Início » Gadgets » SanDisk e Micron anunciam os primeiros cartões microSD de 1 TB

SanDisk e Micron anunciam os primeiros cartões microSD de 1 TB

Cartão microSD da SanDisk com 1 TB de armazenamento tem velocidade de até 160 MB/s e custará US$ 450

Felipe Ventura Por

Os primeiros cartões microSD com 1 TB de armazenamento foram revelados nesta segunda-feira (25): são dois modelos feitos pela SanDisk (da Western Digital) e pela Micron. Um deles tem velocidade de escrita de até 160 MB/s e custará US$ 450 quando for lançado nos próximos meses.

Vamos começar pelo cartão SanDisk Extreme UHS-I microSDXC. A Western Digital diz que este é o cartão microSD de 1 TB mais rápido de sua categoria (na qual existem só dois modelos por enquanto). Ele tem velocidade de 160 MB/s para leitura e 90 MB/s para gravação.

Este cartão de memória atende à especificação V30, pensada para a captura de vídeos em 4K sem perda de quadros nem qualidade. Ela requer pelo menos 30 MB/s de velocidade sustentada de gravação sequencial; ou seja, a gravação de dados não cai abaixo desse patamar.

Ele também atende à especificação A2, nível mais alto do App Performance Class. O objetivo aqui é garantir um bom desempenho para apps que usem o cartão de memória, reduzindo engasgos na leitura e gravação de arquivos.

O A2 exige pelo menos 10 MB/s de velocidade sustentada de gravação sequencial, 4.000 operações aleatórias de leitura por segundo (IOPS), e 2.000 IOPS aleatórias de escrita.

A SanDisk vai lançar seu microSD de 1 TB em abril por US$ 450. Ele chegará ao mercado juntamente a um modelo de 512 GB, que custará US$ 200.

Micron c200 chega a 100 MB/s em velocidade de leitura

A Micron Technology também anunciou seu cartão de memória de 1 TB, chamado Micron c200 microSDXC. Ele atinge velocidades de 100 MB/s em leitura sequencial e 95 MB/s em gravação.

Além disso, o Micron c200 atende às especificações V30 (pelo menos 30 MB/s de velocidade sustentada de gravação) e A2 para maior desempenho de apps e maior confiabilidade ao gravar vídeos em 4K.

Este é o primeiro cartão microSD com a tecnologia 3D QLC NAND de 96 camadas da Micron. O Quad-Level Cell (QLC) se refere a células de memória NAND Flash que conseguem armazenar 4 bits. A ideia é aumentar a densidade, isto é, a capacidade dentro de um mesmo espaço.

O Micron c200 será lançado no segundo trimestre, ainda sem preço definido.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Diretamente na placa mãe, nunca vi fora de notebooks... mas em computadores até tem o drive que tu liga diretamente na placa mãe (naqueles pinos do USB3 ou em PCIe mesmo.

Leumas Ninguem

Porque fora do ML? Compra em lojas oficiais ou Platinum

Pra saber se é original é só baixar app que lê as informações e testa a velocidade do mesmo (que não tem como burlar)

DeadPull

Na verdade, eu falo de um drive pra inserir o micro SD diretamente no PC , da mesma forma que nos celulares. Mas isso eu nunca vi.

Keaton

Fala leitor MicroSDXC USB3.0? Já tem uns que conseguem 90MB/s + quando ligados diretamente num USB da MoBo.

Keaton

Imagina ter um desses cartõeszinhos de 1TB lotado de fotos/videos de familia/trabalho/etc e querer fazer backup.... só pra copiar, se permanecer 100% do tempo em 100MB/s (note que está escrito até 100MBps) vai levar umas 23h55m.... hahaha

Esses cartões gigantes precisam de mais velocidade de leitura.

Ainda espero os MicroSDUC.. que dizem que vão ter taxa de leitura de 1GB/s...

Orochimaru

Da pra armazenar todos os vídeos do site Xvídeos nesse cartão😋

Marcos

Também tenho um AlfaWise na GoPro, mas é de 64gb. Ótimo cartão.

Baidu feat MC Brinquedo

Tem uma questão de patentes, que

Fabio Santos

Fico imaginando eu descuidado perdendo um micro sd deste pela casa.
Perdi um de 64gb até hoje não achei, pior que guardei em alguma caixa no adaptador, mais falta tempo pra achar kkk

Robert Rey

Eu comprei um da AlfaWise na Gearbest que eu uso no meu Galaxy Tab, de 256GB. Uso para filmes em 4k, fotos, e até apps. Nunca tive problemas. Comparando com o da própria Samsung (128gb) que eu tenho no meu S8 eu não sinto diferença em velocidade.

Deibson Oliveira

E a Samsung vai mudar a publicidade do S10 para o primeiro smartphone de 2TB*.

Lucas Henrique

Muito chato e difícil achar cartão SD no Brasil com boa capacidade. Até no próprio site da fabricante muitos estão indisponíveis até hoje. E tô fora de mercado livre.

DeadPull

Ótimo. Agora só falta as empresas de PCs e notebooks adicionarem um drive de micro SD que suporte essas taxas de transferência, e então poderemos aposentar o tradicional HD externo.

Franco Luiz

ja quero