Como impedir que WhatsApp faça download de foto automaticamente

O WhatsApp faz o download automático de fotos para o seu telefone, mas você pode impedir

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 11 meses
WhatsApp (Imagem: Pexels)

É bastante irritante quando o smartphone fica sem espaço de armazenamento e o motivo geralmente são as fotos e os memes aleatórios que seus amigos enviaram para você em grupos do WhatsApp. Por padrão, o WhatsApp faz o download automático de fotos para o seu telefone, mas você pode impedir que o aparelho baixe as imagens. 

Note que o WhatsApp tem como configuração padrão baixar imagens automaticamente usando tanto a rede Wi-Fi quanto a rede de dados para que você possa acessar suas fotos mais recentes. Sendo assim, para impedir completamente isso, é preciso agir.

Para onde vão essas fotos?

Os arquivos de mídia baixados (fotos, GIFs e vídeos) automaticamente aparecerão na galeria de fotos do smartphone. Para que o WhatsApp pare de exibir essas imagens na sua galeria, é recomendado que você crie um arquivo .nomedia dentro das suas pastas de imagens, áudio ou vídeo do WhatsApp, usando aplicativo gerenciador de arquivos.

Se você quiser reverter isso no futuro, você só precisará apagar a pasta .nomedia e os arquivos de mídia do WhatsApp voltarão a aparecer na sua galeria de fotos do celular.

Como não baixar fotos automaticamente no Whatsapp

  1. Acesse o WhatsApp;
  2. Toque no botão “Menu” (três pontos);
  3. Escolha a opção “Configurações” e acesse “Dados e armazenamento”.

Aqui, você pode escolher quando você quer que o WhatsApp baixe os arquivos de mídia automaticamente. Em “Download Automático” você pode escolher as seguintes opções.

Quando utilizar rede de dados

Arquivos de mídia selecionados (foto, áudio, vídeo e documentos) serão baixados automaticamente quando você estiver conectado a redes de celular (4G, 3G, 2G, EDGE).

Conectado a uma rede wi-fi

Arquivos de mídia selecionados serão baixados automaticamente apenas quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi (a internet banda larga da sua casa, por exemplo).

Em Roaming

Arquivos de mídia selecionados serão baixados automaticamente quando você estiver em roaming. Ou seja, viajando. Note que ativar o download automático de mídia em roaming pode resultar em cobranças elevadas, pois o custo de dados é geralmente alto.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados