Início » Aplicativos e Software » Google recua em mudança no Chrome que quebraria bloqueadores de anúncios

Google recua em mudança no Chrome que quebraria bloqueadores de anúncios

O Google parece ter voltado atrás em uma proposta de mudança em uma API usada por bloqueadores

Victor Hugo Silva Por

O Google anunciou há algumas semanas que faria mudanças com o objetivo de melhorar a segurança e o desempenho do Chrome. A medida, que influenciaria a atividade de bloqueadores de anúncios, deverá levar mais tempo que o esperado para entrar em vigor.

A empresa informou que irá revisar sua proposta de alteração para preservar a oferta de bloqueadores de anúncios. Alvo de críticas de desenvolvedores e usuários, o plano previa mudanças na WebRequest, API usada por extensões para impedir a execução de certos conteúdos em uma página.

Google recua em mudança no Chrome que quebraria bloqueadores de anúncios

“Não é, nem nunca foi nosso objetivo impedir ou interromper o bloqueio de conteúdo”, disse o Google. A companhia incluiu a proposta de mudança na WebRequest e de outras APIs no documento público conhecido como Manifest V3.

Segundo o Ars Technica, ele tem o objetivo de garantir mais privacidade aos usuários, dificultar a ação de extensões maliciosas e melhorar a performance do Chrome. O Google indica que a WebRequest tem um impacto negativo no desempenho do navegador.

A API permite que as extensões façam uma análise de cada solicitação das páginas para mantê-las da mesma forma, modificá-las ou removê-las completamente. Os bloqueadores dependem dessa função para impedir a exibição de publicidade em sites.

A sugestão inicial do Google era de que as extensões migrassem para a API DeclarativeNetRequest. Ela também impediria anúncios, mas o controle passaria às mãos do navegador, que receberia listas das extensões com o que seria bloqueado.

O processo evitaria, segundo o Google, o uso de algoritmos muito complexos e tornaria o Chrome mais eficiente. Apesar disso, a lista teria um limite de 30 mil registros, número bem menor que o utilizado pelos bloqueadores de anúncios.

A mudança prejudicaria outras extensões que também usam a WebRequest, como as que impedem o acesso a sites conhecidos de phishing. O Google não chegou a uma conclusão para as mudanças no Manifest V3, mas a WebRequest ainda será centro de muitas discussões.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

S Y N T H W A V E + L O V E R

Kkk achei a news. Olha os prints da tela dele sem ads, e olha na segunda imagem, tem o Adblock ali. Até desativei o Adblock na mesma página pra comparar com a dele. A dele bem limpinha e minha ficou lotada. kk

https://tecnoblog.net/264498/chrome-70-pip-desktop/

Giovani Sousa

Tenho o pé atrás com apps estilo Adguard e Blokada, fica somente o pihole mesmo pra lidar com os espertofones na rede, mas tem feito o serviço certinho ..

Eric Viana

Kkkkkk, sério? Nunca reparei, só sei que estou fazendo minha parte pra pagar o salário do Higa!

S Y N T H W A V E + L O V E R

Instala o Tampermonkey e esse script:

https://greasyfork.org/pt-BR/scripts/37654-popup-blocker-script

S Y N T H W A V E + L O V E R

Tem o brave. É um Chrome com Adblock nativo. E tem o Adguard. Tira ads de tudo, até o YT se souber configurar (mas não sei se é 100%).

S Y N T H W A V E + L O V E R

Os próprios redatores aqui usam Adblock, cara. Já vi print deles com Adblock.
¯\_(ツ)_/¯

S Y N T H W A V E + L O V E R

uBlock Origin + ScripSafe + Tampermonkey + Popup Blocker Script

E Adguard no celular. Zero ads, zero popup.

Thiago Calazans

Pô irmão, aqui ele tá bloqueando os anúncios de boa e o pop-up não é apresentado. Navegando normal.

Baio-kun

Alguns sites tem tantos anúncios que a rolagem da tela chega a lagar. Realmente impossível de usar sem Adblock.

betacaroteno

Já uso....não resolve não. Pq não é anúncio. É pop-up.
Veja, por exemplo, nos sites da editora Abril, como Exame ou Veja...
Vc não navega mais com adblock ligado.

Keaton

Nano Defender + uBlock Origin (ou Nano Adblock)

Thiago Calazans

Falaram sobre o uBlock Origin em um dos comentários, instalei pra conhecer, e ele bloqueia os anúncios de boa sem aparecer essa maldita pop-up. Dá uma olhada!

Arnold

é verdade, o Samsung Internet Browser com adblock é muito bom, eu tbm uso aqui no meu tablet ele é bem legal, e tem varios adblocks nele, eu uso o adguard nele, bloqueia mesmo, só tem que ativar depois nas config do navegador o adblock mas é rapidao, é uma pena ele não ter um tradutor nativo igual o chrome hehe

Arnold

Não sou contra os anúncios, mas navegar na internet hoje sem adblock é igual fazer sexo com desconhecido sem camisinha kkkkk vc nunca sabe o que pode pegar

Arnold

é verdade, tem site que você entra e impede de ver o conteúdo por estar usando adblock ( eu sei que tem como burlar isso ) ai vc desativa o adblock pra ver o conteúdo e vem anuncio que vc foi escolhido para receber um iphone de graça, 50 poup up, anuncio na frente da materia,e o caralho todo, ai vc ve como tá foda e como não dá pra ficar sem

Exibir mais comentários