Início » Jogos » Nintendo Switch roda Android Q de forma não-oficial

Nintendo Switch roda Android Q de forma não-oficial

Ainda não dá pra jogar PUBG Mobile, mas dá pra utilizar um navegador

André Fogaça Por
39 semanas atrás

Dois desenvolvedores, Max Keller e Billy Laws, conseguiram instalar uma versão do Android Q, que ainda não tem nome de sobremesa, dentro de um Nintendo Switch. O port ainda está em estágio inicial de adaptação, mas já oferece suporte para conexões sem fio e até para utilizar os dois Joy-cons como controladores para games.

O Switch é, basicamente, um tablet que roda um sistema operacional móvel próprio da Nintendo e que tem processador criado pela Nvidia, um Tegra X1 com 4 GB de RAM. Alguns tablets Android já rodaram com base em soluções da empresa, então possivelmente o console da empresa japonesa também poderia ter um Android, certo?

Foi o que pensaram dois desenvolvedores, que conseguiram instalar uma versão bastante preliminar do Android Q, com muito do dispositivo já funcionando sem problemas - como as conexões Wi-Fi e Bluetooth. Por outro lado, os drivers para a GPU ainda são crus e é por isso que no vídeo há pequenos travamentos e lentidão bastante alta para um console que consegue rodar até Wolfenstein II: The New Colossus.

Ainda é cedo para afirmar que o Android está pronto para o dispositivo e é bem óbvio que compatibilidade não está no rol de possibilidades que a Nintendo preparou para o Switch. De qualquer forma, seria interessante transformar o console em um tablet de verdade - já que ele é um portátil, o mais potente do mercado.

Com informações: Engadget.

Mais sobre: ,