Início » Internet » Facebook nega que seus posts sejam limitados a 25 amigos no feed de notícias

Facebook nega que seus posts sejam limitados a 25 amigos no feed de notícias

Você pode controlar o que aparece no feed de notícias do Facebook usando o Ver Primeiro, Soneca e Deixar de Seguir

Felipe Ventura Por

De vez em quando, circulam rumores de que o Facebook limita o alcance de seus posts: eles seriam exibidos apenas para "cerca de 25 pessoas". A rede social decidiu escrever um texto detalhado para desmentir esse boato, lembrando que algumas ferramentas permitem controlar o que você vê no Feed de Notícias. Além disso, ela explica porque essa corrente parece verdadeira: é por causa dos algoritmos.

"Não, o Facebook não estabelece um limite para o número de pessoas cujas postagens são exibidas no seu Feed de Notícias", diz a rede social em comunicado. O boato diz que os usuários veem "publicações das mesmas cerca de 25 pessoas".

Ramya Sethuraman, gerente de produtos que trabalha no ranking do Feed de Notícias, explica por que isso não faria sentido: "se, de alguma forma, bloqueássemos você de ver o conteúdo de todo mundo, exceto de um pequeno grupo de amigos, provavelmente você não retornaria à plataforma".

E, como sabemos, o objetivo do Facebook é fazer você permanecer o máximo possível na rede social, pois isso aumenta a chance de ver mais anúncios — principal fonte de lucro para a empresa.

Como controlar o que você vê no Feed de Notícias

Se você quiser ter mais controle sobre o que aparece no Feed de Notícias, existem três recursos para tanto:

  • Ver Primeiro: marca contatos com uma estrela, deixando-os sempre no topo do feed;
  • Soneca: esconde publicações de um contato no feed por 30 dias;
  • Deixar de Seguir: retira os posts de um contato do feed, mas sem removê-lo como amigo (ou sem descurtir a página).

Você pode ajustar isso em cada post usando o botão "...". Também é possível ativar a opção "Ver primeiro" acessando o respectivo perfil no computador ou celular.

Há também um local centralizado para gerenciar tudo isso, chamado Preferências do Feed de Notícias. Ele permite escolher perfis para ver primeiro; silenciar pessoas, páginas ou grupos por 30 dias; deixar de segui-los ou voltar a segui-los, caso você tenha mudado de ideia; e ver quais aplicativos foram ocultados do feed.

No computador, clique na seta para baixo ▼ no canto superior direito e vá em Preferências do Feed de Notícias. No iPhone e Android, siga o caminho Configurações e privacidade > Configurações > Preferências do Feed de Notícias.

Por que o boato do Facebook parece verdadeiro

O Facebook entende por que o boato parece ser verdadeiro. O Feed de Notícias organiza os posts de acordo com seus interesses, então o algoritmo geralmente vai priorizar as pessoas, grupos ou páginas com as quais você interage mais. Por isso, fica a impressão de que você sempre vê os mesmos perfis.

"É possível que você veja uma lista similar de pessoas postando no topo de seu Feed de Notícias, o que faz com que a corrente dos 'cerca de 25 amigos' pareça plausível", diz a empresa. "Se você percorrer todo seu Feed de Notícias, no entanto, provavelmente verá posts de um grupo maior de pessoas."

O boato também diz o seguinte: "se você ler esta mensagem, me escreva um breve comentário, um 'oi', um emoji, o que quiser, assim você vai aparecer no meu Feed de Notícias".

O Facebook explica que há um fundo de verdade aí. Você não verá mais posts de uma pessoa se deixar apenas um comentário para ela. No entanto, "se você troca comentários frequentes com um amigo, é mais provável que os posts dessa pessoa apareçam no topo de seu Feed de Notícias do que os posts de alguém com quem você nunca interage".

Este é o boato que vem circulando no Facebook desde 2017:

Queridos amigos do Facebook,

Também eu me associo agora e mudo esse algoritmo do Facebook, pois noto que não vejo mais tantos posts dos meus amigos.

Pode-se evitar ouvir sempre dos mesmos 25 amigos do Facebook e mais ninguém mais. Este post explica por que não vemos todos os posts dos nossos amigos.

O Feed de Notícias só mostra, por último, publicações das mesmas cerca de 25 pessoas, porque o Facebook tem um novo algoritmo. O sistema escolhe as pessoas que vão ler a sua publicação. No entanto, eu gostaria de escolher para mim mesmo. Por isso que eu quero te pedir um favor:

Se você ler esta mensagem, me escreva um breve comentário, um “oi”, um emoji, o que quiser, assim você vai aparecer no meu Feed de Notícias. Caso contrário, o Facebook escolhe e eu não preciso de Facebook para escolher os meus amigos!

Não hesite em copiar este texto e publicar no seu Feed, para que você tenha mais interação com todos os seus contatos e consiga contornar o sistema.

Mantenha o seu dedo em algum lugar neste post até a opção “copiar” aparecer. Em seguida, clique em “Copiar”.

Agora acesse seu Perfil e “cole” o texto para publicá-lo.

Se você acabou de copiar e colar, você vai voltar a ver mais notícias dos seus amigos.”

Não hesite em copiar e colar em seu mural para que você tenha mais interações com seus contatos e burle o sistema. Esse é o motivo de não vermos todos os posts de nossos amigos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

odnlo
No dia que o Twitter colocar uma solução parecida com grupos eu deixo o Facebook de vez
Michael dos Santos
Às vezes so fico rolando o feed mesmo, nem curto nem comento. Nem sempre tenho todo tempo do mundo pra ficar interagindo nas redes sociais. Nem tudo é relevante para aquela seguidora.
Matheus Gonçalves
McDonalds nega que seus produtos causam obesidade.Phillips Morris nega que cigarros causam câncer.
Miguel
Sim, é ruim para as páginas e ruim para o usuário, que não tem acesso ao conteúdo que está seguindo. Pra mim o que falta no twitter são comunidades, mas as #'s já fazem um trabalho parecido então não tem muito o que mudar.
#VAICORINTHIANS
Lamentavelmente o Facebook tirou o poder osdo usuário de decidir o que ver. Antes dava pra escolher o que ver das pessoas(fotos, compartilhamentos) etc... Hoje em dia é zero ou um. Ou deixa de seguir ou continua vendo qualquer baboseira que a pessoa posta. Parei de seguir pelo menos 3/4 das pessoas. Outro erro foi com relação as páginas, tiraram a possibilidade de um feedback único pra elas. Sorte do Facebook que eles estão engolindo os concorrentes comprando-os mas uma hora aparece um a altura.
Samanadiel
Eu costumava postar alguns posts no facebook, em uma página de 15K, conseguia nem 2K de views, imagina alguma interação, 1 semana atrás postei um tweet em uma conta com 2500 follow's, e durante essa semana toda, tive 18K de views e com interações relativamente boa, diferença gritante comparado ao Facebook, não é de admirar que acabaram com as páginas, não fariam o mesmo com profiles.
Samanadiel
Como não é verdadeiro Morty?, se uma empresa fala que é verdade, quem somos nós para contrariar-la?, deixa de ser um cuzão.
Miguel
Uma vez que você vira usuário frequente do Twitter, não tem como não achar o facebook horroroso de usar.
Leandro Nascimento
Não sei, Rick, me parece falso...