VLC 4.0 vem aí e promete interface totalmente renovada

Além de nova interface, VLC 4.0 vai trazer mais recursos e suporte a novos padrões de mídia

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
VLC 4.0

Efeitos de transparência no VLC 4.0

Compatível com diversos formatos e repleto de recursos, o VLC desponta como um dos players de vídeo mais consagrados do mercado. Tamanha relevância o fez registrar a marca de 3 bilhões de downloads no início do ano. Não vai parar por aí: o VLC 4.0 já está a caminho e, entre as suas novidades, trará uma interface completamente reformulada.

O VLC esbanja popularidade porque é leve, suporta diversos formatos de mídia e streaming, pode ser configurado de várias formas, é gratuito, tem código aberto e está presente em todas as principais plataformas: Windows, macOS, Linux, Android e iOS.

No começo do mês, o projeto VLC completou 18 anos de existência. O problema é que, de lá para cá, a interface das versões para desktops sofreu poucas modificações. Não que esse seja um problema sério. Mas uma interface moderna, além do apelo estético, pode melhorar sensivelmente a experiência do usuário, desde que bem implementada.

Durante o FOSDEM 2019, evento sobre software livre que foi realizado no último fim semana, o criador do VLC Jean-Baptiste Kempf abordou vários detalhes da próxima grande atualização do reprodutor. Algumas imagens da nova interface foram exibidas na apresentação (os slides estão aqui, em PDF).

VLC 4.0

Kempf deixou claro que nenhuma das mudanças é definitiva — muita coisa pode ser mexida até a versão final do VLC 4.0. Mas, com base nas imagens liberadas, dá para notar um esforço para deixar o player com um visual mais limpo e intuitivo. Nesse sentido, também dá para notar alguns efeitos de transparência e controles mais centralizados, por exemplo.

Se realmente implementadas, as mudanças valerão principalmente para as versões para desktops (com destaque para o Windows 10), mas os apps móveis também serão reformulados.

VLC 4.0

Além de uma interface mais moderna, o VLC 4.0 (codinome Otto Chriek) deve trazer suporte a realidade virtual, a vídeos em 3D e a padrões como HEIF, WebM e AV1. Compatibilidade com o Apple AirPlay e suporte melhorado ao Chromecast também estão nos planos.

Ainda não há data oficial para o lançamento do VLC 4.0, mas já é possível ter acesso às suas versões nightlies. Note, porém, que elas ainda não contam com a nova interface.

Com informações: Liliputing.

Receba mais sobre VLC na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados