Assim como outros aplicativos populares, o Spotify tem um programa de testes: um Alfa e um Beta para os aplicativos móveis. Ao inscrever-se como um testador, você pode receber versões antecipadas de recursos antes de chegarem na versão estável do app.

Observe, porém, que nem tudo são flores. Como se trata de um aplicativo beta (ou alfa), os testes permitem encontrar bugs e falhas antes de o aplicativo ser enviado para os milhões de usuários. Sendo assim, acredite, vez ou outra, dá um probleminha sim. 

Spotify Alpha

Os usuários do grupo Alpha recebem novas versões do aplicativo quase diariamente. Estas são versões alfa do aplicativo, e pode haver problemas de estabilidade. Os usuários do Alpha, principalmente, ajuda encontrar problemas assim que são introduzidos para serem corrigidos antes de chegar na versão Beta do aplicativo.

Spotify Beta

Os usuários do grupo Beta recebem novas versões por volta de uma semana antes de serem distribuídas para usuários finais. A versão estará quase pronta, mas ainda precisa do feedback dos usuários Beta para o app encontrar e corrigir problemas finais.

É mais ou menos como funciona o Windows Insider: há o grupo Fast Ring (alfa) e o grupo Slow Ring (beta). Ambos, porém, acabam vendo novas versões antes dos demais.

Chegam muitos novos recursos o tempo todo?

O Spotify diz que nem sempre. “Em alguns casos, podemos experimentar nossos novos recursos nesses programas, mas na maioria das vezes os novos recursos são lançados gradualmente para todos os usuários. O principal motivo para participar do programa Alpha e Beta é ajudar-nos a criar o melhor produto possível”. Sendo assim, pode ser…

Observe que há um número limitado (não divulgado) de usuários Alfa e Beta. É possível que, ocasionalmente, inativos sejam removidos para liberar para novos usuários.

Atenção testers:

De acordo com o Spotify, qualquer pessoa pode participar como tester externo (quem não é funcionário do próprio Spotify) e ter acesso às compilações. Um desenvolvedor pode convidar você para fazer testes com convites por e‑mail ou link público.

Como usar o Spotify beta no iOS (iPhone)

No iOS, é preciso baixar o aplicativo TestFlight. A partir deste aplicativo, você pode baixar novas versões e enviar relatórios de problemas. Note que, poor padrão, o TestFlight enviará um e-mail quando houver uma nova versão do aplicativo para testar.

Spotify + TestFlight

Se você não quiser receber esses e-mails, abra o TestFlight, selecione Spotify Music e vá para “Notificações”. Em “Notificações”, você pode selecionar se deseja receber informações de novas versões por e-mail, por push no celular ou nenhuma notificação.

Nos dispositivos Apple, estão disponíveis para:

  • Apps para iOS: iPhone, iPad ou iPod touch com iOS 8 ou posterior;
  • Apps para tvOS: Apple TV com tvOS 9 ou posterior;

O TestFlight não está disponível como app para macOS.

Baixe o TestFlight para o grupo do seu interesse:

Como usar o Spotify beta no Android

Para se inscrever no programa Alfa ou Beta no Androd, o Spotify recomenda que, primeiro, junte-se primeiro ao grupo Alfa ou Beta do Google Groups e aceite o convite.

Em seguida, vá para a página Android App Testing e clique em “Become a Tester” (tornar-se um testador). Agora, vá para a Google Play Store e baixe ou atualize o app.

Spotify Beta Android

Você pode tentar atualizar manualmente o aplicativo na Google Play Store ou esperar até que o Spotify seja atualizado automaticamente. O programa de testes avisa que pode levar algumas horas para receber o update. Você pode sair do programa de testes usando esse o mesmo link. Desinstale a versão beta e instale a estável do app Spotify.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados