Início » Aplicativos e Software » VLC 4.0 vem aí e promete interface totalmente renovada

VLC 4.0 vem aí e promete interface totalmente renovada

Além de nova interface, VLC 4.0 vai trazer mais recursos e suporte a novos padrões de mídia

Emerson Alecrim Por

Compatível com diversos formatos e repleto de recursos, o VLC desponta como um dos players de vídeo mais consagrados do mercado. Tamanha relevância o fez registrar a marca de 3 bilhões de downloads no início do ano. Não vai parar por aí: o VLC 4.0 já está a caminho e, entre as suas novidades, trará uma interface completamente reformulada.

VLC 4.0

Efeitos de transparência no VLC 4.0

O VLC esbanja popularidade porque é leve, suporta diversos formatos de mídia e streaming, pode ser configurado de várias formas, é gratuito, tem código aberto e está presente em todas as principais plataformas: Windows, macOS, Linux, Android e iOS.

No começo do mês, o projeto VLC completou 18 anos de existência. O problema é que, de lá para cá, a interface das versões para desktops sofreu poucas modificações. Não que esse seja um problema sério. Mas uma interface moderna, além do apelo estético, pode melhorar sensivelmente a experiência do usuário, desde que bem implementada.

Durante o FOSDEM 2019, evento sobre software livre que foi realizado no último fim semana, o criador do VLC Jean-Baptiste Kempf abordou vários detalhes da próxima grande atualização do reprodutor. Algumas imagens da nova interface foram exibidas na apresentação (os slides estão aqui, em PDF).

VLC 4.0

Kempf deixou claro que nenhuma das mudanças é definitiva — muita coisa pode ser mexida até a versão final do VLC 4.0. Mas, com base nas imagens liberadas, dá para notar um esforço para deixar o player com um visual mais limpo e intuitivo. Nesse sentido, também dá para notar alguns efeitos de transparência e controles mais centralizados, por exemplo.

Se realmente implementadas, as mudanças valerão principalmente para as versões para desktops (com destaque para o Windows 10), mas os apps móveis também serão reformulados.

VLC 4.0

Além de uma interface mais moderna, o VLC 4.0 (codinome Otto Chriek) deve trazer suporte a realidade virtual, a vídeos em 3D e a padrões como HEIF, WebM e AV1. Compatibilidade com o Apple AirPlay e suporte melhorado ao Chromecast também estão nos planos.

Ainda não há data oficial para o lançamento do VLC 4.0, mas já é possível ter acesso às suas versões nightlies. Note, porém, que elas ainda não contam com a nova interface.

Com informações: Liliputing.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rod

Tinham botado pro 3.1, mas agora postergaram pro 4.0..

https://code.videolan.org/v...

­­­­­­­­­­­­­­­

Porque aqui o VLC fica dando quadriculado nos vídeos? principalmente quando eu rodo filmes em MKV, sendo que em outros players, esse problema não acontece. Se bem que, tirando isso, o VLC é muito bom mesmo.

paulo yan
Cassio

Estava precisando, atualmente é o meu player favorito.

raphael_silva

E pra mim falta bastante opção em relação ao VLC.

Luizão

VLC eh um projeto open source, fica a vontade para escrever patches de melhorias e commitar.

Luizão

MPC-HC tbm eh excelente, pena não ser multiplataforma como o VLC

Paul

Simples e modesto, mas EFICIENTE acima de tudo. Msm abandonado, só saio dele quando o msm PARAR de vez de reproduzir as coisas, até lá, sorry VLC.
Pra mim o VLC reina apenas no Mobile, onde a versão pra Android é excelente.

thejorsias

O Potplayer é bem competente também.

João

Bem mais parecida com a do Pot Player, o melhor player na minha opinião.

Daniel Plainview

Esperando legenda para o Chromecast...

S Y N T H W A V E + L O V E R

É um projeto open source. Duvido que vá morrer algum dia.

S Y N T H W A V E + L O V E R

Muito bom. Roda tudo. No Android, roda vídeo sem lags. Em outros lagavam um vídeo específico. Mas no PC, o MPC-HC reina absoluto aqui.

Matheus Alexandre

O VLC também está no finado do Windows Phone... Dependendo da calculadora provavelmente ele rodará também....

Henry

Sempre achei a imagem do VLC meio esbranquiçada, diferente do MPC-HC, que era muito bom pena que não tem mais atualizações, Hoje tô usando SMplayer com motor mpv que é muito bom

Exibir mais comentários