Início » Internet » Capitã Marvel ganha site oficial com design retrô dos anos 90

Capitã Marvel ganha site oficial com design retrô dos anos 90

Marvel cria site nostálgico para divulgar Capitã Marvel; filme se passa em 1995, quando a internet tinha a cara do GeoCities

Felipe Ventura Por

A Marvel criou um site nostálgico para divulgar Capitã Marvel: o filme se passa em 1995, então o portal traz tudo o que você esperaria de uma página web dos anos 90. Temos aqui uma série de GIFs, cores chamativas, a fonte Comic Sans, texto piscando e muito mais. É uma viagem para o tempo em que a internet funcionava a 28,8 Kb/s e tinha a cara do GeoCities.

A página de Capitã Marvel tem GIFs para tudo: em um texto com cores do arco-íris, nos subtítulos de cada seção, nas naves espaciais que ficam em segundo plano, e no botão para comprar ingressos de cinema antecipados.

Há a mistura clássica das fontes Comic Sans e Times New Roman; o antigo elemento “blink” (que ainda funciona!) para fazer o texto piscar; e um contador de quantos visitantes o site recebeu (é uma imagem fixa em 13.031.968).

A Marvel também inseriu um jogo simples para você adivinhar quem é humano ou um alienígena da raça skrull; além de uma seção “multimídia” com o trailer do filme em uma janela minúscula — a internet da década de 90 não aguentava vídeos grandes.

O livro de visitantes faz referência ao bug do milênio e a memes como “dancing baby” e “all your base are belong to us”. Não tente deixar uma mensagem, no entanto: você vai se deparar com a mensagem “desculpe, livro de visitantes cheio”.

Ah, e se você rolar a página até o final e passar o mouse no lugar certo, vai encontrar uma imagem de Stan Lee, falecido em 2018.

Modem de 28,8 Kb/s levaria 45 minutos para abrir site

Lori Lombert, engenheira de software da Marvel, diz que o site foi criado no Microsoft FrontPage e hospedado no Angelfire. O FrontPage fazia parte da suíte Office e permitia criar páginas da web com facilidade, sem se preocupar com o código HTML (era um editor WYSIWYG). Enquanto isso, o Angelfire — que ainda existe! — serve para hospedar sites simples; ele concorria com o GeoCities.

Claro, Lombert deve estar apenas brincando. O trailer na página está em HTML5, tecnologia que o FrontPage nunca suportou. E o site fica em um domínio próprio da Marvel chamado annihil.us, referência ao vilão Aniquilador que antagoniza o Quarteto Fantástico. (Esse domínio vem sendo usado há alguns anos.)

Dieter Bohn, do The Verge, observa no Twitter que a página tem 10 MB. Em um modem de 28,8 Kb/s, ela levaria pelo menos 45 minutos para ser carregada. Modems 56K só se tornaram comuns no final da década, e ainda não eram exatamente rápidos. É a parte da nostalgia que a gente prefere esquecer!

Confira aqui a página de Capitã Marvel. O filme estreia no Brasil em 7 de março de 2019.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Santos

O site do Borat, lançado junto com o filme, teve a mesma ideia, e foi mais bem feito. Mas foram além, e hospedaram o site no Cazaquistão mesmo! Até o governo de lá banir. 😂

Diogo

Esse é um bom ponto. Não tinha pensado nessa diferença entre sites amadores vs. sites "oficiais".

Jayson Silva

Por mais que o site do spacejam tenha sido feito nos anos 90, é um site feito por profissionais e por isso tem um design mais clean. O site da capitã Marvel tenta parecer com os sites amadores da época.

Rod

Caraio, voltei no tempo!!

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Para os véio paia é uma coisa interessante, eu nunca entrei nesse tipo de site cheio de links, botões cinzas e fotos de péssima qualidade.

richardsonvix

A transferência da página sem cache tem 4.3 MB, ainda assim pesado para a época, mas valeu a idéia.

Alexandre Salau

Tentei usar aquela nhaca na época mas era impossível, cada botão que colocava ele acrescentava 200 linhas de lixo.

Caleb Enyawbruce

Caraca, muito interessante. Nostalgia pura

Caleb Enyawbruce

Eu nao vi nada exagerado nao... Visitei muitos sites e tbm fiz alguns em meados dos anos 90 e era bem aquilo ali mesmo

Trovalds

Nuss, Frontpage... injetava tanto lixo na página que você perdia mais tempo limpando o código do que propriamente fazendo a página.

Silvio Ney
Silvio Ney

The “hit counter” on the Captain Marvel website says 13031968. Carol Danvers first appeared in Marvel Super Heroes #13 in March of 1968 (03/1968).

É um easter egg o contador de visitas :P

Cavalo_Festeiro

Na verdade, eles queriam destacar algumas "excentricidades" dos sites da época. Aquele contador no final de pagina era clássico.

Diogo

Acho que exageraram um pouquinho. Nem mesmo o site do filme Space Jam, lançado em 1996 (que ainda está no ar: https://www.spacejam.com/ ), é feio desse jeito. Mas como o objetivo é chamar atenção, eles obviamente conseguiram.