Início » Aplicativos e Software » Chrome vai impedir que sites descubram se você está em janela anônima

Chrome vai impedir que sites descubram se você está em janela anônima

Mudança poderá ser utilizada na versão Chrome Canary nos próximos dias

André Fogaça Por

O Google finalmente prometeu solucionar uma brecha do Chrome que permite ao desenvolvedor de um endereço na web descobrir se o usuário está em uma janela anônima. Presente faz tempo no browser, o gigante das buscas garantiu que ao menos na versão 76 a correção já estará acionada por padrão.

Como abrir uma Guia Anonima

A janela de navegação anônima funciona como uma forma de tornar o uso da internet mais privado, seja por não estar logado em nenhum site e não carregar a informação do histórico daquele momento, ou simplesmente para não deixar muitos rastros de qual site o usuário acessou em um momento. O problema é que existe uma forma simples para que um endereço da web identifique esta aba e remova algumas de suas funções.

A forma mais simples de detecção é ao tentar acessar uma API chamada FileSystem, que é desativada nesta forma de navegação. A API é a responsável por organizar os arquivos que serão armazenados durante o acesso ao site e quais deles ficarão presentes no dispositivo por mais tempo.

Felizmente o Google mostrou que está disposto a acabar com a possibilidade ao manter a API acessível mesmo durante a janela anônima, mas tornando volátil a memória utilizada por ela. Com isso o navegador garante que as informações que são gravadas serão completamente removidas depois de fechar a janela – da mesma forma como funciona a RAM no computador, que perde todos os dados quando a energia é removida.

Depois disso, o Chrome deve remover a API do navegador. Segundo o Google, a remoção foi confirmada por conta do uso exclusivo de sua plataforma e que a API só é requisitada para saber se a janela anônima está aberta. A promessa é de levar a alteração para a versão 74 do Chrome, mas ainda como um dos recursos que precisam ser habilitados manualmente.

A versão do browser com a API removida por padrão e para todos será a 76. Hoje (18) o Chrome roda na versão 72 e o primeiro beta, ainda na build Chrome Canary, será disponibilizada nos próximos dias.

( ͡° ͜ʖ ͡°)

Com informações: 9to5Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baidu feat MC Brinquedo

Olha, nunca ouvi falar nada a respeito. Acredito que não (posso estar errado), até porque o Firefox é um "open source de verdade".

Denis

os sites também conseguem ver se vc está em modo anônimo no firefox pra pc? eu uso, será que ele também tem essa brecha do chrome?!

Keaton

Tinha uma extensão do chrome que limpava os cookies destes sites toda vez que tu mudava de página. Ai nunca contava... não lembro o nome.

Islan Oliveira

Burlesco

Guaip

Eu diria que é um efeito colateral de alguma outra proteção (bloquear navegadores anônimos tipo Tor, por exemplo, onde o perfil de usuário tem estatisticamente mais chances de estar praticando um golpe).

Vinícius Mazzola

Já aconteceu de empresa de avião não me vender a passagem por estar em anônimo também, queria evitar que os preços mudassem baseado nos meus Cookies, mas agora acho que pararam

Lucas Henrique

Faço isso. Mas tem sites que colocam o JS do paywall no início do carregamento junto com os arquivos CSS. A Folha faz isso, se não me engano.

Rod

Sim.

Diogo

Ele burla o paywall também?

Baidu feat MC Brinquedo

Firefox no PC e Opera no celular.

Infelizmente a interface do Firefox no Android é péssima e não dá pra engolir.

Mantenho todos os favoritos com o Sync e, por precaução, mantenho o json com os favoritos sempre no DropBox.

Drax

Eu fazia isso pra ler no Jota kkkk

Rod

Outline resolve.

Rod

Outline já faz um bom estrago.

@cheesepaulo

Tem site que isso é feito com JS, e como carrega por ultimo. Se você der load na page e em seguida já parar o carregamento você escapa do paywall.

@cheesepaulo

talvez por conta do sistema de DMR deles precise dessa api.

Exibir mais comentários