Facebook para Android permite bloquear acesso à localização em segundo plano

Saiba como desativar a localização em segundo plano no Facebook para Android e iPhone

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos

O Facebook para Android ganhou a opção de bloquear o acesso à sua localização em segundo plano. O app para iPhone já contava com isso, mas seus usuários também serão convidados a analisar o Histórico de Localização. A nova opção está sendo oferecida após uma reportagem revelar que a rede social monitora a posição de alguns usuários considerados ameaças.

Se você ativou o Histórico de Localização do Facebook, o aplicativo para Android vem coletando seu local sempre que possível, mesmo que não esteja aberto. Para impedir isso, haverá a opção de desativar a “Localização em segundo plano” nas configurações.

O Facebook vai colocar um aviso no feed de notícias para os usuários do Android com Histórico de Localização ativado. Haverá um link para abrir as configurações e desativar a localização em segundo plano.

O Android tem uma abordagem tudo-ou-nada para a localização: os apps recebem permissão para acessá-la sempre que quiserem, incluindo em segundo plano; ou simplesmente ficam proibidos de obtê-la. O Android Q vai enfim implementar uma terceira opção: permitir acesso somente quando o app está aberto.

O iOS já possui essas três opções: sempre, nunca ou durante uso do app. Ainda assim, o Facebook para iPhone vai exibir o mesmo aviso do Android sobre o Histórico de Localização, para “verificar se suas configurações também estão como desejam”.

E quem nunca ativou o Histórico de Localização? Neste caso, não será necessário fazer nada; o recurso continuará desativado, e o Facebook não coletará seu local.

Como desativar a localização em segundo plano no celular

No Android, siga estes passos:

  • abra o aplicativo do Facebook;
  • toque no botão de menu ≡, desça a lista e toque em Configurações e privacidade;
  • toque em Atalhos de privacidade e depois em Gerenciar suas configurações de localização;
  • toque em Localização em segundo plano para desativá-la.

No iPhone e iPad, é assim:

  • abra os Ajustes do iOS, role a tela para baixo e toque em Privacidade;
  • toque em Serviços de localização;
  • role a tela até encontrar o Facebook e escolha as opções Nunca ou Durante Uso do App.

Facebook obtém local de pessoas que ameaçam a empresa

Segundo a CNBC, o Facebook obtém a localização de pessoas que são consideradas uma ameaça a seus funcionários. Isso inclui os dados de localização coletados por meio do aplicativo para Android e iOS, além do endereço IP (no caso do site).

O Facebook tem uma lista de monitoramento com centenas de indivíduos que ameaçam publicamente a empresa, seus escritórios ou funcionários. Ela também inclui pessoas que fazem comentários ameaçadores para executivos como o CEO Mark Zuckerberg e a diretora de operações Sheryl Sandberg.

Outras empresas mantêm listas semelhantes de ameaças, mas o Facebook tem o poder de usar seus próprios produtos para identificar essas pessoas e rastrear sua localização.

Com informações: Facebook, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados