Opera para Android - VPN

O Opera para desktops conta com uma função de VPN gratuita desde 2016. Em breve, o mesmo recurso vai ser liberado na versão do navegador para Android. Já é possível testar a novidade na Opera Beta disponível na Google Play Store.

Basicamente, uma VPN (Virtual Private Network) camufla o IP do seu dispositivo usando o endereço de um servidor, fazendo a conexão parecer ter origem em outro lugar. Como essa conexão é criptografada, a VPN ajudar a proteger os seus dados de interceptações, recurso útil para quando você acessa uma rede Wi-Fi pública, por exemplo.

A Opera Software ressalta que, nos seus navegadores, o recurso de VPN é oferecido sem registro, ou seja, não há coleta de nenhum tipo de dado que trafega pela rede do serviço ou rastreamento de hábitos de navegação.

Ainda não é possível usar o modo de VPN na versão final do Opera para Android. Por enquanto, o recurso só aparece na versão beta do navegador, mas é preciso ativá-lo nas configurações e, mesmo assim, ele vem habilitado para só funcionar em abas privadas (equivalente ao modo anônimo em outros browsers). É possível fazê-lo funcionar em abas convencionais nas configurações de VPN.

Opera para Android - VPN

Nas mesmas configurações também é possível selecionar o local virtual da sua conexão. As opções são: Ideal (o serviço seleciona a localização mais otimizada para a sua conexão), Ásia, América e Europa. A seleção manual é útil, por exemplo, para quando você tenta acessar um site que só funciona nos Estados Unidos.

Apesar dos benefícios que uma VPN oferece, é preciso ter em mente que, por conta dos direcionamentos de tráfego, o desempenho do acesso pode cair consideravelmente, principalmente se a sua conexão à internet não for das mais rápidas.

Não há previsão de disponibilização do recurso na versão final do navegador. A Opera Software disse apenas que a função ficará em teste por algum tempo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados