Início » Aplicativos e Software » Inteligência artificial cria rostos realistas que na verdade não existem

Inteligência artificial cria rostos realistas que na verdade não existem

Rostos são de pessoas que não existem e foram criados com ajuda de um servidor com GPU da Nvidia

Por
34 semanas atrás

Um site chamado ThisPersonDoesNotExist consegue utilizar inteligência artificial para criar um rosto a cada atualização de sua página. O endereço, criado por Philip Wang, utiliza apenas um servidor simples, com GPU Nvidia e banco de dados gigantesco de imagens para criar os retratos de forma bastante realista – com alguns erros, mas fidedigno.

Wang é um engenheiro de software que trabalha para a Uber, que tirou proveito de uma pesquisa publicada no ano passado pela Nvidia e um algoritmo de rede neural chamado StyleGAN, que é confrontado contra ele mesmo para melhorar os resultados e aprimorar a qualidade da criação na próxima vez – melhorando os traços e até a resolução da imagem.

Retrato criado apresenta alguns erros, como um círculo no cabelo

O projeto criado é focado em rostos humanos, mas pode ser utilizado para outros tipos de imagens como de grafitis e rostos de desenhos animados. O treinamento do banco de dados utiliza 70 mil fotos de rostos humanos coletados no Flickr, com diferentes idades, etnias, gêneros e cenários onde as fotos de verdade foram tiradas.

O desenvolvedor afirma que criou o site para alertar as pessoas sobre as possibilidades da tecnologia. O StyleGAN é de código aberto e pode ser bastante importante para designers e ilustradores, mas potencialmente perigoso por permitir que perfis falsos sejam criados de forma mais fiel com a suposta pessoa.

Com informações: The Verge e Engadget.