Início » Computador » AMD lança Radeon VII; placa não bate RTX 2080 nos testes

AMD lança Radeon VII; placa não bate RTX 2080 nos testes

Custando US$ 699, AMD Radeon VII é a rival da Nvidia GeForce RTX 2080 — ou pelo menos tenta ser

Emerson Alecrim Por

A AMD Radeon VII foi anunciada no começo do ano, durante a CES 2019, mas o seu lançamento oficial foi realizado nesta quinta-feira (7). Os primeiros reviews independentes já foram publicados e, de modo geral, indicam que a placa de vídeo é realmente poderosa, mas, ao contrário do que a AMD sinalizou, não chega a bater a Nvidia GeForce RTX 2080 nos jogos, apesar de chegar perto.

AMD Radeon VII

Com relação às gerações anteriores de GPUs da própria AMD, é inegável que a Radeon VII representa um avanço significativo. Ela é baseada na GPU Vega 20, que chama atenção por trazer tecnologia de fabricação de 7 nanômetros da TSMC. Já as placas Radeon RX Vega 56 e 64, as mais poderosas da geração anterior, contam com processo de fabricação de 14 nanômetros da GlobalFoundries (chip Vega 10).

Essa diferença traz alguns incrementos importantes, como suporte a frequências maiores. Para você ter ideia, a Radeon VII conta com clock base de 1.400 MHz e máximo (em boost) de 1.750 MHz; na Radeon RX Vega 64, essas taxas são de 1.247 MHz e 1.546 MHz, respectivamente.

Também houve avanços consideráveis no quesito memória: a Radeon VII possui 16 GB de memória HBM2 com interface de 4.096 bits, o dobro do que é oferecido pela Radeon RX Vega 64.

De acordo com a AMD, essas e as demais características permitem à Radeon VII ter fluidez em jogos rodando em 1080p com HDR, em 1440p ultrawide e em 4k. É bastante poder de fogo, mas os primeiros testes independentes mostram que ela não cumpre, necessariamente, a promessa de alcançar a Nvidia RTX 2080 em desempenho.

Nos testes feitos pelo Ars Technica, a Radeon VII perdeu para a RTX 2080 em quase todos os jogos, embora as diferenças não tenham sido grandes. Em GTA V rodando em 4K, por exemplo, a placa da AMD obteve média de 58 fps contra 60 fps da RTX 2080.

Comparação da Radeon VII com outras placas (por Ars Technica)

Comparação da Radeon VII com outras placas (por Ars Technica)

Já o review do Tom's Hardware indica que a Radeon VII apresenta ótimo desempenho rodando jogos na resolução de 2560x1440 pixels, com a placa conseguido registrar, em média, 26% mais frames por segundo do que a RX Vega 64.

Porém, na comparação com a GeForce RTX 2080, a Radeon VII até venceu a rival em alguns games, mas ficou, em média, com desempenho 8% inferior. Além disso, o Tom's Hardware aponta que a placa de vídeo na Nvidia consegue ser mais eficaz no equilíbrio entre performance e consumo de energia.

Por sua vez, o AnandTech destaca que a AMD foi feliz em levar para o segmento de consumidores finais um chip projetado originalmente para aplicações profissionais, dada a evolução que essa medida representou para a linha Radeon: a nova placa foi, em média, 24% mais rápida que a RX Vega 64 rodando em 1440p nos testes do veículo.

Teste do AnandTech baseado em Final Fantasy XV

Teste do AnandTech baseado em Final Fantasy XV

Os mesmos testes indicaram, no entanto, que a Radeon VII teve desempenho de 5% a 6% menor na comparação com a GeForce RTX 2080. A placa da AMD só superou a rival em Far Cry 5 e Battlefield 1.

Nenhum veículo vê a Radeon VII como uma escolha ruim, mas a orientação geral tem sido a de aguardar: ou pela liberação de drivers melhores ou pela eventual otimização de jogos por parte dos desenvolvedores.

Mas uma redução de preços faria mais sentido. O preço oficial da Radeon VII é de US$ 699, o mesmo valor que a Nvidia sugere pela GeForce RTX 2080. Se é para desembolsar esse montante, tecnicamente, o modelo da Nvidia acaba sendo a escolha certa.

AMD Radeon VII

AMD Radeon VII — ficha técnica

  • 3.840 stream processors;
  • 60 compute units;
  • 64 unidades de renderização ROP;
  • 240 TMUs para textura;
  • Frequência padrão de 1.400 MHz;
  • Frequência em boost de até 1.750 MHz;
  • 16 GB de memória HBM2;
  • Barramento de memória de 4.096 bits;
  • Memória com largura de banda de 1.024 GB/s (gigabytes por segundo);
  • Arquitetura Vega GCN de quinta geração;
  • Tecnologia de 7 nanômetros;
  • TDP de 300 W.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Console é JAPÃO

Se vc tiver gsync não ocorre. Freesync acho que também dá esse resultado.

Gsync é mais importante que fps elevado.

Console é JAPÃO

Com gsync não acontece. Por isso gsync em PC é fundamental.

VolksW4GNER

Mesmo jogando com fps abaixo da taxa de atualização do monitor o tearing também ocorre. Por exemplo jogar a 50 fps em monitor 60 Hz. E em monitores 144Hz mesmo jogando acima de 144 fps o tearing é praticamente imperceptível.

Console é JAPÃO

Jogar acima do hz do monitor é jogar com tearing na cara. Horrível.

VolksW4GNER

Na verdade, mesmo jogando em monitor 60 Hz, ter um fps acima de 60 reduz o tempo de resposta, já que os frames são renderizados em um menor tempo. A diferença é pequena , mas da pra sentir.

Gl4diador

Povo querendo a placa com 8gb só que se tirar perde performance aí e sacanagem AMD produziu essa placa para um nicho bem pequeno se quiser placa pra 4k vai de Nvidia que é mais fácil de obter essa Radeon 7 esquece por aqui.

Mateus B. Cassiano

E do que adianta a opção da AMD ser (supostamente) fabricada com materiais mais caros se na prática entregará menos performance e consumo energético maior pelo mesmo preço sugerido da opção rival, que afinal é o que importa?

Do jeito que você fala é como se tivéssemos que trocar de GPU todo mês porque o hardware falha, o que não é o caso nem pra AMD e nem pra NVIDIA, mesmo considerando os piores casos como GPUs em estações de mineração, funcionando 24 horas por dia...

Jeferson Oliveira

Serio só gta e final ta de brincadeira ela é mais rapida em muitos games!!!
https://www.youtube.com/wat...
isto rodando com drivers inadequados quero ver daqui a um mês!
https://www.youtube.com/wat...

Franco Luiz

Ambas tem o mesmo preço mas so nvidia tem diferencias como RTX e DLSS entao no mesmo preço é melhor ir na nvidia

A mas o ray trace ainda n funciona direito... sim mas e algo recem lançado aguardem os proximos jogos e a otimizaçao dos mesmo ainda assim é um diferencial e no mesmo preço é melhor ir em algo que tenha mais a oferecer

ribeiro

Eles podem ter nome, porém pode ser uma analise comprada.
Acho melhor esperar para ter alguma conclusão.
Confira outra analise:
htt

Exibir mais comentários