Facebook nega que seus posts sejam limitados a 25 amigos no feed de notícias

Você pode controlar o que aparece no feed de notícias do Facebook usando o Ver Primeiro, Soneca e Deixar de Seguir

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

De vez em quando, circulam rumores de que o Facebook limita o alcance de seus posts: eles seriam exibidos apenas para “cerca de 25 pessoas”. A rede social decidiu escrever um texto detalhado para desmentir esse boato, lembrando que algumas ferramentas permitem controlar o que você vê no Feed de Notícias. Além disso, ela explica porque essa corrente parece verdadeira: é por causa dos algoritmos.

“Não, o Facebook não estabelece um limite para o número de pessoas cujas postagens são exibidas no seu Feed de Notícias”, diz a rede social em comunicado. O boato diz que os usuários veem “publicações das mesmas cerca de 25 pessoas”.

Ramya Sethuraman, gerente de produtos que trabalha no ranking do Feed de Notícias, explica por que isso não faria sentido: “se, de alguma forma, bloqueássemos você de ver o conteúdo de todo mundo, exceto de um pequeno grupo de amigos, provavelmente você não retornaria à plataforma”.

E, como sabemos, o objetivo do Facebook é fazer você permanecer o máximo possível na rede social, pois isso aumenta a chance de ver mais anúncios — principal fonte de lucro para a empresa.

Como controlar o que você vê no Feed de Notícias

Se você quiser ter mais controle sobre o que aparece no Feed de Notícias, existem três recursos para tanto:

  • Ver Primeiro: marca contatos com uma estrela, deixando-os sempre no topo do feed;
  • Soneca: esconde publicações de um contato no feed por 30 dias;
  • Deixar de Seguir: retira os posts de um contato do feed, mas sem removê-lo como amigo (ou sem descurtir a página).

Você pode ajustar isso em cada post usando o botão “…”. Também é possível ativar a opção “Ver primeiro” acessando o respectivo perfil no computador ou celular.

Há também um local centralizado para gerenciar tudo isso, chamado Preferências do Feed de Notícias. Ele permite escolher perfis para ver primeiro; silenciar pessoas, páginas ou grupos por 30 dias; deixar de segui-los ou voltar a segui-los, caso você tenha mudado de ideia; e ver quais aplicativos foram ocultados do feed.

No computador, clique na seta para baixo ▼ no canto superior direito e vá em Preferências do Feed de Notícias. No iPhone e Android, siga o caminho Configurações e privacidade > Configurações > Preferências do Feed de Notícias.

Por que o boato do Facebook parece verdadeiro

O Facebook entende por que o boato parece ser verdadeiro. O Feed de Notícias organiza os posts de acordo com seus interesses, então o algoritmo geralmente vai priorizar as pessoas, grupos ou páginas com as quais você interage mais. Por isso, fica a impressão de que você sempre vê os mesmos perfis.

“É possível que você veja uma lista similar de pessoas postando no topo de seu Feed de Notícias, o que faz com que a corrente dos ‘cerca de 25 amigos’ pareça plausível”, diz a empresa. “Se você percorrer todo seu Feed de Notícias, no entanto, provavelmente verá posts de um grupo maior de pessoas.”

O boato também diz o seguinte: “se você ler esta mensagem, me escreva um breve comentário, um ‘oi’, um emoji, o que quiser, assim você vai aparecer no meu Feed de Notícias”.

O Facebook explica que há um fundo de verdade aí. Você não verá mais posts de uma pessoa se deixar apenas um comentário para ela. No entanto, “se você troca comentários frequentes com um amigo, é mais provável que os posts dessa pessoa apareçam no topo de seu Feed de Notícias do que os posts de alguém com quem você nunca interage”.

Este é o boato que vem circulando no Facebook desde 2017:

Queridos amigos do Facebook,

Também eu me associo agora e mudo esse algoritmo do Facebook, pois noto que não vejo mais tantos posts dos meus amigos.

Pode-se evitar ouvir sempre dos mesmos 25 amigos do Facebook e mais ninguém mais. Este post explica por que não vemos todos os posts dos nossos amigos.

O Feed de Notícias só mostra, por último, publicações das mesmas cerca de 25 pessoas, porque o Facebook tem um novo algoritmo. O sistema escolhe as pessoas que vão ler a sua publicação. No entanto, eu gostaria de escolher para mim mesmo. Por isso que eu quero te pedir um favor:

Se você ler esta mensagem, me escreva um breve comentário, um “oi”, um emoji, o que quiser, assim você vai aparecer no meu Feed de Notícias. Caso contrário, o Facebook escolhe e eu não preciso de Facebook para escolher os meus amigos!

Não hesite em copiar este texto e publicar no seu Feed, para que você tenha mais interação com todos os seus contatos e consiga contornar o sistema.

Mantenha o seu dedo em algum lugar neste post até a opção “copiar” aparecer. Em seguida, clique em “Copiar”.

Agora acesse seu Perfil e “cole” o texto para publicá-lo.

Se você acabou de copiar e colar, você vai voltar a ver mais notícias dos seus amigos.”

Não hesite em copiar e colar em seu mural para que você tenha mais interações com seus contatos e burle o sistema. Esse é o motivo de não vermos todos os posts de nossos amigos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados