Início » Internet » Google Chrome melhora modo noturno em testes no Windows

Google Chrome melhora modo noturno em testes no Windows

Google Chrome prepara dark mode para Windows, macOS, Chrome OS e Android; saiba como ativar modo noturno na versão Canary

Felipe Ventura Por

Você gostaria que todo programa tivesse um modo noturno? O Google Chrome, navegador mais utilizado na web, está preparando um dark mode para AndroidWindows, macOS e Chrome OS. Agora, graças a alguns ajustes na interface, esse recurso enfim se tornou utilizável em PCs com o sistema operacional da Microsoft.

O modo noturno estava disponível no Chrome Canary para Windows desde o final de dezembro. No entanto, era difícil usá-lo: os menus tinham fundo cinza-escuro e texto na cor preta, dificultando a leitura. Além disso, a nova guia estava com o fundo branco; dado que ela aparece com frequência, isso era um problema.

Não mais! A versão mais recente do Chrome Canary (74.0.3705.1) para Windows traz menus mais fáceis de ler, com fundo cinza-escuro e texto na cor branca. Além disso, a nova guia também traz um fundo cinza-escuro; o logotipo do Google está em um cinza-claro monocromático para maior contraste.

Ou seja, basta instalar uma extensão como Dark Reader ou Dark Mode, e visitar praticamente todos os sites — incluindo o Tecnoblog — em uma interface escura...

... com algumas exceções. Várias partes do Chrome ainda continuam com fundo branco: o histórico, o gerenciador de favoritos, o menu Transmitir e as configurações. No entanto, são áreas do navegador que a maioria das pessoas acessa menos; e o Google certamente levará o dark mode para elas também.

Além disso, você precisa ficar atento ao usar janelas anônimas: a interface é praticamente a mesma que nas abas tradicionais. Atualmente, a maior diferença é o texto "Incognito" no canto superior direito.

Para usar o modo escuro no Windows, você pode baixar o Chrome Canary — que cria uma instalação separada — e incluir o comando --force-dark-mode no atalho.

No macOS, basta ativar o modo escuro do Mojave. Esta é a interface do Chrome Canary (cortesia do MacRumors):

E esta é a interface escura em testes no Chrome OS (via Reddit):

Como usar o modo noturno no Chrome Canary

Se você estiver usando o macOS, basta ativar o modo escuro do sistema: o Chrome Canary vai adotar o dark mode automaticamente. Se você estiver no Chrome OS, o processo é mais complicado; as instruções estão aqui.

Siga essas instruções caso você esteja no Windows:

  • baixe e instale o Chrome Canary — isso vai criar um atalho da área de trabalho;
  • clique no atalho com o botão direito e escolha Propriedades;
    • se você apagou o atalho, faça o seguinte: abra o menu Iniciar, digite "canary", clique com o botão direito, escolha Abrir local do arquivo, clique com o botão direito no atalho e escolha Propriedades;
  • na janela que se abre, encontre o campo Destino, insira um espaço no final e coloque --force-dark-mode (com dois hífens);
  • clique em OK;
  • clique duas vezes no atalho para usar o modo noturno.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo yan
Tem como configurar automático nele? O Android não mata o app depois de um tempo?
paulo yan
No teu é nativo ou usa app?
Kodos Otros
Não, a v10 ainda. Foi a atualização que sai toda sexta, no caso a de ontem.
Diogo
Eu também acho muito ruim quando o fundo escuro é usado com texto (mas não tenho esse problema com listras). O modo escuro do Outlook mesmo é horrível...
Diogo
Qual versão da MIUI, a 11? Eu vi aqui que eles planejam atualizar mesmo aparelhos mais antigos (como o meu, um Redmi 3s). Link: https://arena4g.com/lista-m...
Marsupial radical
Pra completar a trindade, o Nubank podia lançar modo noturno também...
Mickão
Tipo o Telegram, que permite ajustar os horários de início e fim do dark mode automaticamente. Isso aliado ao filtro de tela azul também em horários estabelecidos é uma delícia. Praticidade que não abro mão.
Kodos Otros
Sim! Esse eu já venho usando, é um baita alívio para ozóios.
Maico Andrade
Depois que indicaram o Dark Reader o mundo se tornou outro, acabou a luz branca na cara!
Kodos Otros
A Miui (dev) atualizou ontem e implementou o modo noturno da melhor maneira: ter a opção de mudar automaticamente pra esse modo de acordo com o horário local. Eu não gosto de interface escura, mas a clara incomoda demais a noite, então muda só nesses horários, excelente.
Rafael Moreira
Também penso assim, modo noturno bom só para visualizar conteúdo de imagem/video.
Rodrigo
Tanta confusão de faz isso aquilo pqp. É só instalar o https://userstyles.org/styl...
João
O modo anônimo ainda tem os menus brancos, cega os olhos.
Destroyzer
Usei esse código no chrome normal e funcionou também!
Diego F. Duarte
Vc pode ter vista cansada ou astigmatismo. Antes de usar oculos p isso eu tinha isso tb, fora o reflexo da tela.Um bom oculos p astigmatismo, photofobia e filtro UV c anti reflexo resolve 100% disso, e nem e tao caro assim dependeno do grau
Alisson Santos
Eu gosto do modo noturno, mas só uso onde o foco é imagem e vídeo, como YouTube e Twitch, pois dá destaque ao que importa e melhora a percepção das cores, mas não uso onde o foco é o texto, pois o texto branco em fundo escuro deixa listras horizontais e fantasmas nas minhas vistas.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
então... pegaram o modo anônimo ( ͡° ͜ʖ ͡°) e jogaram pra modo noturno...legal. pra macos e chromeos só a tela de fundo principal (onde mostra as abas recente) que parece modo noite.