Como aumentar o volume do celular além do limite

Aprenda a aumentar o volume do celular além do limite recomendado pelo aparelho

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
RawPixel / celular reproduzindo música / Pixabay / aumentar volume do celular

O som do seu celular é baixo demais? É possível aumentar o volume dele além do limite permitido pelo sistema, seja com apps de terceiros, ou com soluções caseiras e simples, que não demandam a compra de uma caixinha Bluetooth, que pode vir a ser bem cara.

Como aumentar o volume do celular além do limite

Existe mais de uma forma de aumentar o som do seu celular, e/ou de melhorar sua performance sonora. Vejamos algumas delas:

1. Com aplicativos

A maioria dos aplicativos de ajustes sonoros trabalha com definições padrão de som. O iPhone, por exemplo possui um equalizador próprio (acessível em Ajustes, Música, Equalizador), com pré-definições para diversos tipos de música. Já alguns fabricantes, como a Samsung, oferecem apps nativos de equalização para seus dispositivos, como o SoundAssistant, mas que não são compatíveis com os celulares de outras marcas.

Em ambos os casos, há apps de terceiros que permitem ajustar de forma profunda os controles de áudio, ou aumentar o volume além do limite imposto pelo fabricante.

1. GOODEV (Android)

Goodev / aumentar volume do celular

Disponível para Android, o GOODEV permite contornar os ajustes padrão do sistema, e aumentar o volume além dos limites pré-definidos. O acesso a ele é bastante simples, e as configurações são fáceis de ajustar. No entanto, o usuário deve tomar cuidado com o nível do volume, que pode ficar bem alto, e pode causar danos ao celular e à audição.

O GOODEV é gratuito.

2. Equalizer+ (iPhone)

iPhone / Equalizer Plus / aumentar volume do celular

Disponível para iPhone, o Equalizer+ não necessariamente aumenta o volume bruto do celular, mas oferece uma série de ajustes personalizados para melhorar a experiência sonora. Com ele, você pode potencializar o som padrão, ou aumentar a potência dos graves e agudos; dessa forma, o resultado pode ser um belo boost no volume geral em execução de músicas.

O Equalizer+ para iPhone gratuito, e oferece compras no app para liberar recursos adicionais, como um equalizador manual.

3. Equalizer+ (Android)

Android / Equalizer Plus / aumentar volume do celular

O nome é o mesmo, mas o app é diferente (em partes). Disponível para Android, o Equalizer+ é muito parecido com a versão encontrada no iPhone, embora seja desenvolvido por um empresa diferente. Como o seu “irmão”, ele permite potencializar os graves e agudos e dar uma potencializada no som, mas diferente do outro, o equalizador manual é liberado desde o início.

O Equalizer+ para Android é gratuito, e oferece compras no app apenas para a remoção de anúncios.

4. Volume Booster (Android)

Android / Volume Booster / aumentar volume do celular

Disponível para Android, o Volume Booster é semelhante ao GOODEV: ele possui ajuste que permitem aumentar o som bruto do celular em até 60%, e como o outro aplicativo, pode causar distorções e danos ao aparelho ou à sua audição. Ele também permite ajustar os graves, e conta com um equalizador simples.

O Volume Booster é gratuito.

2. Com amplificadores caseiros (modo gambiarra)

Amplificador caseiro / aumentar volume do celular
Isto é um amplificador. E sim, funciona

Se você tem habilidade com as mãos, pode arriscar a construção de amplificadores caseiros, como o da foto acima, utilizando um rolo de papel higiênico vazio e dois copos plásticos:

  1. Corte uma cavidade no rolo com um estilete, onde o celular será encaixado;
  2. Marque as bordas do rolo em cada um dos copos, faça aberturas e encaixe-os nas extremidades;
  3. Vede o lado externo do cano e copos, com fita adesiva ou cola.

E pronto.

Feito isso, coloque o celular na cavidade e reproduza sua música. O som será transmitido pelo rolo, e amplificado pelos copos.

Agora, se você for realmente criativo e habilidoso, e souber trabalhar com outros materiais, como madeira, pode arriscar alguns projetos caseiros mais bem trabalhados, com acabamento semi-profissional e relativamente simples, ao menos para quem entende do assunto.

Ainda que este amplificador não seja saia tão barato quanto o feito com rolo de papel higiênico e copos plásticos, esta ainda é uma solução bem mais acessível do que comprar uma caixa de som Bluetooth, e ainda pode durar mais.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Bluetooth na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados