Início » Mobile » O que é depuração USB [como ativar ou desativar] no Android

O que é depuração USB [como ativar ou desativar] no Android

Depuração USB é um modo que permite ao Android se comunicar com computadores

Por
06/02/2019 às 12h58

Depuração USB é um modo que permite aos dispositivos Android (celulares e tablets) se comunicarem com computadores com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de aplicativos para desenvolvedores. Portanto, ele só funciona no modo de desenvolvedor.

O modo desenvolvedor permite certos acessos às áreas especializadas do telefone com as quais a maioria das pessoas não precisa interagir regularmente. Mas se você quer recuperar arquivos excluídos do celular, por cabo USB, pode ser necessário ativar ambos.

Android / Suika Ibuki /Unsplash

Por que faz sentido desativar?

Embora seja útil, esse acesso pode colocar o dispositivo em risco de comprometimento de dados quando estiver conectado a qualquer outro computador que não seja o seu e sem uma supervisão. É comum, em casos corporativos, que o suporte da empresa exija que a configuração esteja desativada para proteger os dados no celular da sua firma.

Para ativar ou desativar a depuração, primeiro ative o modo desenvolvedor.

Veja como fazer:

Feito isso, vamos a segunda parte, como o modo desenvolvedor ativado.

Como ativar ou desativar a depuração USB

  1. Em seguida, você deve voltar na tela de Configurações;
  2. Role a tela para baixo e acesse Opções do Desenvolvedor;
  3. Na lista de recursos, encontre Depuração USB para ativar ou desativar;

Isso vai permitir que o Android Studio e outras ferramentas de SDK reconheçam seu celular quando ele estiver conectado por USB e você poderá habilitar a depuração USB.

Para quem não é desenvolvedor, ela é necessária para que você possa acessar, no computador (Windows ou macOS), algumas pastas e configurações só para os devs.

As opções de depuração oferecem maneiras de configurar o acesso ao dispositivo e estabelecer a comunicação entre o smartphone e o computador de desenvolvimento.

Ative o USB debugging para que seu dispositivo Android possa se comunicar com sua máquina por meio do Android Debug Bridge. Note, a opção “Wait for Debugger” fica indisponível até que use “Select debug app” para selecionar o aplicativo a ser depurado.

É possível que você queira desinstalar opções como essas, basta voltar na tela de configurações e desativar a chave geral das opções de desenvolvedor ou do modo de depuração USB. Além disso, há uma série de recursos que dispensam fazer root.

Mais sobre: ,