A maneira mais simples de recuperar uma pasta excluída do Windows ou um arquivo específico é usando o seu backup. Mas, provavelmente, você não tem um e é por isso que você está aqui. Se você não consegue encontrar o arquivo ou se modificou ou excluiu acidentalmente, pode tentar restaurá-lo da versão anterior (shadow copies).

Versões anteriores são cópias de arquivos e pastas que o Windows salva de forma automática como parte de um ponto de restauração. Às vezes, essa versões são chamadas de cópias de sombra e podem ser úteis em casos de ransomware.

Trata-se do Volume Shadow Copy Service (VSS) do Windows que está presente desde o XP, tornando possível voltar ao ponto anterior ou fazer a restauração do sistema.

As cópias geradas pelo VSS, porém, ficam escondidas no sistema de arquivos do sistema operacional e são feitas, geralmente, quando ocorre uma mudança no computador, como uma atualização do OS ou de algum programa instalado. Vale notar que isso não substitui o backup, mas facilita o trabalho se você está “no desespero” por algo.

Como recuperar uma pasta excluída no Windows

Você pode…

  • Restaurar arquivos e pastas excluídos;
  • ou restaurar um arquivo ou uma pasta para um estado anterior.
shadow-copies-recuperar
  1. Clique no botão Iniciar e clique em Computador;
  2. Navegue até a pasta que continha o arquivo ou a pasta;
  3. Clique nela com botão direito do mouse e clique em “Restaurar versões anteriores”;
  4. Clique duas vezes em uma versão anterior da pasta que contém o arquivo que você quer restaurar. (Se foi excluído hoje, escolha uma versão da pasta de ontem);
  5. Arraste o arquivo ou a pasta que você quer restaurar para outro local, como sua área de trabalho ou outra pasta. A versão recuperada é salva no local que selecionou.

Observação:
Se a pasta estava no nível superior de uma unidade, por exemplo C:\, clique com botão direito do mouse na unidade e clique em “Restaurar versões anteriores” nela inteira.

Se tudo der certo, você verá uma lista das versões anteriores disponíveis do arquivo ou da pasta. A lista incluirá os arquivos salvos em um backup (se você está usando o Backup do Windows), e os pontos de restauração, se ambos estiverem disponíveis.

Não deu certo?

O recurso pode não estar ativado no seu computador. Ative para o futuro. No caso de ransomware, também a história nem sempre tem um final feliz, já que alguns deles buscam estas cópias escondidas e as excluem. Teste programas de recuperação.

Como ativar cópias sombra no Windows 7

shadow-copies-windows-7

No Painel de Controle, ative, nas Opções de Segurança, a opção dos Pontos de Restauração do Windows e Shadow Copies das pastas que contém informações.

Como ativar cópias sombra no Windows 10

No Windows 10, o processo não é muito diferente. Na opção de Histórico de Arquivos (File History), é possível administrar as diversas opções do recurso no seu computador.

Com informações: Microsoft e ESET

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados