Início » Aplicativos e Software » Windows 95 v2.0 tem Doom, Netscape, suporte a áudio e mais

Windows 95 v2.0 tem Doom, Netscape, suporte a áudio e mais

Windows 95 virou aplicativo que roda no Windows, macOS e Linux sem instalação; ele vem com Netscape e Microsoft FrontPage

Por
23 semanas atrás

O Windows 95 foi transformado em um aplicativo que roda no Windows, macOS e Linux sem exigir instalação. O programa chegou à versão 2.0 com novidades bacanas: ele tem suporte a áudio para você ouvir os sons de inicialização e erro; traz alguns jogos embutidos como Doom e Wolfenstein 3D; e vem com Netscape e Microsoft FrontPage para você criar e testar páginas da web.

Foto por RV1864/Flickr

Lançamento do Windows 95

A novidade mais interessante talvez esteja nos jogos: você poderá jogar Doom, Wolfenstein 3D, A10 Tank Killer e Grand Prix Circuit em uma janela pequena, assim como nos bons tempos do Windows 95. O desempenho não é ótimo — estou em um laptop com Core i7 — mas dá para se divertir.

Há também o FunPack 3D com quatro títulos inclusos, como Chomper 3D (clone de Pac-Man) e Meteor Gunner (clone de Asteroids). E, assim como antes, é possível jogar os clássicos Paciência, FreeCell, Campo Minado e Copas.

Windows 95 traz suporte a áudio, Netscape e FrontPage

Outra atualização importante é o suporte a áudio; até então, a experiência no aplicativo era totalmente silenciosa. Agora, você pode ouvir os acordes de inicialização, os alertas de erro e o som dos jogos.

O Windows 95 vem pré-instalado com Netscape 2.0, Microsoft FrontPage e FrontPage Server para você criar páginas da web e testá-las no navegador. O sistema não oferece acesso à internet, o que talvez seja uma boa ideia — ele não é atualizado desde 2001.

Você pode usar até 500 MB do espaço livre no disco virtual para instalar programas; para tanto, é necessário seguir estas instruções. E se você tiver algum problema, basta seguir o caminho Machine > Reset para recomeçar do zero.

O Windows 95 foi transformado em aplicativo pelo desenvolvedor Felix Rieseberg, que trabalha no Slack. Ele usa o framework Electron e o projeto v86 de virtualização x86 em JavaScript. O programa será atualizado automaticamente para a versão mais recente — mas o sistema continuará o mesmo.

Baixe o Windows 95 neste link; ele funciona no Windows 7/8/10, macOS 10.10 Yosemite ou superior, e Linux.

Com informações: Bleeping Computer.

Você pode se interessar também

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.