Início » Aplicativos e Software » Opera para Android vai ter VPN gratuita

Opera para Android vai ter VPN gratuita

Já é possível ativar a função de VPN na versão beta do Opera para Android

Emerson Alecrim Por

O Opera para desktops conta com uma função de VPN gratuita desde 2016. Em breve, o mesmo recurso vai ser liberado na versão do navegador para Android. Já é possível testar a novidade na Opera Beta disponível na Google Play Store.

Opera para Android - VPN

Basicamente, uma VPN (Virtual Private Network) camufla o IP do seu dispositivo usando o endereço de um servidor, fazendo a conexão parecer ter origem em outro lugar. Como essa conexão é criptografada, a VPN ajudar a proteger os seus dados de interceptações, recurso útil para quando você acessa uma rede Wi-Fi pública, por exemplo.

A Opera Software ressalta que, nos seus navegadores, o recurso de VPN é oferecido sem registro, ou seja, não há coleta de nenhum tipo de dado que trafega pela rede do serviço ou rastreamento de hábitos de navegação.

Ainda não é possível usar o modo de VPN na versão final do Opera para Android. Por enquanto, o recurso só aparece na versão beta do navegador, mas é preciso ativá-lo nas configurações e, mesmo assim, ele vem habilitado para só funcionar em abas privadas (equivalente ao modo anônimo em outros browsers). É possível fazê-lo funcionar em abas convencionais nas configurações de VPN.

Opera para Android - VPN

Nas mesmas configurações também é possível selecionar o local virtual da sua conexão. As opções são: Ideal (o serviço seleciona a localização mais otimizada para a sua conexão), Ásia, América e Europa. A seleção manual é útil, por exemplo, para quando você tenta acessar um site que só funciona nos Estados Unidos.

Apesar dos benefícios que uma VPN oferece, é preciso ter em mente que, por conta dos direcionamentos de tráfego, o desempenho do acesso pode cair consideravelmente, principalmente se a sua conexão à internet não for das mais rápidas.

Não há previsão de disponibilização do recurso na versão final do navegador. A Opera Software disse apenas que a função ficará em teste por algum tempo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Freitas

Existe um provedor de VPN que realmente funciona!
O nome dele é "PureVPN". Ele é pago.
Existem planos mensais e anuais. Os preços são bem convidativos. Inclusive existem servidores deles em São Paulo/SP.

Gabriel Lima

Você :)

Caleb Enyawbruce
Caleb Enyawbruce

Exatamente isso. Obrigado

Matheus Alexandre

Fiquei de testar o ProtonVPN mas acabei não fazendo. Já uso o ProtonMail, depois vou dar uma olhada na VPN deles.

DanielBastos

De graça. :)

Carlos André

Quando criou a conta na Netflix você estava usando uma VPN ?

PinPortal ✔️

Eu também tenho o Opera, mas não acho funcional. Antes o serviço de VPN do Opera era suportado pela SurfEasy e dava para escolher o país que você queria se conectar, por exemplo: Estados Unidos.

Agora que foram comprados pelos chineses e a SurfEasy é da Symantec (do antivirus Norton), o Opera Browser só tem opção de se conectar por região (America, Asia ou Europa). Sendo que quando eu coloco America, ele se conecta com um IP do Vietnã, quando eu coloco Asia ele se conecta com um IP da Suiça (Europa). Resumindo, é aleatório.

Eu atualmente uso no pc a VPN do ProtonVPN (a versão gratuita), pelo menos eles me conectam certinho no IP do país que eu quero. Quando eu quero ouvir rádio online dos EUA preciso de um IP de lá, antes o Opera servia para isso, agora eles me conectam com uma VPN aleatório deles e se você for ver no fórum deles vários usuários reclamam do mesmo problema.

Danillo Nunes

Vamos lá, todos juntos para o refrão:

Quando você não está pagando, o produto é... ?

Jean Franz

Já uso o Opera no PC e no celular, uso o VPN no PC e agora ainda vai ter mobile, aí sim hein

Jean Franz

É gratuito, eu uso no Opera da versão do PC, e é extremamente funcional

Samanadiel

Nem me fale, eu cansei de assinar VPN para ver catalogo dos estados unidos por exemplo, só decepção.

Essa VPN já me ajudou bastante com a Netflix

felipegcoutinho

"A Opera Software ressalta
que, nos seus navegadores, o recurso de VPN é oferecido sem registro,
ou seja, não há coleta de nenhum tipo de dado que trafega pela rede do
serviço ou rastreamento de hábitos de navegação"

AHAM, ACREDITAMOS 👍

Caleb Enyawbruce

""gratuita""

Emerson Alecrim

O Opera VPN era um aplicativo independente. O que a Opera está fazendo é colocando um serviço do tipo integrado ao navegador.

Exibir mais comentários