Tênis inteligente da Nike deixa de funcionar após atualização via Android

Nike Adapt BB é um tênis que se ajusta automaticamente aos pés — isso quando a tecnologia funciona

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nike Adapt BB

No começo do ano, a Nike lançou o Adapt BB, tênis inteligente que se comunica com o smartphone via Bluetooth para permitir ajustes automáticos dos cadarços. Isso quando a tecnologia funciona: usuários estão relatando que, após uma atualização de software, um dos pés do Nike Adapt BB parou de sincronizar, ou seja, ficou “burro”.

Não que outros usos não sejam possíveis, mas o Nike Adapt BB foi projetado para quem joga basquete. A companhia explica que, durante o jogo ou mesmo em situações cotidianas, os pés podem ficar mais inchados. O ajusto certo dos tênis evita desconforto e problemas de circulação nessas circunstâncias.

A proposta do Nike Adapt BB é justamente fazer esse ajuste, de modo automático: sensores calculam tensão e outros parâmetros para que os tênis envolvam os pés com mais ou menos intensidade.

Mas a graça está no aplicativo, disponível para Android e iOS. Por meio dele, o usuário pode aplicar diversos ajustes personalizados. É possível, por exemplo, criar uma configuração para a fase de aquecimento e outra que afrouxa os tênis durante os intervalos dos jogos.

Também dá para fazer os ajustes por meio de dois botões físicos localizados na lateral do tênis. Ambos possuem LEDs — que também aparecem em outras partes do calçado — cujas cores podem ser configuradas via app.

Nike Adapt BB

Tudo ia bem até uma atualização de firmware ser liberada para o Nike Adapt BB. O procedimento deve ser feito via aplicativo. Aqui começam os problemas: usuários estão relatando na Play Store que, após o update, um dos tênis — o esquerdo, na maioria dos casos — simplesmente para de sincronizar com o smartphone, apesar de estar pareado.

Como consequência, o tênis afetado deixa de fazer ajustes automáticos ou receber ordens do aplicativo. Ainda é possível usá-lo, mas apenas como um tênis convencional. Alguns usuários relataram que conseguiram resolver o problema aplicando um hard reset, procedimento realizado a partir dos botões laterais.

Parece que, em alguns casos, os usuários ainda conseguem fazer os ajustes por meio dos mesmos botões, mas também há relatos de pessoas que notaram que o motor que afrouxa ou aperta o tênis parou de funcionar — se eu tivesse um Nike Adapt BB, nem ligaria muito para isso, mas a impossibilidade de configurar as luzinhas me deixaria arrasado.

Aparentemente, o problema não afeta a versão para iOS. Houve até relato de um usuário que, sabendo da falha, pediu um iPhone emprestado para fazer a atualização de firmware.

Até o momento, a Nike não se pronunciou sobre o assunto, mas, mesmo que corrija o problema, ainda vai ter trabalho a fazer: além da falha, muitos usuários reclamam que o aplicativo Nike Adapt para Android não é tão funcional quanto a versão para iOS, tendo recursos faltantes, por exemplo.

O Nike Adapt BB está à venda nos Estados Unidos por US$ 350.

Com informações: CNET, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados