Início » Brasil » CNH Digital permite usar leitor de digitais em vez de senha no Android e iPhone

CNH Digital permite usar leitor de digitais em vez de senha no Android e iPhone

CNH digital pode ser emitida no celular sem ir ao Detran; documento fica protegido por senha, leitor de digitais ou Face ID do iPhone

Felipe Ventura Por

A CNH digital pode ser emitida através do celular sem ir a um Detran: basta fazer o cadastro e realizar a verificação biométrica. O documento fica protegido por senha, para que só você tenha acesso. Agora, também é possível acessá-lo usando o Touch ID ou Face ID do iPhone, além de leitores de digitais no Android.

A novidade foi liberada nesta terça-feira (19) em atualizações do aplicativo Carteira Digital de Trânsito para iOS e Android. Se você já tem a CNH digital, é simples: você digita sua senha de quatro dígitos e o app pergunta se você deseja usar o leitor biométrico. Toque em “Sim” e pronto. Ainda será possível usar a chave de acesso, caso necessário.

Se você ainda não obteve sua CNH digital, basta seguir o processo que explicamos no final do post; então, o aplicativo dará a opção de ativar a biometria. Se você quiser desativá-la, abra o menu lateral, toque em Configurações e desmarque a opção “Biometria”.

O aplicativo também pode guardar o CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital). O documento veicular agora traz informações sobre o ano do último licenciamento, permitindo ver quando foram pagas as taxas de liberação do veículo para circulação.

A versão digital do CRLV é utilizada por 85 mil usuários nas regiões que disponibilizam esse documento no celular: Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Sergipe.

Enquanto isso, cerca de 1,5 milhão de motoristas de todo o país já possuem a CNH digital. Para emiti-la, é necessário ter uma carteira de motorista com QR Code na parte interna. Se você estiver com o modelo antigo, precisa ir até o Detran para emitir a segunda via; a taxa cobrada depende do estado.

Como gerar a CNH digital no iPhone ou Android

Para gerar a CNH digital no seu celular ou tablet, é preciso ter uma carteira de motorista com QR Code; caso contrário, você precisará obter uma segunda via no Detran. Então, basta seguir estes passos:

  • baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na App Store (iOS) ou Google Play (Android);
  • faça o cadastro no aplicativo, e realize a confirmação clicando em um link enviado por e-mail;
  • faça login no aplicativo, toque no botão + para adicionar um documento, e depois em CNH digital;
  • escolha a opção Validação pelo celular (há também as opções “com certificado digital” e “sem certificado”);
  • escaneie o QR Code que fica na parte interna da CNH em papel;
  • faça a verificação biométrica usando a câmera do dispositivo;
  • informe seu número de celular para liberar a CNH digital;
  • crie uma senha de quatro dígitos para proteger o documento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Sim, compartilhei o CRLV digital com a minha mãe sem dificuldades.

uB.

Tô usando este documento desde o dia que liberou o uso sem ir ao Detran.

Até hoje só tive problemas pra entrar num condomínio, pois o sistema (sempre culpa do sistema), n consegue fotografar o celular. Mas no final deu tudo certo

John Smith

Alguém aí já usou o CRLV digital e testou se é possível usar em mais de um aparelho?

Luiz Carlos Dias

Me pararam numa blitz, mostrei somente a CNH digital e o policial não aceitou. Então solicitei o documento dele com o número de registro da PM, ele se afastou e voltou confirmando que eu estava "liberado". País dos militares folgados Zil Zil Zil...

Caleb Enyawbruce

Show, já ativei aqui a leitura biométrica 👍

johndoe1981

Já cadastrei CNH e CRLV no app, até que funciona bem. Só foi trabalhoso procurar o CRV pra obter um código de segurança lá.

Antonio Júnior

Bacana! Tomara que liberem logo o CRLV digital no estado de SP.