Início » Celular » Google pode acabar com botão Voltar no Android Q

Google pode acabar com botão Voltar no Android Q

Google testa eliminar botão Voltar no Android Q: bastaria deslizar o botão Home para a esquerda

Felipe Ventura Por

O Google está testando eliminar o botão Voltar no Android Q, substituindo-o por um gesto no botão Home — bastaria deslizá-lo para a esquerda. É algo semelhante ao que vemos em celulares da Motorola, Xiaomi e OnePlus. Trata-se de uma tendência cada vez mais comum, à medida que migramos para dispositivos com telas maiores e com menos bordas.

Smartphone Android

O XDA Developers obteve uma versão de pré-lançamento do Android Q, compilada no final de janeiro, em que a navegação por gestos não inclui um botão Voltar. Em vez disso, você desliza o botão Home para a esquerda.

O Android 9 Pie traz um modo de navegação por gestos, mas ainda mantém o botão Voltar. Este modo é opcional na maioria dos celulares, porém é obrigatório no Pixel 3 e 3 XL. O Google queria apresentar algo novo, mas tinha que manter alguns elementos familiares — caso do botão Voltar. Agora é possível removê-lo de vez, já que os usuários estão mais acostumados.

Há outras mudanças aqui. No Android Pie, você pode alternar entre apps deslizando o botão Home para a direita. No Android Q, esse gesto faz a mesma coisa — mas a transição entre um app e outro agora é mais semelhante ao iPhone X. Confira no vídeo:

Esses são os gestos do Android Q para o botão Home, e o que cada um faz:

  • tocar: volta à tela inicial
  • tocar e segurar: ativa o Google Assistente
  • deslizar um pouco para cima: abre o menu de multitarefa com os apps na horizontal
  • deslizar bastante para cima: abre a gaveta de apps
  • deslizar para a direita: alterna entre apps recentes
  • deslizar para a esquerda: atua como botão Voltar

Vale notar que, como esta é uma versão pré-lançamento, o Google pode voltar atrás e manter o botão Voltar. No entanto, isso mostra que a empresa está cogitando removê-lo em breve. A mudança na navegação de gestos só deve ser anunciada durante a conferência I/O em maio.

Outros vazamentos indicam que o Android Q deve incluir um modo escuro para toda a interface; suporte nativo a reconhecimento facial 3D, semelhante ao Face ID; além de um modo desktop.

Com informações: XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Miles Prower

Primeiro o botão de Menu, agora o botão de voltar?

Lucas

acho que eu fui descobrir isso 1 mês depois. isso e tocar no relógio pra dar um scroll top foram as melhores descobertas.

paulo yan

Eles deveriam acabar era com isso de "gaveta de apps".

paulo yan

Pois eu amei isso logo de cara.

Fábio Hawthorne Amaral

Botão para que? Que Ios o q! Botões infelizmente deixaram de existir faz algum tempo...

Quer deixar o Android perfeito? Cópia o Miui,
Miui 10 >> all

Comentário Mil Grau℗

Não é essa alternância, e sim igual a essa beta tester do Android O e do iPhone onde vc escolhe rapidamente qual app quer abrir novamente. E outra, eu uso a opção de gestos da MIUI, nunca cheguei a usar botões virtuais.

Gertrudes, a Lhama

Não uso root. Qual seria a diferença? Escondi a barra com o adb e não tenho reclamações

Joseph Arimateias Diniz

Modo desktop...
Faz tempo que prometem isso. Será que sai antes do Android 20?

Thiago Calazans

Né? De vez em quando eu ainda me perco, principalmente com apps que não tem um botão (e o gesto) de voltar em todas as telas.

Thiago Calazans

Cara, quando você começar a usar gestos você vai ver que é bem melhor arrastar mesmo.

Pra voltar no iOS basta puxar para a direita no canto esquerdo do app e aquilo é uma mão na roda da porr#, quando um app não tem suporte aquilo chega dá uma agonia.

O Chrome no Android permite arrastar uma aba para fechá-la e eu prefiro muito mais do que apertar o botão de fechar a aba.

Apenas 2 exemplos, mas as opções de arrastar são bem mais agradáveis de se fazer. Bom, pelo menos pra mim!

richardsonvix

Exatamente.

Esse navegador touch da Motorola foi a melhor sacada de todas.

Deve ter alguma coisa patente, só pode.

Kodos Otros

Pois é! Eu vi esse app! Fica igual ao da Miui, muito bom. Eu já usava gestos desde o Android 4, quando tinha Nexus. Sempre detestei aquela barra inferior e usar gesto é muito melhor.

Franco Luiz

Concordo tbm uso ele com root fica bom demais

Franco Luiz

Eu to usando um app de gestos que deixa quase igual ao da apple se chama fluidNG dei acesso root pra ele oculta os botoes e ficou otimo , mas devia ser assim por padrao acho a soluçao do google horrivel

Leumas Ninguem

Os gestos no sensor nos Moto G é uma mão na roda

Não fico mais sem, até estranho pegar aparelhos com botão virtual kkkkk

Exibir mais comentários