Nintendo Switch com Android Q tem Netflix, Spotify e emuladores

Em desenvolvimento, versão modificada do Nintendo Switch ainda não roda PUBG Mobile e Fortninte corretamente

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O espaço para modificações no Nintendo Switch tem feito o console ser muito utilizado por desenvolvedores que trabalham para expandir suas funcionalidades. Um dos projetos faz o dispositivo rodar Android Q e teve mais detalhes revelados em testes realizados pelo XDA Developers.

  • Empresa cria acessórios que sugerem que Nintendo Switch Mini é real
  • Dr. Mario World chega para Android e iPhone em julho

De acordo com o site, o Switch com Android tem suporte ao dock e aos Joy-cons. Criada pelo desenvolvedor Billy Laws e parceiros, a versão permite acessar a Play Store e baixar serviços como Netflix, YouTube, Twitch e Spotify, além de jogos como Flappy Bird.

Além disso, é possível rodar alguns emuladores como DraStic, de Nintendo DS, e RetroArch. Por outro lado, aplicativos como Steam Link e Dolphin Emulator ainda não funcionam corretamente. O mesmo vale para PUBG Mobile, que não permite usar os Joy-cons, e Fortnite.

O XDA Developers afirma que os controles ainda não funcionam com todos os aplicativos e são inconsistentes quanto à compatibilidade. Além disso, eles precisam estar conectados por Bluetooth mesmo quando estão fisicamente conectados ao console.

A experiência com os jogos, segundo o site, é boa, apesar de alguns engasgos possivelmente causados por uma falta de otimização natural para este estágio do projeto. “O Nintendo Switch já está se moldando para ser um excelente dispositivo de jogo com Android, e o futuro para ele nesse sentido é brilhante”, afirma o XDA Developers.

Vale lembrar que alguns aplicativos populares como Pokémon Go e Snapchat não são compatíveis com o dispositivo, visto que ele não conta com GPS, microfone nem câmera.

A modificação do Android Q para o Switch ainda não tem previsão de lançamento ao público. A equipe está preparando um instalador que permite rodar o sistema a partir do cartão microSD; dessa forma, você não ficará restrito aos 32 GB de armazenamento do console.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados