Início » Aplicativos e Software » Opera para Android vai ter VPN gratuita

Opera para Android vai ter VPN gratuita

Já é possível ativar a função de VPN na versão beta do Opera para Android

Por
23 semanas atrás

O Opera para desktops conta com uma função de VPN gratuita desde 2016. Em breve, o mesmo recurso vai ser liberado na versão do navegador para Android. Já é possível testar a novidade na Opera Beta disponível na Google Play Store.

Opera para Android - VPN

Basicamente, uma VPN (Virtual Private Network) camufla o IP do seu dispositivo usando o endereço de um servidor, fazendo a conexão parecer ter origem em outro lugar. Como essa conexão é criptografada, a VPN ajudar a proteger os seus dados de interceptações, recurso útil para quando você acessa uma rede Wi-Fi pública, por exemplo.

A Opera Software ressalta que, nos seus navegadores, o recurso de VPN é oferecido sem registro, ou seja, não há coleta de nenhum tipo de dado que trafega pela rede do serviço ou rastreamento de hábitos de navegação.

Ainda não é possível usar o modo de VPN na versão final do Opera para Android. Por enquanto, o recurso só aparece na versão beta do navegador, mas é preciso ativá-lo nas configurações e, mesmo assim, ele vem habilitado para só funcionar em abas privadas (equivalente ao modo anônimo em outros browsers). É possível fazê-lo funcionar em abas convencionais nas configurações de VPN.

Opera para Android - VPN

Nas mesmas configurações também é possível selecionar o local virtual da sua conexão. As opções são: Ideal (o serviço seleciona a localização mais otimizada para a sua conexão), Ásia, América e Europa. A seleção manual é útil, por exemplo, para quando você tenta acessar um site que só funciona nos Estados Unidos.

Apesar dos benefícios que uma VPN oferece, é preciso ter em mente que, por conta dos direcionamentos de tráfego, o desempenho do acesso pode cair consideravelmente, principalmente se a sua conexão à internet não for das mais rápidas.

Não há previsão de disponibilização do recurso na versão final do navegador. A Opera Software disse apenas que a função ficará em teste por algum tempo.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.