Início » Aplicativos e Software » Windows 95 v2.0 tem Doom, Netscape, suporte a áudio e mais

Windows 95 v2.0 tem Doom, Netscape, suporte a áudio e mais

Windows 95 virou aplicativo que roda no Windows, macOS e Linux sem instalação; ele vem com Netscape e Microsoft FrontPage

Felipe Ventura Por

O Windows 95 foi transformado em um aplicativo que roda no Windows, macOS e Linux sem exigir instalação. O programa chegou à versão 2.0 com novidades bacanas: ele tem suporte a áudio para você ouvir os sons de inicialização e erro; traz alguns jogos embutidos como Doom e Wolfenstein 3D; e vem com Netscape e Microsoft FrontPage para você criar e testar páginas da web.

Foto por RV1864/Flickr

Lançamento do Windows 95

A novidade mais interessante talvez esteja nos jogos: você poderá jogar Doom, Wolfenstein 3D, A10 Tank Killer e Grand Prix Circuit em uma janela pequena, assim como nos bons tempos do Windows 95. O desempenho não é ótimo — estou em um laptop com Core i7 — mas dá para se divertir.

Há também o FunPack 3D com quatro títulos inclusos, como Chomper 3D (clone de Pac-Man) e Meteor Gunner (clone de Asteroids). E, assim como antes, é possível jogar os clássicos Paciência, FreeCell, Campo Minado e Copas.

Windows 95 traz suporte a áudio, Netscape e FrontPage

Outra atualização importante é o suporte a áudio; até então, a experiência no aplicativo era totalmente silenciosa. Agora, você pode ouvir os acordes de inicialização, os alertas de erro e o som dos jogos.

O Windows 95 vem pré-instalado com Netscape 2.0, Microsoft FrontPage e FrontPage Server para você criar páginas da web e testá-las no navegador. O sistema não oferece acesso à internet, o que talvez seja uma boa ideia — ele não é atualizado desde 2001.

Você pode usar até 500 MB do espaço livre no disco virtual para instalar programas; para tanto, é necessário seguir estas instruções. E se você tiver algum problema, basta seguir o caminho Machine > Reset para recomeçar do zero.

O Windows 95 foi transformado em aplicativo pelo desenvolvedor Felix Rieseberg, que trabalha no Slack. Ele usa o framework Electron e o projeto v86 de virtualização x86 em JavaScript. O programa será atualizado automaticamente para a versão mais recente — mas o sistema continuará o mesmo.

Baixe o Windows 95 neste link; ele funciona no Windows 7/8/10, macOS 10.10 Yosemite ou superior, e Linux.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile

Também to respeitando a tua opinião, se tu acha importante, tudo bem, realmente foi o que todo o planeta usou, só acho que tinha outros 100x melhores. O Eniac foi o 1o computador, por isso não achei legal a comparação, tinha que comparar ele com UNIX e CP/M que foram dos primeiros sistemas.

Caleb Enyawbruce

Em nenhum momento disse que o Win95 foi o primeiro. Só disse que foi importante. Se vc discorda, eu respeito. Bola pra frente.

Caleb Enyawbruce

Também

Caleb Enyawbruce

Boa!

Zanac_Compile

Android e iOS !! Android é Linux e iOS é BSD UNIX, sendo que o Google esta construindo um novo sistema operacional do zero pra se livrar do LINUX.

Zanac_Compile

Vixe... senta que lá vem história...
Putz... estou com preguiça de escrever, só se o MEIOBIT me pagasse ! kkkkkkk

As analogias que tu falou não tem nada a ver, o Windo

Zanac_Compile

Errou o estereótipo clichê, só trabalho com Linux em servidores, odeio e nunca usei Linux no Desktop e sempre detestei com propriedade a MS desde os anos 80, qdo era modinha, eu usava AMIGA, OS2 WARP, SYSTEM7, tudo, e odiava Windows, o primeiro que comprei foi em 2008, a partir daí com NADELLA, passei a achar a MS bem melhor, mesmo assim, o passado dela não pode ser apagado, sempre foi um câncer pra evolução da informática.

Sai daí pirralho, cheio de clichê....

Antony

* Não existiria o Windows atual sem o NT

Marcos Queiroz 🕉️☮️☯️♌

Fui dar aula de introdução a informática e na parte de história eu instalei no virtualbox os Windows 2, 3.11, 95, 98, ME, 2000, XP, Vista, 7, 8 e o 10, Os alunos ficaram de cara com as feiuras lá de trás!

Lucas Oliveira

Famoso fanboy de linux, que insiste que um sistema que tem usabilidade pior que windows 2000, é a melhor opção para desktops.

Caleb Enyawbruce

Só pode tá de brinks. Vc tbm critica o Eniac tbm por ter sido gigantesco e extremamente lento e limitado? Critica Henry Ford por ter criado veículos tão arcaicos, com partida manual do motor? Não existiria Windows atuais sem o 95. Óbvio que foi importantíssimo para a evolução até chegarmos no que temos hoje.

Caleb Enyawbruce

Esqueceu do Android no smartphone :P

rihnrhirigerng eniwogneigne

muito massa esses windows antigos

Fabio Santos

Tem que ser muito nostálgico pra instalar isto, se bem que eu tenho um Windows 98 SE emulado pra rodar um jogo de Magic the gathering dos anos 90, modo compatibilidade não dá 100% de jogabilidade, enfim.

Rafael Moreira

Cara testei todas as distro do Mint, sempre dava um pau no visual. Acabei que estacionei no Ubuntu 16.04 LTS. Receberá atualizações por um bom tempo.

Exibir mais comentários