Anatel reduz tarifas em ligações de telefone fixo para celular

As tarifas para chamadas locais ficarão, em média, 7,75% mais baratas, de acordo com a Anatel

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto via Pixabay

A Anatel aprovou nesta quinta-feira (7) uma redução no valor de tarifas das chamadas de telefones fixos para celulares. A medida, válida a partir de 25 de fevereiro, prevê reduções que variam de acordo com o tipo da ligação.

As chamadas locais terão redução média de 7,75%. A Vivo/Telefônica realizará a maior redução no preço das tarifas, com 9,65%. Em seguida, estão Sercomtel (7,59%), Oi (7,45%), Algar Telecom (7,06%) e Oi/Telemar (7,02%).

As chamadas entre locais com DDDs distintos, mas com o mesmo primeiro dígito (do 21 para o 27, por exemplo), terão redução média de 3,48%. Neste caso, o maior corte será feito pela Algar Telecom, em 4,52%. Vivo/Telefônica (4,30%), Oi (3,28%), Oi/Telemar (3,20%), Sercomtel (2,93%) e Claro (2,67%) também reduzirão as tarifas.

Por fim, está a diminuição no preço de tarifas para chamadas entre locais com DDD e primeiros dígitos diferentes (do 52 para o 71, por exemplo). Esse grupo terá redução média de 2,81%. A maior delas será realizada pela Algar Telecom, em 3,56%.

As reduções feita por Vivo/Telefônica (3,47%), Oi (2,67%), Oi/Telemar (2,57%), Sercomtel (2,39%) e Claro (2,17%) serão um pouco menores.

Segundo o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, a decisão de diminuir os valores das tarifas foi tomada com base no Plano de Metas de Competição e de uma regulação que busca estimular a eficiência no setor.

A agência diz, ainda, que a redução estava prevista como consequência da processo de redução do Valor de Remuneração de Uso de Rede da telefonia móvel, ocorrido desde 2016.

Com informações: Anatel.

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados