Microsoft prepara Windows 10 para 2020 após mudanças internas na empresa

Windows 10 ainda terá duas grandes atualizações por ano; núcleo do sistema operacional será feito pelo Microsoft Azure

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10

A Microsoft recentemente abriu para testes a versão do Windows 10 que chegará somente em 2020. Será que ela está se preparando para lançar apenas uma grande atualização por ano? Não é o caso: a empresa está fazendo isso porque o núcleo do sistema operacional passou para as mãos da equipe Azure, focada em computação na nuvem.

Mary Jo Foley, do ZDNet, explica o que está acontecendo nos bastidores da Microsoft. A empresa passou por uma reorganização no ano passado: o núcleo do Windows — kernel, sistema de arquivos, subsistema de segurança etc. — agora é responsabilidade da divisão Azure. Ou seja, o sistema será mais focado nas demandas para cloud computing.

Normalmente, a Microsoft segue este cronograma a cada versão:

  • o núcleo do Windows recebe melhorias e é finalizado em dezembro, servindo de base para a atualização lançada em abril do ano seguinte;
  • o núcleo do Windows passa por novos ajustes e é finalizado em junho, servindo de base para a atualização lançada em outubro.

Este ano, o cronograma precisou sofrer alterações para a equipe Azure assumir o comando. Basicamente, o núcleo do Windows não será atualizado em junho: a Microsoft vai pular direto para a versão de dezembro, que será a base da atualização prevista para abril de 2020. Por isso ela já está testando essa versão do Windows 10.

Windows 10 ainda terá duas grandes atualizações por ano

Não se engane: o Windows 10 vai receber duas grandes atualizações este ano, e a Microsoft quer manter essa cadência para os próximos anos. Só que, em 2019, os dois updates usarão a mesma base: isto é, o núcleo finalizado em dezembro de 2018.

O núcleo do Windows 10 será feito pela divisão Azure e distribuído para as outras equipes, como cliente Windows, Server e Xbox. A versão para dezembro de 2019 tem codinome “Vibranium”, referência à Wakanda de Pantera Negra. Enquanto isso, o núcleo previsto para junho de 2020 é chamado internamente de “Manganese” (manganês).

O programa Windows Insider tem os canais “Modo Rápido” (Fast ring) e “Modo Lento” (Slow ring) que estão atualmente na versão 19H1, prevista para abril. Eles darão acesso em breve à versão 19H2, a ser lançada em outubro. Há também o canal “Skip Ahead”, ou “avance para a próxima versão do Windows”, que já permite testar a versão 20H1 prevista para abril de 2020.

Com informações: ZDNet, Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados