Início » Aplicativos e Software » Como multiplicar e dividir dados de colunas no Microsoft Excel

Como multiplicar e dividir dados de colunas no Microsoft Excel

Saiba como multiplicar e dividir dados de colunas no Excel, utilizando um mesmo número

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

Multiplicar e dividir no Microsoft Excel é simples e você pode fazê-lo com dados de colunas, por um mesmo número de uma única célula. Por padrão, quando copiamos uma célula com uma fórmula, o Excel muda os valores das referências, mas é possível fazer com o que utilize uma mesma célula (valor) como referência o tempo todo.

Esa Riutta / Microsoft Excel / Pixabay / como multiplicar no excel

Como multiplicar e dividir dados de colunas no Excel

Considere o exemplo:

Você tem uma coluna A, onde várias células possuem valores diferentes, e pretende multiplicar cada uma delas por um único número, presente na célula C1. Na coluna B, vai especificar a fórmula na primeira célula (no caso, =A1*C1), que dará o valor correto.

Só que, ao copiar a fórmula para as células seguintes, isto acontece:

Microsoft Excel / como multiplicar no excel

Isso se deu porque o Excel moveu o valor da segunda célula na fórmula para as seguintes da coluna C, da mesma forma que fez (corretamente) com as da coluna A.

O problema, é que você quer que o programa calcule multiplicações ou divisões pelo valor na célula C1 (no caso, 3).

Para fazer com o que o Excel entenda que a célula para a qual ele deve apontar seja sempre a mesma, é preciso inserir o símbolo $ para referenciar a coluna e a linha em que o valor está. Assim, a célula C1 passa a ser representada na fórmula como $C$1.

Dessa forma, na célula B1, a fórmula que você deve escrever para multiplicar a célula A1 pelo valor em C1 é =A1*$C$1. Ao copiar a fórmula para as células seguintes da coluna B, o Excel vai entender que a célula C1 deve ser apontada sempre, enquanto ele permanece referenciando as da coluna A em sequência.

Para copiar a fórmula de uma vez para todas as células desejadas, clique duas vezes sobre o quadrado no canto inferior direito do cursor posicionado sobre a célula. Ao fazer isso, a fórmula será copiada para todas as células até o limite da planilha.

Microsoft Excel / como multiplicar no excel

E pronto, você tem uma coluna (B) com resultados de multiplicações ou divisões por um mesmo número (3), especificado em uma única célula (C1).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação