Início » Internet » Google Chrome testa modo que carrega páginas web mais rápido

Google Chrome testa modo que carrega páginas web mais rápido

Google Chrome terá modo "never-slow" que bloqueia scripts complexos para acelerar carregamento da página

Felipe Ventura Por

O Google Chrome está preparando um modo "never-slow" que acelera o carregamento de páginas web muito complexas. Por exemplo, se elas tiverem scripts que exigem muito do seu PC, o navegador simplesmente bloqueia isso para acelerar o processo. Ele também pretende reduzir o consumo de memória atrasando tarefas não-críticas.

O Chrome Story descobriu o recurso "Never-Slow Mode", que está atualmente em fase de testes. Basicamente, se você abrir uma página da web com muitos scripts grandes ou outros recursos exigentes, o Chrome interrompe tudo isso e tenta carregar a página mais rapidamente.

O recurso é descrito como um "modo de navegação experimental que restringe o carregamento de recursos e o processamento em tempo de execução para proporcionar uma experiência consistentemente rápida". Há um aviso, no entanto: a novidade "pode silenciosamente quebrar conteúdo!".

Em termos mais técnicos, o modo never-slow bloqueia scripts grandes; define limites máximos de memória para determinados tipos de recurso (scripts, fontes, CSS, imagens); e desliga a função document.write(), que permite inserir expressões HTML ou código JavaScript na página.

Além disso, ele barra requisições síncronas: algumas páginas da web só terminam de ser carregadas quando recebem um dado específico; o Chrome simplesmente ignora isso para acelerar o processo. (Os XMLHttpRequests assíncronos continuam funcionando: eles permitem que o navegador faça outras coisas enquanto aguarda a resposta do servidor.)

Chrome atrasa tarefas não-críticas para usar menos RAM

"Ah, mas e quanto ao consumo de RAM?", você pergunta. O Google também está trabalhando nisso. A ideia é atrasar tarefas não-críticas para quando o navegador for fechado.

Os itens de prioridade mais baixa são executados quando o Chrome é fechado. Isso inclui gravação de dados do usuário em disco, limpeza de cache, relatórios de uso ou atualização de componentes. Eles podem aumentar o consumo de memória se permanecerem na lista de tarefas do navegador.

O recurso se chama "desativar tarefas de melhor esforço". Ele adia a execução de tarefas "best-effort", termo usado para algo que será realizado sem qualquer garantia de sucesso — ou seja, com menor prioridade.

Esta função ainda está em testes, assim como o modo never-slow, mas ambos mostram como o Google está se esforçando para melhorar o desempenho do Chrome.

Com informações: Chrome Story, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João

Vivaldi e Opera também são Chromium (e em breve até o Edge será, hauahuahu). Deve ter algum problema aí com alguma extensão ou algo assim. Aqui sempre uso 40+ abas e nunca passa de 3GB usados. Usava uma abarada danada no meu note antigo também que só tem 4GB de RAM e nunca travou.

Miguel

Cara o meu maior medo é virar aqueles neuróticos de gerenciador de tarefas, que ficam o dia todo monitorando o consumo dos processos. Partilho da mesma visão que a sua.

@cheesepaulo

somos 2, nem olho quanto consome. só funciona e pronto. as vezes tem 20 abas, as vezes 4 nunca fez raiva. Eu tinha algum problema com isso quando só tinha 4gb, agora é 16gb. E ram é pra usar mesmo, se tem muita coisa na ram sinal que tem muita coisa em cache :) mais rápido.

Alexandre Roberto

Se eu abrir o youtube para ver um video, pausar o video e minimizar o chrome e esquece-lo aberto.....após mais ou menos 1hora e 15mins, o sistema colapsa.

Isso no win8 com ssd e sem memoria virtual (nesse caso , normalmente, ele emite o warning de pouca ram disponivel e te mandar fechar alguns programas, mas as vezes colapsa e trava de uma só vez) ou no meu note win8 com hd e memoria virtual ativada.

Se acontecer de esquecer o mesmo no firefox, ou no IE, esse problema não ocorre em nenhum dos 2

Miguel

Eu devo ser a única pessoa que quase nunca teve problema com o Chrome.
E inclusive já testei outros navegadores e não senti essa diferença toda não..

Rafael César Neves

Galera do Chrome com essas promessas de menos ram já nem cola mais.. É toda atualização a mesma coisa..

Rafael César Neves

Imagino que com uso comum talvez não tem problema..
Mas pra um dev que costuma ficar o dia inteiro com o chrome aberto, com algumas abas e o DevTools aberto é sofrido numa máquina de 8gb de ram..
E é engraçado, porque é igual comentaram aqui, muitas vezes tá fluindo, e é uma aba que abre ou que fecha e trava tudo..

_oeneo_ jw

Essa questão da RAM é tensa mesmo....

Em um pc de 16 GB usando o linux deepin, eu costumo abrir mais de 30 paginas (com videos, inclusive) afinal eu tenho problema de memória e preciso desse recurso funcionando bem.

Em um pc mais modesto, com 8 GB... vira e mexe preciso fechar (quando consigo) pq as vezes nem o terminal funciona... e é incrível, pq está tudo 'fluindo bem' .. mas basta eu abrir mais UMA ABA e o caos se instaura.

Nem mesmo o terminal abre (as vezes só o mouse se mexe).

Por isso prefiro o vivaldi / opera pra algumas coisas e deixo o chrome para outras.

_oeneo_ jw

em um pc de 16 GB usando o linux deepin, eu costumo abrir mais de 30 paginas (com videos, inclusive) afinal eu tenho problema de memória e preciso desse recurso funcionando bem.

Em um pc mais modesto, com 8 GB... vira e mexe preciso fechar (quando consigo) pq as vezes nem o terminal funciona... e é incrível, pq está tudo 'fluindo bem' .. mas basta eu abrir mais UMA ABA e o caos se instaura.

Nem mesmo o terminal abre (as vezes só o mouse se mexe).

Por isso prefiro o vivaldi / opera pra algumas coisas e deixo o chrome para outras.

_oeneo_ jw

fala bobagem nao!

Pablo Chaem

Só usar o Opera amigo, você vai ter um navegador rápido, com whatsapp integrado e messenger, além de poder usar todas extensões do Chrome

Leandro Hartmann

É muito choro com a ram que nem consome assim mais tanto.

lordtux

Habitos ou não de navegação não tiram o problema do program ser ineficiente, vou te dar um exemplo, meus habitos sempre giraram em torno de ter várias abas abertas, seja no trabalho, ou em casa porque estou pesquisando, olhando, monitorando algo ou cruzando informações. Sabe qual foi a melhor época em que você podia manter dezenas de abas abertas e seu sistema não travar e o consumo de memória não ir lá em cima? Firefox 36, foi o navegador que usei por muito tempo, hoje em dia ate evito deixar várias abas abertas, com o firefox 36 eu não tinha esse problema, depois que a Mozilla foi colocando cada vez mais recursos inúteis que ninguém nunca via resultado e passou a usar multiprocesso pras abas, virou isso que é o chrome hoje. Um detalhe interessante, no trabalho eu uso mais o Firefox no linux, e lá parece ser outro navegador, consigo ficar com diversas abas abertas sem comprometer o desempenho do sistema, ele usa muita memória mas pelo que ja observei, dentro do razoável sem afetar as outras aplicações, inclusive em outras versões anteriores do firefox no Linux, eu percebia o mesmo problema do Chrome de agora, vc fechava abas e ele não reduzia o consumo, felizmente resolveram isso lá. No windows não tive essa sorte, tanto que acabei deixando de lado o Firefox no windows nas ultimas versões.

tuneman

com certeza o multiprocesso gera esse problema.
mas como são seus habitos de navegação? eu raramente tenho mais de 4 abas abertas. nunca tenho problema de lentidão ou travamentos mesmo num notebook de 4GB de RAM

Kodos Otros

É, não faço ideia mesmo.

Exibir mais comentários