Samsung Galaxy S10, S10+ e S10e: uma olhada de perto

Novos smartphones caros da Samsung têm baterias maiores, telas com notch circular e câmeras aprimoradas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 semanas
Samsung Galaxy S10+

Direto de San Francisco — Faz quase dez anos que a Samsung apresentou o primeiro smartphone Galaxy, que tinha um monte de botões físicos, tela de 3,2 polegadas e uma única câmera: a traseira. Em 2019, a décima geração do Galaxy S chega em quatro variantes, com até cinco câmeras, uma tela enorme de até 6,7 polegadas e uma frente com nenhum botão e quase nenhuma borda.

O Galaxy S10, o Galaxy S10+ e o Galaxy S10e são os novos celulares topo de linha da Samsung para o mundo. Além deles, uma versão com 5G, ainda mais poderosa, estará disponível em países selecionados. Em comum, eles possuem uma tela com um buraco para abrigar a câmera frontal, melhorias no software de fotografia e muito foco em conectividade sem fio.

Review completo do Galaxy S10+

Primeiras impressões em vídeo

Galaxy S10 e Galaxy S10+

Começando pelos mais caros, o Galaxy S10 e o Galaxy S10+ são bem parecidos por dentro. Ambos trazem uma tela curvada nas laterais com resolução Quad HD+ e um leitor de impressões digitais ultrassônico embutido no display. Eles têm 8 GB de RAM e 128 ou 512 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão. No caso do Galaxy S10+, existe uma versão com 12 GB de memória e 1 TB de espaço para quem estiver com dinheiro sobrando.

Samsung Galaxy S10 e S10 Plus

A Samsung explicou que a versão global do Galaxy S10, incluindo a brasileira, é equipada com processador Exynos 9820, com desempenho 21% superior na CPU e 37% na GPU em comparação com o chip anterior da marca, mas aumentando a eficiência energética em 15%. Só alguns países, como os Estados Unidos, vão receber a versão com Snapdragon 855, já que nesses locais ainda são utilizadas redes móveis CDMA — que não são compatíveis com o modem do Exynos.

A câmera traseira continua com estabilização óptica de imagem para evitar fotos borradas no escuro e possui três sensores. O principal tem resolução de 12 megapixels e lente de abertura dupla (f/1,5-2,4). A lente telefoto permanece com abertura f/2,4 e um sensor de 12 megapixels para capturar imagens com zoom. A novidade é uma lente ultrawide de 16 megapixels com campo de visão mais amplo, de 123 graus. No software, a Samsung simplificou as três câmeras como tendo zoom de 1x, 2x ou 0,5x.

Samsung Galaxy S10 Plus

Aliás, a promessa é que o software da câmera está mais esperto, tanto para foto quanto para vídeo. O reconhecimento de cenas, que já detectava pessoas, animais, roupas ou alimentos, ficou mais específico, diferenciando cachorros, gatos, bebês, sapatos, carros e bebidas. No total, são 30 tipos de cenas otimizadas pelo aplicativo.

Além disso, a Samsung adicionou um tal de Super Steady Video, que tenta deixar os vídeos mais estabilizados do que antes. Como funciona? Basicamente, ele utiliza a câmera ultrawide para filmar e então corta as bordas do vídeo para um campo de visão de 75,6 graus (em vez dos 60 graus da geração anterior). Ou seja, também dá para utilizar o Galaxy S10 como se fosse uma câmera de ação, como a GoPro.

Samsung Galaxy S10

Na câmera frontal, temos a primeira diferença entre os aparelhos. O Galaxy S10 tem um único sensor de 10 megapixels com lente de abertura f/1,9 e filmagem em 4K. Já o Galaxy S10+ adiciona uma segunda câmera para detectar profundidade. Em tese, isso melhora o efeito de desfoque de fundo — mas precisamos de mais tempo para saber se ela faz diferença mesmo. Sentiu falta de alguma coisa? Isso mesmo: o leitor de íris foi aposentado em favor do reconhecimento facial, que não exige espaço adicional no notch.

A resolução de tela é a mesma nos dois, mas o Galaxy S10 tem 6,1 polegadas, enquanto o Galaxy S10+ tem 6,4 polegadas — ambos são maiores que os antecessores, que eram equipados com displays de 5,8 e 6,2 polegadas. A Samsung mudou o nome do painel, de Super AMOLED para Dynamic AMOLED (ou Display AMOLED Dinâmico, como a Samsung deve chamá-lo no Brasil).

Samsung Galaxy S10 Plus

O principal motivo da mudança do nome é o fato de esta ser a primeira tela de smartphone com certificação HDR10+, que oferece cores de 10 bits e maior alcance dinâmico em conteúdos que suportem esse formato — ou seja, brancos mais claros e pretos mais escuros. Um vídeo com HDR10+ pode ter os tons de cores de cada frame mapeados pela tecnologia, deixando a exibição mais precisa.

O brilho atinge 800 nits em condições normais, batendo picos de até 1.200 nits sob a luz do sol. E a tela emite 42% menos luz azul que a do Galaxy S9, mesmo com o filtro de luz azul desativado, para não afetar a sua produção de melatonina e não atrapalhar o sono.

Samsung Galaxy S10 Plus

A conectividade também melhorou: o modem 4G é LTE categoria 20 e pode atingir 2,0 Gb/s de download e 150 Mb/s de upload, e os aparelhos suportam redes Wi-Fi 6 (anteriormente conhecidas como 802.11ax), que funcionam em uma gama maior de frequências e suportam velocidades maiores, desde que você também compre um roteador novo para aproveitar a tecnologia.

Outra novidade é que o carregamento sem fio agora funciona nas duas direções: você pode recarregar a bateria do Galaxy S10 ou do Galaxy S10+ por indução ou então reabastecer os novos fones de ouvido Galaxy Buds simplesmente posicionando-os na traseira do aparelho, em um recurso batizado de Wireless PowerShare. Qualquer dispositivo compatível com o padrão Qi pode ter a bateria compartilhada sem necessidade de fios.

Samsung Galaxy S10 Plus

O problema é que é complicado utilizar o smartphone enquanto você recarrega outro gadget na traseira do aparelho. Mas isso pode quebrar o galho em emergências, até porque bateria não deve ser um empecilho: o Galaxy S10 tem 3.400 mAh, enquanto o Galaxy S10+ chega com 4.100 mAh. Curiosamente, ambos ficaram mais finos e mais leves que o Galaxy S9 e o Galaxy S9+, que tinham baterias menores, o que até gera um medinho — mas é difícil que a Samsung cometa o mesmo erro de novo.

Galaxy S10e

Para quem não pode gastar tanto com um Galaxy S10+, a Samsung trouxe uma versão menos cara, batizada de Galaxy S10e. Ele traz o mesmo processador, mas deixa de lado algumas tecnologias novas: o leitor de impressões digitais fica em um botão na lateral, não no display; a tela não é curvada nas laterais; e a câmera traseira é “apenas” dupla. A lente principal e a grande angular permanecem, enquanto a telefoto com zoom óptico vai embora.

Samsung Galaxy S10e

O Galaxy S10e (com “e” de “essencial”) é o caçula da família, com visor de 5,8 polegadas e resolução Full HD+, totalmente plano. As bordas em cima e embaixo foram muito reduzidas: apesar de ter o mesmo tamanho de display do Galaxy S9, ele é 5,5 mm mais compacto na altura. O painel é o AMOLED Dinâmico com proporção 19:9 e o buraco no canto superior direito para a câmera frontal de 10 megapixels.

Nos números, o Galaxy S10e tem baixas na capacidade de bateria, que é de 3.100 mAh; na RAM, que pode ser de 6 ou 8 GB; e no armazenamento interno, que varia entre 128 e 256 GB. A Samsung manteve o carregamento wireless reverso, os mesmos recursos de conectividade, inclusive a entrada para dois chips, e o poder de processamento, então ele pode ser uma opção para quem procura um smartphone potente com um preço mais digerível.

Samsung Galaxy S10e

Outra coisa que não muda no modelo mais básico é o software, baseado no Android 9 Pie. A interface de fábrica é a One UI, com ícones novos, modo noturno e telas pensadas para facilitar a utilização com uma mão só — os elementos de interação, como botões e itens de menu, ficam no meio ou na parte inferior da tela, podendo ser alcançados com o polegar sem fazer acrobacias. No Brasil, o Galaxy S9 e o Galaxy S9+ já receberam a atualização, mas até alguns celulares da linha Galaxy J terão a nova interface.

Samsung Galaxy S10e

Segundo a Samsung, o software trouxe melhorias de desempenho: ele abre os aplicativos mais rapidamente e traz o Adaptive Power, para gerenciar melhor a bateria. E a assistente pessoal Bixby, que ainda não fala português, teve o nome estampado no recurso Bixby Routines, que automatiza certas tarefas: você pode configurar para o Galaxy S10 tocar uma playlist e abrir o Google Maps assim que entrar no carro, por exemplo.

E o tal do Galaxy S10 com 5G?

Além do Galaxy S10, Galaxy S10+ e Galaxy S10e, a Samsung citou uma quarta versão que provavelmente não veremos tão cedo no Brasil; é o primeiro Galaxy com conexão 5G. Ele não estava disponível para demonstração no evento fechado, mas a empresa já adiantou que será maior e mais poderoso, com tela de 6,7 polegadas (!) e bateria de 4.500 mAh para aguentar o tranco.

Quando chega?

Samsung Galaxy S10e

A pré-venda do Galaxy S10, Galaxy S10+ e Galaxy S10e começa no dia 21 de fevereiro, e os aparelhos serão entregues a partir de março. O Galaxy S10 com 5G só será vendido em alguns países, e a data de lançamento depende da implantação das redes 5G em cada região.

A Samsung ainda não confirmou a data de lançamento dos celulares no Brasil, mas historicamente o Galaxy S chega rápido ao nosso país e, de qualquer forma, um dos processos mais burocráticos, que é a homologação na Anatel, já foi realizada. A única certeza é que eles serão bem caros.

Nosso review do Galaxy S10 será publicado em breve. O que você quer saber sobre ele?

Samsung Galaxy S10 – ficha técnica:

  • Tela: 6,1 polegadas, Quad HD+ (3040 x 1440), 550 ppi, entalhe Infinity-O, painel AMOLED Dinâmico com HDR+, brilho de até 800 nits, Gorilla Glass 6
  • Processador: Snapdragon 855 nos EUA, Exynos 9820 no restante do mundo, incluindo Brasil
  • RAM e armazenamento: 6 GB + 128 GB ou 8 GB + 512 GB
  • Bateria: 3.400 mAh, Power Share, carregamento rápido sem fio 2.0
  • Câmera traseira:
    • 12 megapixels f/2,4 zoom telefoto, estabilização óptica de imagem
    • 12 megapixels f/1,5 e f/2,4 grande-angular (77 graus), estabilização óptica de imagem Dual Pixel
    • 16 megapixels f/2,2 Ultra Wide (123 graus)
  • Câmera frontal: 10 megapixels f/1,9, grava vídeos em 4K
  • Sistema operacional: Android 9 Pie com interface One UI
  • Mais: porta USB-C, leitor de digitais ultrassônico, reconhecimento facial, resistência IP68 a água e poeira, alto-falante e fone de ouvido AKG com som Dolby Atmos
  • Dimensões: 7,8 mm de espessura, 157 g
  • Cores: branco, verde, preto (traseira de vidro)

Samsung Galaxy S10+ – ficha técnica:

  • Tela: 6,4 polegadas, Quad HD+ (3040 x 1440), 522 ppi, entalhe Infinity-O, painel AMOLED Dinâmico com HDR+, brilho de até 800 nits, Gorilla Glass 6
  • Processador: Snapdragon 855 nos EUA, Exynos 9820 no restante do mundo, incluindo Brasil
  • RAM e armazenamento: 6 GB + 128 GB, 8 GB + 512 GB ou 12 GB + 1 TB
  • Bateria: 4.100 mAh, Power Share, carregamento rápido sem fio 2.0
  • Câmera traseira:
    • 12 megapixels f/2,4 zoom telefoto, estabilização óptica de imagem
    • 12 megapixels f/1,5 e f/2,4 grande-angular (77 graus), estabilização óptica de imagem Dual Pixel
    • 16 megapixels f/2,2 Ultra Wide (123 graus)
  • Câmera frontal: 10 megapixels f/1,9 + 8 megapixels f/2,2, grava vídeos em 4K
  • Sistema operacional: Android 9 Pie com interface One UI
  • Mais: porta USB-C, leitor de digitais ultrassônico, reconhecimento facial, resistência IP68 a água e poeira, alto-falante e fone de ouvido AKG com som Dolby Atmos
  • Dimensões: 7,8 mm de espessura, 175 g
  • Cores: branco, verde, prata ou preto (traseira de vidro); preto ou branco (traseira de cerâmica)

Samsung Galaxy S10e – ficha técnica:

  • Tela: 5,8 polegadas, Full HD+ (2280 x 1080), 438 ppi, entalhe Infinity-O, painel AMOLED Dinâmico com HDR+, brilho de até 800 nits, Gorilla Glass 5
  • Processador: Snapdragon 855 nos EUA, Exynos 9820 no restante do mundo, incluindo Brasil
  • RAM e armazenamento: 6 GB + 128 GB, 8 GB + 256 GB
  • Bateria: 3.100 mAh, Power Share, carregamento rápido sem fio 2.0
  • Câmera traseira:
    • 12 megapixels f/1,5 e f/2,4 grande-angular (77 graus), estabilização óptica de imagem Dual Pixel
    • 16 megapixels f/2,2 Ultra Wide (123 graus)
  • Câmera frontal: 10 megapixels f/1,9, grava vídeos em 4K
  • Sistema operacional: Android 9 Pie com interface One UI
  • Mais: porta USB-C, leitor de digitais na lateral, reconhecimento facial, resistência IP68 a água e poeira, alto-falante e fone de ouvido AKG com som Dolby Atmos
  • Dimensões: 7,9 mm de espessura, 150 g
  • Cores: branco, verde, preto, amarelo (traseira de vidro)

Paulo Higa viajou para San Francisco a convite da Samsung.

Receba mais sobre Galaxy S10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados