Início » Celular » Google pode acabar com botão Voltar no Android Q

Google pode acabar com botão Voltar no Android Q

Google testa eliminar botão Voltar no Android Q: bastaria deslizar o botão Home para a esquerda

Por
35 semanas atrás

O Google está testando eliminar o botão Voltar no Android Q, substituindo-o por um gesto no botão Home — bastaria deslizá-lo para a esquerda. É algo semelhante ao que vemos em celulares da Motorola, Xiaomi e OnePlus. Trata-se de uma tendência cada vez mais comum, à medida que migramos para dispositivos com telas maiores e com menos bordas.

Smartphone Android

O XDA Developers obteve uma versão de pré-lançamento do Android Q, compilada no final de janeiro, em que a navegação por gestos não inclui um botão Voltar. Em vez disso, você desliza o botão Home para a esquerda.

O Android 9 Pie traz um modo de navegação por gestos, mas ainda mantém o botão Voltar. Este modo é opcional na maioria dos celulares, porém é obrigatório no Pixel 3 e 3 XL. O Google queria apresentar algo novo, mas tinha que manter alguns elementos familiares — caso do botão Voltar. Agora é possível removê-lo de vez, já que os usuários estão mais acostumados.

Há outras mudanças aqui. No Android Pie, você pode alternar entre apps deslizando o botão Home para a direita. No Android Q, esse gesto faz a mesma coisa — mas a transição entre um app e outro agora é mais semelhante ao iPhone X. Confira no vídeo:

Esses são os gestos do Android Q para o botão Home, e o que cada um faz:

  • tocar: volta à tela inicial
  • tocar e segurar: ativa o Google Assistente
  • deslizar um pouco para cima: abre o menu de multitarefa com os apps na horizontal
  • deslizar bastante para cima: abre a gaveta de apps
  • deslizar para a direita: alterna entre apps recentes
  • deslizar para a esquerda: atua como botão Voltar

Vale notar que, como esta é uma versão pré-lançamento, o Google pode voltar atrás e manter o botão Voltar. No entanto, isso mostra que a empresa está cogitando removê-lo em breve. A mudança na navegação de gestos só deve ser anunciada durante a conferência I/O em maio.

Outros vazamentos indicam que o Android Q deve incluir um modo escuro para toda a interface; suporte nativo a reconhecimento facial 3D, semelhante ao Face ID; além de um modo desktop.

Com informações: XDA Developers.

Mais sobre: , ,