Início » Negócios » Yellow tem bicicletas apreendidas em cidade por falta de autorização para operar

Yellow tem bicicletas apreendidas em cidade por falta de autorização para operar

Alegando falta de autorização, prefeitura de Vila Velha (ES) recolheu 130 bicicletas da Yellow e multou empresa em R$ 120 mil

Emerson Alecrim Por

Depois de um período inicial atuando exclusivamente na capital paulista, a Yellow começou a expandir as suas operações para outras cidades. Uma delas é Vila Velha, no Espírito Santo. O serviço estreou por lá nesta sexta-feira (8). Ou melhor, tentou estrear: a prefeitura apreendeu cerca de 130 bicicletas da companhia e a multou em R$ 120 mil, aproximadamente.

A Yellow é um serviço de aluguel de bicicletas por aplicativo que atua com o modelo dockless, ou seja, as bikes ficam espalhadas em vários pontos da cidade, como calçadas e parques, e não precisam, necessariamente, ser retiradas ou entregues em estações fixas.

Bicicleta Yellow

Na cidade de Vila Velha, as operações iniciais foram planejadas para cobrir uma região de 7 km². Mas, já nas primeiras horas de serviço, fiscais da prefeitura recolheram cerca de 130 bicicletas sob alegação de que a Yellow não tem autorização para operar no município. Pelo mesmo motivo, a empresa recebeu uma multa de R$ 930 por veículo apreendido, totalizando cerca de R$ 120 mil.

Ao jornal Gazeta Online, Edmar Barbosa Junior, coordenador de Fiscalização e Posturas de Vila Velha, declarou: "vem uma empresa que a gente não sabe de onde é, simplesmente espalha 130 equipamentos pela via, sem dar uma satisfação aos órgãos competentes da prefeitura. Então, irão arcar com as consequências".

Em nota enviada ao Tecnoblog, a Yellow disse que as suas operações são sustentadas por normas do Contran e que recebeu aval das autoridades locais para iniciar as atividades em Vila Velha.

A companhia informou também que o seu departamento jurídico já está trabalhando no assunto e que solicitou uma reunião com a prefeitura para a próxima segunda-feira (11) como última tentativa de entendimento.

Não havendo acordo, as bicicletas direcionadas a Vila Velha provavelmente serão incorporadas à frota do serviço na capital Vitória, ainda de acordo com a empresa.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
25 dias depois eu venho dizer que se não fosse a facul eu ia brincar com ele também.é tipo ir no zoológico.
Rafael Moreira
O serviço é focado em mobilidade, algo essencial nos dias de hoje. Agora o preço está salgado, pagar R$1,00 por 15min ? 1h sai por R$ 4,00. Não compensa visto que na capital tem bike com pacote mensal de R$ 13,40 e pode pedalar 1h com pausa de 15min todo dia, sendo nos finais de semana 1:30h com intervalos de 15min também.
Rafael Moreira
Está caro ! Essa bike vitória da direito a 1h de passeio com pausa de 15min para depois repetir a hora, isso meio de semana.Nos finais de semana esse tempo aumenta para 1:30h, e pode também deixa na estação, esperar 15min e fazer de novo mais 1:30h. Isso tudo com passe mensal de R$ 13,40Usando a bike da Yellow por 2h pagarei 12,00 reais. Resumindo, bike vitória paga menos e anda bem mais. Sem contar a manutenção diária prestado pela terceirizada.
Cristina Nascimento
Nem sei o q é ser anarcocapitalista, mas vou procurar o significado, mto obrigada!
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
anarcocapitalista.se você entender (depois de ler o que é ser ancap), vai rir.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
é moda, igual aborrecente fumando maconha em praça.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
acho que não é só o prefeito não...Ao jornal Gazeta Online, Edmar Barbosa Junior, coordenador de Fiscalização e Posturas de Vila Velha, declarou: “vem uma empresa que a gente não sabe de onde é, simplesmente espalha 130 equipamentos pela via, sem dar uma satisfação aos órgãos competentes da prefeitura. Então, irão arcar com as consequências”.interessante né? oia:Em nota enviada ao Tecnoblog, a Yellow disse que as suas operações são sustentadas por normas do Contran e que recebeu aval das autoridades locais para iniciar as atividades em Vila Velha.iti malia...
Ícaro
Na ausência de paraciclo ou bicicletário o veículo pode ocupar qualquer vaga.
richardsonvix
Yellow:Bicicleta: R$ 1,00 a
Juan Da Silva
Casagrande vai estragar o que o PH fez..
Juan Da Silva
O Bike Vitória é mais barato que a Yellow?
Igor
https://media.tenor.com/ima...
­­­­­­­­­­­­­­­
Ignorância é foda, como você sabe que as pessoas só usam a bicicleta por lazer? e as pessoas que usam as bicicletas para ir ao trabalho, ou a escola, não contam? E sobre a colocação das bicicletas em vagas de carro ou moto? Quem é ciclista, também deve ter o direito de poder estacionar sua bicicleta numa vaga de rua, desde que não atrapalhe a circulação dos demais veículos, até porque, a bicicleta também é um veículo, como qualquer outro. E isso que essa prefeitura fez foi uma atitude ilegal, pois a Yellow tem toda a autorização para atuar na cidade. E esse vídeo que você mostrou sobre a China, ao menos lá eles gostam de andar de bicicleta, já aqui no Brasil, as pessoas, em sua maioria são sedentárias demais, só querem andar de carro, moto, ônibus, mas dar um passeio de bike que é bom, nada. Reveja seus conceitos!
Gesonel o Mestre dos Disfarces
conheço a figurinha de longa data, é divertido brincar com ele.
Juaum
É sim. Mas por preguiça as pessoas largam nelas mesmo.
Ícaro
A vaga não é só pra carro ou só pra moto.
Ícaro
Fala isso pra vila velha, porque Vitória tá rolando firme e forte. Inclusive a frota foi adicionada a da capital.http://eshoje.com.br/apos-a...
Ícaro
Fugiu do debate o cara. Nem vale a pena, tanto que tá bloqueado aqui
Mozart Rozendo
com certeza isso aí foi influencia de empresários do transporte coletivo, q andam de mãos dadas com a prefeitura. Ou seja, temos uma empresa querendo barrar a atuação de outra empresa
Cristina Nascimento
o q ser ancap?
Cazalbé
Alguém saberia me informar qual marca e modelo dos patinetes da yellow?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Não eu, não sou eu que faço isso. :D
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Você está fugindo da questão: Precisamos ou não de patrões, já que um estado é algo dispensável? seja direto. Se estou trabalhando para outra pessoa, e ela não é meu cliente, logo, não sou o patrão. :)
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Menkhaus, FSIP, 2007, 75.Existe uma nova fase no sul do país. Mas fica claro que do meio da década de 90 até 2009 os conflitos armados foram mínimos (possivelmente menores que os conflitos nos morros do RJ). nesse período de estado mínimo (pós-estado falho), cadê o desenvolvimento? Não houve socialismo (porque os meios de produção não ficaram nas mãos dos cidadãos) nem comunismo (porque não haveria estado). Os meios de produção ficaram nas mãos de alguns? CAPITALISMO.Aceite, a Somália é a prova real de como o anarcocapitalismo (não)funciona na prática. Nunca vi, também nenhum galt`s gulch dar certo... rs.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Socialista? as pessoas lá são donas dos meios de produção? Sim ou não?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
E daí, que boa parte do desenvolvimento científico (e do impedimento de genocídios, lembre-se que foram eles que derrotaram os nazistas) veio de um país que adotou um sistem a de governo e um modo de produção diferente. logo, querer criar celeumas com base na filosofia marxista é século passado demais. Olho no futuro.Você desviou do meu terceiro ponto: Precisamos ou não de patrões, já que um estado é algo dispensável? seja direto.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Antes de começarmos, qual será a definição de estado? um ente regulador das relações sociais ou um estado e uma situação específica?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
sim, mas querer associar modo de produção com exclusividade de invenção é distorcer a realidade.
Leandro Nascimento
Simples, os vagabundos da prefeitura estão achando ruim? Leva pra outra cidade, que seja pelo menos um pouco mais honesta e bota as bikes pra rodar...
richardsonvix
A PMVV tentando criar um monopólio (com "parceria" - isso me lembra alguma coisa relacionada ao transporte público, a diferença é que propaganda que estamos fazendo além de pagar) de bikes, afinal em Vitória foi um sucesso, mas nem mesmo disponibiliza ciclovias decentes e suficientes.Do outro lado uma empresa tentando explorar o nicho (o que não é para qualquer um investir nesse sentido).Agora me diz, quem está a favor da população/saúde e quem está a favor da poluição/trânsito?Resolveu aplicar uma multa de cara, estavam esperando começar a operar - errada ou não a Yellow - porque não resolveram a situação antes do imbróglio? Faltou molhar a mão de qual político?
Nioshi
e a internet é invenção dos EUA, ué
Nioshi
e quem defende o estado é o que?
Rodrigo T.
Olá, eu sou o Governo! Como posso atrapalhar sua vida hoje? :)
Klaus
Esse é o meu Espírito Santo mostrando que evolução e tecnologia não tem vez.
Bruno
É um absurdo mesmo, como uma empresa estrangeira chega assim querendo ajudar na mobilidade urbana e dando uma opção a mais para quem depende de transporte público ou simplesmente quer fazer seu trajeto de forma saudável? Não pode, no Brasil as coisas não podem ser assim tão simples, tem que passar pela burocracia devoradora do estado, em que mundo está empresa acha que está?!? 😹
André Noia
Não tem nada a ver com burocracia. Países tão burocráticos como o Brasil (Alemanha, França, Portugal, Espanha e Inglaterra) não aceitariam que uma empresa como a Yellow operasse do jeito que opera aqui no brasil, chegando na "barrigada".
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Se não precisamos de estado, por que precisamos de patroes? :)
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Todo dia vemos um dador de bumbum pra patrão com a falácia do apelo à lapide.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Se nao precisamos de estado, por que precisamos de patroes?E prove que somalia nao é estado mínimo.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
A guerra civil, na pratica, acabou ha decadas. Ou vice esta esowrando uma declaração oficial, feita por ESTADOS? :)
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Venezuela é anarcocapitalista?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
1)la tem internet2) intwrnet se sustenta com comunicacao via satelite, invenção SOVIÉTICA.3) se nao precisamos de estado, por que precisamos de patroes? :)
The Moon
Nada cheira bem nesse País, É ser cheirar bem é pq tem algo errado.
André Noia
Pessoal, na boa: não é porque é uma empresa com um negócio "inovador" que não deve seguir a regra das demais. Da mesma forma que eu não posso simplesmente montar uma banca no meio da rua pra vender churrasquinho, a Yellow também não pode chegar ocupando o espaço público para fazer dinheiro (porque ela cobra pela locação) a título gratuito. Se o governo não aplica corretamente o dinheiro gerado pelos impostos (inclusive os que a Yellow deve pagar) aí é outra discussão. Isso vale para qualquer lugar do mundo: qualquer atividade que utilize o espaço público para atividade empresarial deve pagar imposto. Não é ganância do Brasil.
Dias Ribeiro
Concordo 😄Canal Idéias Radicais no YouTube para os nao familiarizado com a ideia de "O Estado não vai funcionar direito"
Dias Ribeiro
Bem isso 😆😆
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Nunca vi um "Galt's gulch" dar certo. :)
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Na sua insinuação. Ancap é bixo burro mesmo.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Lembrando que a imensa maioria dos politicos que fazem merda... Sao empresários. Bota o trabalhador que ele TRABALHA pela sociedade. Quem precisa de empresário?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Não foi pro mato ainda, "medi méquis"? Kkkkkkk
Antonio
Muuuuuu, me ajuda papai estado, a bicicleta vai me pegar kkkk
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Vamos chamar de PUTINHA e te dar um tapa na cara. tu vai reclamar pra quem? Pro batman? Ou vai chorar pro estado malvadao?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Nada, so vendo as putinhas de patrão achando que aguentam viver no mundo do mad max, rs!
Antonio
Corre que o gado ta puto kkkkk
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Vai pra somalia então, ou vai pro meio do mato. Não pode usar asfalto nem energia elétrica, ok?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Esses cornos dos ancapeteens não aguentam dez minutos de Somália (estado minimo) e querem falar mal dos outros.
johndoe1981
Com certeza não pagaram o cafézinho pro prefeito.
Igor
Ta certo, se não ta seguindo a lei, tem que foder e acabou...Na minha cidade ficam entupindo as vagas para carros e motos da rua com esas bicicletas que as pessoas usam basicamente pra lazer, qual a logica disso?Assistam esse video sobre isso na China:https://www.youtube.com/wat...
Freeman
ES ta sujo com esse monte de esquerdista no governo
Freeman
E tome o estado se metendo na vida de quem trabalha, sanguessugas
Daniel
Justamente por isso, se não rolar um bom $$$ pro bolso do prefeito, sem bicicleta por lá
Ricardo Cruz
É o Estado querendo mostrar seu poder, aqui em Vila Velha tem dezenas de kiosques sem autorização com música 24hs nas praias sem pagar um centavo de imposto , taxistas sem taxímetro. LEI do silêncio , só para dar emprego para ele se mais poder. NÃO ATRAPAALHEM A VIDA DOS OUTROS.
paulo yan
E a vila vai continuar sendo "velha".
Wendell Favacho
Onde eu li que você não escreveu que ele escreveu que você escreveu? 😁
Douglas B
Que absurdo, tirando usuários do monopólio das empresas de ônibus assim na cara de pau! Yellow criminosa, isso não se faz.
leoleonardo85
Onde eu disse isso?
Jairo ☠️
Se a yellow realmente recebeu aval das autoridades locais a multa por.parte da prefeitura é estranha , algo não cheira bem $$$
silentkill777
Meu Deus, pra que isso? Um serviço de mobilidade que ia ajudar as pessoas e que não atrapalha em nada as vias públicas, os parques, espaço é o que não falta pra guardar a bicicleta. Que atitude imunda desse prefeito.
Robert Rey
Ancap*, por gentileza.
Antonio
Gado demais
brunocabral
É por políticos lixos como esses que os anacaps tão se espalhando feito praga na plantação.
Comentário Mil Grau℗
Dps da matéria que eu vi sobre bicicletas compartilhadas e o entulho que acabou gerando por lá eu fico com medo disso acontecer por aqui, só que sendo bicicletas ROUBADAS literalmente.
Gragas
verdade,ele tem que receber um suborno antes.
leoleonardo85
Não tiro razão do Prefeito