenvolvedor.

O modo desenvolvedor permite certos acessos às áreas especializadas do telefone com as quais a maioria das pessoas não precisa interagir regularmente. Mas se você quer recuperar arquivos excluídos do celular, por cabo USB, pode ser necessário ativar ambos.

Android / Suika Ibuki /Unsplash

Por que faz sentido desativar?

Embora seja útil, esse acesso pode colocar o dispositivo em risco de comprometimento de dados quando estiver conectado a qualquer outro computador que não seja o seu e sem uma supervisão. É comum, em casos corporativos, que o suporte da empresa exija que a configuração esteja desativada para proteger os dados no celular da sua firma.

Para ativar ou desativar a depuração, primeiro ative o modo desenvolvedor.

Veja como fazer:

Feito isso, vamos a segunda parte, como o modo desenvolvedor ativado.

Como ativar ou desativar a depuração USB

  1. Em seguida, você deve voltar na tela de Configurações;
  2. Role a tela para baixo e acesse Opções do Desenvolvedor;
  3. Na lista de recursos, encontre Depuração USB para ativar ou desativar;

Isso vai permitir que o Android Studio e outras ferramentas de SDK reconheçam seu celular quando ele estiver conectado por USB e você poderá habilitar a depuração USB.

Para quem não é desenvolvedor, ela é necessária para que você possa acessar, no computador (Windows ou macOS), algumas pastas e configurações só para os devs.

As opções de depuração oferecem maneiras de configurar o acesso ao dispositivo e estabelecer a comunicação entre o smartphone e o computador de desenvolvimento.

Ative o USB debugging para que seu dispositivo Android possa se comunicar com sua máquina por meio do Android Debug Bridge. Note, a opção “Wait for Debugger” fica indisponível até que use “Select debug app” para selecionar o aplicativo a ser depurado.

É possível que você queira desinstalar opções como essas, basta voltar na tela de configurações e desativar a chave geral das opções de desenvolvedor ou do modo de depuração USB. Além disso, há uma série de recursos que dispensam fazer root.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação