Início » Gadgets » A Samsung resolveu enfiar o antivírus da McAfee até nas TVs

A Samsung resolveu enfiar o antivírus da McAfee até nas TVs

TVs de 2019 da Samsung terão antivírus da McAfee pré-instalado. Para quê?!

Paulo Higa Por

A Samsung e a McAfee têm uma parceria comercial que já dura alguns anos: desde o Galaxy S8, os smartphones da fabricante coreana possuem um antivírus pré-instalado de forma discreta, que pode ser habilitado nas configurações do sistema. Mas parece que o negócio está saindo do controle: as empresas decidiram que seria uma boa ideia embutir o software nas Smart TVs também.

TV QLED Samsung Q8CN

O anúncio foi feito sem alarde na segunda-feira (25), quando a McAfee revelou que estendeu o acordo com a Samsung para integrar o antivírus ao novo Galaxy S10. Então, o How To Geek notou o seguinte trecho no comunicado à imprensa: “A McAfee ampliou seu contrato para ter a tecnologia McAfee Security for TV pré-instalada em todas as Smart TVs da Samsung produzidas em 2019”.

E para que serve esse tal de McAfee Security for TV? Segundo a empresa de segurança, ele “escaneia por apps que rodam nas Smart TVs da Samsung para identificar e remover malwares”. A McAfee comemora o acordo, porque “além de ser a líder de mercado na categoria de Smart TVs em todo o mundo, a Samsung também é a primeira empresa com segurança pré-instalada nesses dispositivos”.

Aqui, a gente pode esclarecer alguns pontos. As Smart TVs da Samsung rodam o sistema operacional Tizen, o mesmo utilizado nos wearables da empresa, como o Galaxy Watch. Praticamente não existem malwares para a plataforma, e a chance de um usuário leigo baixar um vírus é mínima na TV: como os principais serviços de streaming já vêm instalados, ele geralmente não precisa nem pensar em abrir a loja de aplicativos.

A própria loja de aplicativos das TVs da Samsung é mais restrita e controlada — caso haja algo malicioso ali, não é um antivírus que vai atacar a causa do problema. E se você quiser muito fazer download de um malware na sua TV? Diferente do Android TV, o Tizen não permite instalar de forma trivial um software que não está disponível na loja oficial. Se você conseguir, deveria ganhar um prêmio (e não um bloatware).

Antivírus pré-instalado no smartphone? Isso é bem questionável, mas a forma como ele foi implementado nos celulares Galaxy não incomoda, então relevamos. Em computadores com Windows? Bom, o Windows Defender vem apresentando boas taxas de detecção sem implorar para você comprar uma licença depois de alguns dias, mas é fácil remover softwares embutidos no PC.

Enquanto isso, as TVs têm processadores, memória e armazenamento mais limitados, então provavelmente gastar os poucos recursos de hardware para que um antivírus não detecte vírus não seja a melhor opção. Talvez seja mais interessante melhorar os algoritmos de processamento de imagem, por exemplo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Rodrigues

esse dts e sistema de som ?

Flavio Ever

Encontramos 0 resultados.

ochateador

"Só" 30 minutos pendurado no telefone.

Jefferson Rodrigues

Não uso essa porcaria no meu smartphone.

Wellington Gabriel de Borba

Samsung, porque é tão difícil deixar a gente decidir?

Franco Luiz

Verdade desde o 8 q eu nunca mais digitei , era so entra na net 1x que ja ativava . Eles começaram a salvar a key com codigo da placa mae oque facilita formataçao

Franco Luiz

Douglas foi cirurgico e tem outra coisa o mcafee nao sai "desistalando" ele continua com um monte de coisa no registro , fora que o windows n vem só com ele , vem com varios programas da loja instalado fora outras coisas de fabricante que so serve pra deixa o pc lento, A pouco tempo atras estourou uma treta que a lenovo tinha um software que vinha pre instalado que era um keylogger desde entao eu prefiro formatar

Gil Araújo

O articulista esqueceu de informar que a Samsung, só dá garantia das Smarts durante 5 anos. Passou, às assistências técnicas n conserta. Minha irmã tinha uma e n conseguiu consertar. Ela levou em 3 A.T e os técnicos falaram que a empresa n fornecem peças de reposição depois desses anos. Imagina com o McAffe.

Cássio Linden Albert

Baita dica! Como não trabalho mais com manutenção de PCs para ficar formatando máquina frequentemente, nem tinha me dado conta dessa solução.

Meninão Bobo

Negócios são negócios, McAfee deve ter algum relacionamento bem bom com a Samsung esse aumento do contrato visa apenas pagar mais para McAfee e ganhar status de TVs mais seguras do mercado... Mas quem entende de tecnologia sabe o quanto ineficiente é o antivirus na TV e assim segue o jogo....

Rod

Depois me perguntam pq faço questão absoluta de Android puro..

John Smith

Samsung já perdeu um comprador quando cortou o suporte a DTS nas suas linhas 2018 e 2019. Colocando mais esse bloatware além de todos os apps que não podem ser removidos (principalmente os de emissoras como Globo, Fox, ESPN...), a situação só piora.

Jacques

Na real, todo windows 8 pra frente é simples assim, pro windows 7 bastava usar o serial que tinha no adesivo dele, mas muito provavelmente iria precisar ligar na microsoft pra ativar mas sempre resolvia no atendimento automático!

Michael dos Santos

Já acho antivírus no Android tão desnecessário e agr em uma smart tv então.

Gabriel Brito

Explicação: $$$$$$

Exibir mais comentários