Google Chrome melhora modo noturno em testes no Windows

Google Chrome prepara dark mode para Windows, macOS, Chrome OS e Android; saiba como ativar modo noturno na versão Canary

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
google chrome canary modo escuro 4

Você gostaria que todo programa tivesse um modo noturno? O Google Chrome, navegador mais utilizado na web, está preparando um dark mode para AndroidWindows, macOS e Chrome OS. Agora, graças a alguns ajustes na interface, esse recurso enfim se tornou utilizável em PCs com o sistema operacional da Microsoft.

O modo noturno estava disponível no Chrome Canary para Windows desde o final de dezembro. No entanto, era difícil usá-lo: os menus tinham fundo cinza-escuro e texto na cor preta, dificultando a leitura. Além disso, a nova guia estava com o fundo branco; dado que ela aparece com frequência, isso era um problema.

Não mais! A versão mais recente do Chrome Canary (74.0.3705.1) para Windows traz menus mais fáceis de ler, com fundo cinza-escuro e texto na cor branca. Além disso, a nova guia também traz um fundo cinza-escuro; o logotipo do Google está em um cinza-claro monocromático para maior contraste.

Ou seja, basta instalar uma extensão como Dark Reader ou Dark Mode, e visitar praticamente todos os sites — incluindo o Tecnoblog — em uma interface escura…

… com algumas exceções. Várias partes do Chrome ainda continuam com fundo branco: o histórico, o gerenciador de favoritos, o menu Transmitir e as configurações. No entanto, são áreas do navegador que a maioria das pessoas acessa menos; e o Google certamente levará o dark mode para elas também.

Além disso, você precisa ficar atento ao usar janelas anônimas: a interface é praticamente a mesma que nas abas tradicionais. Atualmente, a maior diferença é o texto “Incognito” no canto superior direito.

Para usar o modo escuro no Windows, você pode baixar o Chrome Canary — que cria uma instalação separada — e incluir o comando --force-dark-mode no atalho.

No macOS, basta ativar o modo escuro do Mojave. Esta é a interface do Chrome Canary (cortesia do MacRumors):

E esta é a interface escura em testes no Chrome OS (via Reddit):

Como usar o modo noturno no Chrome Canary

Se você estiver usando o macOS, basta ativar o modo escuro do sistema: o Chrome Canary vai adotar o dark mode automaticamente. Se você estiver no Chrome OS, o processo é mais complicado; as instruções estão aqui.

Siga essas instruções caso você esteja no Windows:

  • baixe e instale o Chrome Canary — isso vai criar um atalho da área de trabalho;
  • clique no atalho com o botão direito e escolha Propriedades;
    • se você apagou o atalho, faça o seguinte: abra o menu Iniciar, digite “canary”, clique com o botão direito, escolha Abrir local do arquivo, clique com o botão direito no atalho e escolha Propriedades;
  • na janela que se abre, encontre o campo Destino, insira um espaço no final e coloque --force-dark-mode (com dois hífens);
  • clique em OK;
  • clique duas vezes no atalho para usar o modo noturno.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados