Início » Celular » TIM quer leilão de 5G o quanto antes e rede única de 2G e 3G com Claro, Vivo e Oi

TIM quer leilão de 5G o quanto antes e rede única de 2G e 3G com Claro, Vivo e Oi

Compartilhamento de infraestrutura 2G e 3G entre operadoras pode trazer economia

Lucas Braga Por

Manter tecnologias mais antigas pode ser um problema para as operadoras. Ter uma rede 2G ou 3G funcional resulta em altos custos e ocupação de espectro, sendo que essas tecnologias estão cedendo lugar para o 4G e 5G. Para diminuir custos e preparar caminho para o futuro, a TIM defende manter uma única rede legada com Vivo, Claro e Oi.

Durante a teleconferência para divulgação de resultados da TIM, o diretor técnico Leonardo Capdeville afirmou que não está claro quando haverá um switch-off do 2G e 3G, mas que há uma vontade em compartilhar essas redes em single grid (uma única rede, onde as operadoras utilizariam roaming) ou RAN Sharing (compartilhamento de infraestrutura).

As redes 2G e 3G ainda são muito importantes para equipamentos como rastreador de veículos, máquinas de cartão de crédito e outros dispositivos de internet das coisas. Mas como o tráfego de dados é muito baixo, manter uma rede apenas para esses dispositivos é algo custoso.

Com o desligamento das redes legadas, as operadoras conseguem reaproveitar o espectro nas tecnologias mais novas, o que melhora a qualidade do serviço. Atualmente a TIM utiliza 4G nas frequências de 700 MHz (banda 28), 1.800 MHz (banda 3), 2.100 MHz (banda 1) e 2.600 MHz (banda 7).

Operadora quer leilão do 5G "o quanto antes"

Ainda durante a conferência, o CEO Sami Foguel afirmou que quer o leilão de frequências para 5G o mais rápido possível. Ele teme que o Brasil fique atrasado com a tecnologia caso as licenças não sejam leiloadas em breve, e enxerga o 5G como fundamental para o desenvolvimento de competitividade no país.

Leia também: Por que o 5G vai mudar sua vida (mesmo que você não tenha nem 4G)

A TIM espera que o leilão aconteça em 2020, para que as redes entrem em operação no ano seguinte do arremate das faixas. De forma geral, as operadoras parecem não ter muita pressa na adoção do 5G, uma vez que não há como prever a rentabilidade da tecnologia.

Com informações: Telesíntese, (2)

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Duzera74
perfeito,não sei em qual Brasil esse rapaz acima vive.
Yago G. Oliveira
https://uploads.disquscdn.c... Não, moro no Piauí mesmo
Credulos
Meu amigo então você mora em uma bela bolha, pois nas grandes cidades nas quais ja passei e moro chegar a 100MB? Só se eu ficar em baixo da torre com um cabo cat6 ligado diretamente nela hahaha
Yago G. Oliveira
Como não? Claro que é. Essas velocidades que você ouve falar são feitas em laboratórios com ambiente totalmente programado.Eu mesmo já consegui 250Mbps em 4G com qam e 4x4. e normalmente uso 40Mbps no 2600.Mas eu compreendo, quando vieram com a implementação do 4G haviam comentários que nem o seu, falando que 4G nunca iria ser realidade..blablabla etc
Credulos
meu amigo 50Mbps a 80Mbps não é nem de perto a capacidade nominal do 4G, nos nunca nem chegamos perto, e você vem falar em 5G, isso aqui é Brasil, nosso 5G vai atingir velocidades que o 4G faz fora.
Eduardo Braga
Ah sim. Não tinha pensado na questão das frequências.
Yago G. Oliveira
Nesse caso, o 5G ele foca em coisas pessoais e fixas, na maioria das vezes. As máquinas provavelmente irão partir pro 700Mhz que hoje é a melhor conexão.
Yago G. Oliveira
Espero que não. Mas isso a gente pode levar em consideração a abordagem como vai ser feita. O 5G não deveria ser em aspecto nacional, poderia ser regional. Algumas operadoras não gostariam de investir em alguns locais, isso seria viabilizado como operadoras locais.
Yago G. Oliveira
E pensar que a dois anos atrás as ofertas de internet era 700% menores que hoje.
Yago G. Oliveira
Também acho. E digo mais, levar isso a alguns povoados menores, poderia viabilizar muito mais coisas para as pessoas, como pagamentos, cartões de crédito..etc
Yago G. Oliveira
Amigo 4G e 5G são muito diferentes. Inclusive no tipo de uso, imagina uma fibra óptica na sua rua, sem necessidade de quebrar parede ou furadeira; tudo plug in play, esse é o 5G.Eu não tenho problemas com 4G. Depois do 700Mhz então.. nunca mais nem ouvi alguém comentar. A questão maior hoje é a capacidade em números de usuários ativos.
HenryS
E se for pensar do teu jeito vamo ter um 5g que entrega 5% da capacidade. E melhor investir no 4g que até hj não pegou e não chega no país todo. Desenvolvimento e bom mas aqui no Br o buraco e mais embaixo!
André G
Muitos países já desativaram o 2G, no Japão não tem desde 2011.E mesmo o 3G está tendo algumas faixas de frequência desativada.Na Europa o 2G vai existir até 2025 só por conta dos dispositivos IOT.Fonte: https://1ot.mobi/blog/2g-an...
Henrique Silveira Steinmetz
esses equipamentos são parte antigos, e parte são construídos até hoje usando apenas a licença dessas redes
 david
Sim, tem que tentar evoluir se, se não o cara vai viver do passado atrasando tudo
 david
Cara se for pensar assim, ninguém faz nada nesse país
 david
Uma pergunta ?? essa Galera não tem dinheiro para investir?????
VolksW4GNER
Eu pego 45 Mbps no 4G da TIM, e já acho desnecessário tanta velocidade.
Souza
O legado de alguma forma tem que caminhar junto com as novas tecnologias, mas é preciso aos poucos desfazer do legado, pois é um atraso para a evolução geral.No entanto:"...mas que há uma vontade em compartilhar essas redes em single grid (uma única rede, onde as operadoras utilizariam roaming) ou RAN Sharing (compartilhamento de infraestrutura)."Assim, seria um paliativo até que tudo se ajuste.
Henrique Silveira Steinmetz
Rastreadores, centrais de alarme, sistema de automação, internet e telefonia rural, tudo roda exclusicamente em cima do 2g
BlackBird
É muita falta de senso de realidade um comentário desse.
Felipe Xavier
Não é apego ao passado, é alta carga tributária que inviabiliza atualização de equipamentos. Nem todo mundo consegue trocar de celular, TV, e qualquer outro dispositivo eletrônico todo ano, o fazem apenas quando quebra. Boa parte da população carente que mora em propriedades rurais ainda depende do 2G para comunicação.
Henrique Silveira Steinmetz
isso sem falar nos equipamentos de automação e centrais de alarme...
Rafael Moreira
Exato! e em alguns lugares nem cobertura tem, ficando disponível só o 3g. Vem falar de 5G a essa altura, deveriam tomar vergonha na cara e melhorar o 4g.
Caleb Enyawbruce
Claro e Vivo
Antonio Tavares
O 5G tem que entrar logo no mercado
Arnold
slogan honesto, nova internet 5g, velocidades ultra rápidas, para acabar com a sua franquia mais rápido ainda
Arnold
Não sei pra que mais velocidade na internet móvel, sendo que a franquia é sempre pequena, daqui a pouco você tem 10g com velocidades absurdas para sua franquia acabar em 5 segundos kkkk é puro marketing, tanto que vendem internet móvel falando que é mais rápido e tal, mas a franquia ó lá em baixo kkk
Eduardo Braga
Preciso pesquisar mais mesmo :P
EDER BATERA
Ainda tem muitos dispositivos utilizando ad redes 2G, o 3G vai ser desligado antes pois é substituível pelo 4G.O 2G tem muitos dispositivos de telemetria,rastreadores,maquinas de cartão,inteface pabx, e telefonia rural. Aparelhos estes que não são facilmente substituível pois o consumo de energia é baixo,qualidade de voz e dados estável,baixo custo de implantação e melhor propagação de sinal.O 2G perpetuará por muito tempo!
tuneman
Por isso, em minha modesta opinião, as pessoas estão confundindo o potencial do 5G.Não vai suplantar 3G ou 4G....
Caic roberto de morais
Então já que 2g 3g tá foda pra bancar repartem a conta entre si junto com as antenas que podem transmitir sinal de 4 e não 1 operadora, aderem ao 4g tbm e invistam em infraestrutura! Um 5g bem implantado deixa fibra e Adsl no chinelo. Espero isso seja realidade aqui no Brasil
Islan Oliveira
Negócio é que o alcance do 5G vai ser menor, dada as frequências que serão utilizadas.
Vitor
Acho que a TIM quer usar o 5GB pra oferecer internet "fixa" sem precisar passar kms de fibras ópticas.As outras (Vivo e Claro) que não veem vantagem nisso pois já têm uma ampla infra de internet fixa.Em tempos, poderiam desativar o 3G a partir de 2021, e deixar uma estreita faixa de espectro para o 2G. Pelo menos reforçaria as frequências disponíveis para o 4G.
Giovani Sousa
Troco velocidade por latência baixa, aqui onde eu moro a TIM pega 20 MB no 4G mas a latência é baixa (para uma rede celular) pra min está ótimo! Num mundo ideal cobertura, disponibilidade, velocidade, latência baixa, e preço justo, seria o esperado, mas o mundo não é o ideal né...
Jefferson
Logo a TIM que tem um 4G lento desse kkkkkSeria melhor as Teles investirem em cobertura e qualidade no 4G... Eu uso a Claro e consigo entre 60MB e 80MB de velocidade, e pra mim é suficiente.
Credulos
5G? As teles nacionais deveriam trabalhar em implantar o 4G que ate hoje não entrega nem 30% da capacidade da tecnologia.
Eduardo Braga
Pelo título, achei que iam querer o leilão já pra esse ano. Oh well.Já que o 5G tem um foco maior em IoT, seria certo afirmar que vão trocar o 2G/3G das maquininhas de cartão por ele, né? Pode ser uma troca indolor pros estabelecimentos, se as fabricantes se apressarem.