Início » Aplicativos e Software » Apple quer integrar aplicativos para iPhone, iPad e Mac até 2021

Apple quer integrar aplicativos para iPhone, iPad e Mac até 2021

A empresa espera que a solução ajude a aumentar a receita de suas lojas de aplicativos

Victor Hugo Silva Por

A Apple deseja estimular a criação de aplicativos para seus sistemas operacionais. Para isso, a empresa fará com que desenvolvedores deixem de repetir o trabalho e consigam oferecer o mesmo app para iPhone, iPad e Mac.

Segundo a Bloomberg, a solução unificada para os três aparelhos deverá ficar pronta até 2021. A Apple aposta que a iniciativa fará a oferta em sua loja de aplicativos aumentar, levando a um crescimento da receita com assinaturas e compras internas.

Apple quer integrar aplicativos para iPhone, iPad e Mac até 2021

Batizado de Marzipan, o projeto foi parcialmente apresentado na WWDC do ano passado. Ele deverá ser implementado em etapas: este ano, os aplicativos de iPad se tornarão compatíveis com Mac e, em 2020, será a vez dos apps de iPhone chegarem ao computador.

O processo de atualização dos aplicativos será feito por meio de um kit de desenvolvimento de software (SDK). A expectativa é de que a primeira fase seja anunciada durante a WWDC, que, de acordo com o MacRumors, ocorrerá entre 3 e 7 de junho.

"Desenvolvedores ainda precisarão enviar versões separadas do app para as lojas de iOS e Mac, mas o novo kit fará com que eles não tenham de escrever o código do software duas vezes", diz a Bloomberg, com base em relatos de pessoas próximas ao projeto.

A Apple ainda poderá alterar seus planos em relação ao Marzipan, mas o que é certo, no momento, é que iOS e macOS seguirão como dois sistemas separados.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jonas Rafael Rossatto
Ter os apps no lugar do Chrome sugando a memória seria dahora.
Di Almeida
Não é usado no navegador, o próprio navegador Edge é atualmente um app UWP. Passará a ser Win32 quando a versão baseada no Chromium for lançada
João Silverado
UWP ñ é usado no navegador, mas sim pra criar apps ou jogos no Windows e Xbox.
Eduardo Braga
Questão de gosto, mas ainda acho bem esquisito. Apesar de que isso é sem a interferência do dev, então meio que ok.
Eduardo Braga
Realmente. Acho que quando escrevi tava pensando no app Home, que é feio até no iOS.Edit: todos os que eles portaram ficaram esquisitos, na verdade. Espero que mudem até lá.
Rafael Moreira
A mancadas no meio do caminho, como essas que você citou, como a bizarrice no carregamento por mouse por baixo. No que se diz respeito a app da loja ela vai evitar cagada, a renda dela vem dai pode apostar.
Filipe Espósito
Fiz essa montagem rápida só pra poder demonstrar melhor. Os apps do iOS rodam normalmente em escala de @2x, porém a Apple definiu que no Marzipan vão rodar em algo em torno de @1.3x, ou 0.77 em relação ao tamanho original. Até por isso que não soltaram o SDK agora com o Mojave, certamente ainda vão fazer vários ajustes para os apps seguirem o mesmo padrão sem depender do desenvolvedor.https://uploads.disquscdn.c...
Filipe Espósito
Nope. Nos apps Marzipan que já existem no Mojave a escala é diminuída em relação à original do iOS. Dessa forma, eles forçam todos os elementos pra ficarem menores no macOS.
betacaroteno
Não se esqueça do Magic Mouse....
Kodos Otros
Me pergunto pq as vendas vão caindo ano após ano.
Luizão
me pergunto pq a apple ainda vende tanto mesmo com todas essas mancadas?
Kodos Otros
Bem vindo a pós 2012, Apple do notch, do mouse que carrega por baixo, do Apple Maps etc etc etc
Rafael Moreira
Apple é exigente até para publicar o app na loja, ela não irá permitir essa coisa bizonha. Pelo menos isso eles são bons, diferente da Google e MS que permite muita coisa dentro da loja sem padronização.
Rafael Moreira
"mas o que é certo, no momento, é que iOS e macOS seguirão como dois sistemas separados"Glória!! tomara que não inventem de juntar os dois sistemas, pois o macOS além de bom não é tão fechado igual o iOS. Agora apps para as três plataformas acho válido, pois facilita e evita o retrabalho do desenvolvedor. Sem contar que para usar o app não precisa recorrer a um iPad e iPhone, pois a versão rodará no Mac.
Eduardo Braga
Vem aqueles apps com botões gigantes para serem clicados com o mouse...
Eduardo Braga
Acho que vão usar o UWP só pros apps do sistema. Como eles querem levar o Edge pro Windows 7 (doidera), o Win32 é o único que faz sentido. É tipo o Office. É muito esquisito que o que tem na loja é Win32.
Di Almeida
Mas já começou a ser abandonado, né? O Edge baseado no Chromium será Win32
Lucas Nascimento
E lá vamos nós...
João Silverado
Mas o UWP ainda é usado e atualizado.
Jairo ☠️
Boa medida .
Jairo ☠️
O problema dele sempre foi falta de apps
Baidu feat MC Brinquedo
Microsoft (finado Windows Phone) saiu do chat.