Gmail na web ganha mais opções ao clicar em mensagens com botão direito

Gmail na web possui menu de contexto com opções para responder mensagem, procurar e-mails do mesmo remetente e mais

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por gabrielle_cc/Pixabay

O Gmail na web passou alguns anos ligeiramente esquecido e sem ganhar novos recursos. Mas, desde que recebeu um redesign no ano passado, o serviço do Google continua evoluindo com mais funcionalidades. Desta vez, temos um menu de contexto com opções para responder uma mensagem, procurar e-mails do mesmo remetente, entre outros.

O novo menu de contexto poderá ser acessado com um clique do botão direito, com a tecla de menu nos teclados do Windows, ou com Ctrl + clique nos teclados do Mac. Ele estará disponível para todos a partir de 22 de fevereiro.

O recurso é simples: você clica com o botão direito em qualquer mensagem do Gmail para abrir o menu de contexto com uma série de opções. São elas:

  • responder, responder para todos ou encaminhar;
  • arquivar, excluir, marcar como lida/não lida;
  • adiar (arquivar e-mail temporariamente e trazê-lo de volta à caixa de entrada em horário específico);
  • mover para, marcar como (aplicar marcadores), ignorar (silenciar futuras respostas ao e-mail);
  • encontrar e-mails do mesmo remetente;
  • abrir em nova janela.

Isso significa, por exemplo, que você poderá abrir vários e-mails em novas janelas ao mesmo tempo. E se você desativou a visualização de conversa, que agrupa os e-mails com mesmo assunto, haverá a opção “procurar por todos os e-mails com o mesmo assunto” para facilitar seu trabalho.

Gmail tem botões desfazer, refazer e riscado

Em janeiro, o Gmail ganhou outros recursos na web. A janela para escrever um novo e-mail ganhou botões de desfazer e refazer — facilitando recuperar texto deletado acidentalmente em um rascunho, por exemplo. Eles estão no menu de formatação.

Há também a opção de texto tachado ou riscado (strikethrough): “ouvimos de vocês que essa funcionalidade é essencial para a criação rápida e eficiente de e-mails, especialmente quando você deseja indicar visualmente uma sugestão de edição”, explica o Google.

Por fim, o Gmail permite baixar mensagens em formato .EML junto a seus anexos. Para isso, abra o e-mail, clique no botão de três pontos … e escolha a opção “Fazer o download da mensagem”.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados