Início » Aplicativos e Software » Microsoft prepara Windows 10 para 2020 após mudanças internas na empresa

Microsoft prepara Windows 10 para 2020 após mudanças internas na empresa

Windows 10 ainda terá duas grandes atualizações por ano; núcleo do sistema operacional será feito pelo Microsoft Azure

Felipe Ventura Por

A Microsoft recentemente abriu para testes a versão do Windows 10 que chegará somente em 2020. Será que ela está se preparando para lançar apenas uma grande atualização por ano? Não é o caso: a empresa está fazendo isso porque o núcleo do sistema operacional passou para as mãos da equipe Azure, focada em computação na nuvem.

Mary Jo Foley, do ZDNet, explica o que está acontecendo nos bastidores da Microsoft. A empresa passou por uma reorganização no ano passado: o núcleo do Windows — kernel, sistema de arquivos, subsistema de segurança etc. — agora é responsabilidade da divisão Azure. Ou seja, o sistema será mais focado nas demandas para cloud computing.

Normalmente, a Microsoft segue este cronograma a cada versão:

  • o núcleo do Windows recebe melhorias e é finalizado em dezembro, servindo de base para a atualização lançada em abril do ano seguinte;
  • o núcleo do Windows passa por novos ajustes e é finalizado em junho, servindo de base para a atualização lançada em outubro.

Este ano, o cronograma precisou sofrer alterações para a equipe Azure assumir o comando. Basicamente, o núcleo do Windows não será atualizado em junho: a Microsoft vai pular direto para a versão de dezembro, que será a base da atualização prevista para abril de 2020. Por isso ela já está testando essa versão do Windows 10.

Windows 10 ainda terá duas grandes atualizações por ano

Não se engane: o Windows 10 vai receber duas grandes atualizações este ano, e a Microsoft quer manter essa cadência para os próximos anos. Só que, em 2019, os dois updates usarão a mesma base: isto é, o núcleo finalizado em dezembro de 2018.

O núcleo do Windows 10 será feito pela divisão Azure e distribuído para as outras equipes, como cliente Windows, Server e Xbox. A versão para dezembro de 2019 tem codinome "Vibranium", referência à Wakanda de Pantera Negra. Enquanto isso, o núcleo previsto para junho de 2020 é chamado internamente de "Manganese" (manganês).

O programa Windows Insider tem os canais "Modo Rápido" (Fast ring) e "Modo Lento" (Slow ring) que estão atualmente na versão 19H1, prevista para abril. Eles darão acesso em breve à versão 19H2, a ser lançada em outubro. Há também o canal "Skip Ahead", ou "avance para a próxima versão do Windows", que já permite testar a versão 20H1 prevista para abril de 2020.

Com informações: ZDNet, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lincoln costa barros
Eu tive um problema em que as Configurações corromperam e parou de abrir, só o painel de controle funcionava, sorte que já ia formatar pra colocar o ssd
Eduardo
Não quero isso de jeito nenhum!O Painel de Controle é muito melhor que as Configurações.
Eduardo
O Windows 10 HOJE (depois de muito tempo) é o sistema operacional mais estável que eu já usei na vida (incluído o Ubuntu na lista).MAS quando eles liberam aquelas duas grandes atualizações anuais é uma tensão só, pq vc nunca sabe se vai atualizar direito ou se vai dar pau no sistema, te obrigando a reinstalar mantendo apenas os seus arquivos pessoais.
Eduardo
Minha experiência com o Windows 8.1 foi tão ruim quanto a minha experiência com o Ubuntu. Um dia está tudo perfeito, no outro quando vc liga o sistema está corrompido e vc não sabe nem por onde começar pra arrumar.No Windows eu ainda me viro, mas no Linux quando dá pau no sistema a coisa fica terrivelmente tensa, principalmente quando o instalador do Ubuntu cisma em não reconhecer logo o HD onde o sistema estava instalado.
Eduardo
O Windows 7 era muito bom e estável.O Windows 8 e o 8.1 (pior ainda) pra mim foi uma bomba. Um dia eu desligava normalmente o PC, no outro quando ligava o sistema estava corrompido sem eu nem saber o motivo.Já o Windows 10 era uma bomba quando foi lançado, muitos problemas de incompatibilidade de programas com o novo Windows, o que foi se resolvendo aos poucos. Depois os problemas se repetiam com as grandes atualizações anuais, o que exigia a instalação do zero para que o sistema funcionasse sem problemas. Passado tanto tempo, o Windows 10 no uso diário é o mais estável que eu já usei na vida. O seu ponto fraco continuam sendo as grandes atualizações (2 por ano) que nem sempre terminam bem, exigindo nova instalação. Agora, com a mudança de equipe de mantenedores, isso pode melhorar ou pode ficar ainda pior, vamos ver.
Tiago Freitas
Obrigado pela dica!
Luis de Vaz Lobo
Conheço e entendo que melhora mesmo...só quis ser positivista...rs
Palhaço dançarino B/W
Meu pc não faz nem força e tenho problemas em jogos que no Win7 rodavam liso
Rafael Moreira
Porém algumas pessoas que gosta de jogar, e possui placa compatível com DirectX 12, se verem obrigadas a instalar o Windows 10. Pelo menos nessa parte de jogos o sistema é bom, pelo período que usei e joguei.Quando usei Linux, gostei mais do Ubuntu 16.04 LTS. A nova versão 18 com gnome 3 achei horrível. Já o Linux Mint Cinammon é uma boa alternativa para quem vem do Windows. Já tem alguns programas essenciais instalado no sistema que no meu ponto de vista é melhor do que os presente no Ubuntu. Porém em termos de visual e maior aceite de drivers o Ubuntu sai na frente.
Afrânio Gabriel da Silva
Muda e muda a versão muitos defeitos continuam; pelo visto, para se rodar bem em notebooks medianos, só com SSD mesmo.
Hélio Márcio Matos dos Santos
Que SSD foi esse? Há uns 4 anos atrás comprei um Samsung EVO 850 250GB por R$600. E paguei caro porque era um dos melhores da época.
Hélio Márcio Matos dos Santos
Já usei e realmente recomendo também. Umas das melhores que já testei. Se voltar pro Linux vou pra ela de novo.
Hélio Márcio Matos dos Santos
Também não tenho problemas de instabilidade com o Windows 10 de forma alguma. Porém na minha opinião, o Windows 10 só é usável em portáteis com um SSD, ou se tiver pelo menos um HD 7200 RPM (não muito comum em notebooks).
João
Como eu disse acima, o modelo específico daquela marca tem, sim, SSD. Quem paga 4+ mil pra cima em notebook que mal tem um HDD que presta é, no mínimo, trouxa.
Geraldo Lopes
Errado. A maior parte dos notebooks vendidos em 2018 e início 2019 são equipados com HD, os famosos "1 TBs 5.400 rpm" que praticamente dominam o mercado. Raros e caríssimos são os modelos lançados com SSD de fábrica...
Arnold
é por isso que o windows dá bug e trava em alguns pcs e notebooks, por que ele é um sistema genérico feito para funcionar em todo tipo de hardware, ele não é otimizado para um único hardware, e como existe uma infinidade de hardwares e programas que são instalados neles pelo usuário e pela fabricante do notebook ou pc, vc tem uma variedade enorme de possibilidades, erros e bugs, então sempre vai dar merda, ou seja algo que foi feito para funcionar em tudo nunca sera otimizado mesmo, nunca vai funcionar em tudo, vc tem sorte de ter poucos erros que na verdade era parar nãp ter nenhum, se teve é por que ele não tava estável mesmo, isso tbm depende muito do seu uso tbm, se vc só usa o windows para navegar na internet talvez nem perceba seus milhares de bugs, tem bugs que vc nem percebe haha mas quem usa mais avançadamente o sistema com certeza já teve algum bug alguma vez, é só pesquisar na net tem milhares e mais milhares de bugs, e o usuário não tem culpa alguma nisso, o usuário deveria apenas usar o sistema de boas, a maioria das pessoas que usam windows são leigas, então uma desculpa de que, " a isso é culpa do usuário, q deveria fazer isso e isso" não cola, o sistema tem que ser a prova disso, por que a maioria é leiga mesmo kkk eu mesmo sou um usuário relativamente avançado e já tive varios problemas com atualizações do windows, simplesmente bug tudo saporr, e eu apenas instalei as atualizações que foram recomendadas, ai tive q me virar para arrumar, imagina se fosse um usuario leigo iria ter q pagar alguém para concertar, para usar o windows vc tem q ser quase um tecnico em informatica as vezes de tanta merda q acontece kkkkk se não quiser pagar alguem hehehe
leoleonardo85
Aqui é a mesma coisa, uso Windows numa boa, em maquina lenta e em maquina rapida, não sei o que é travamento.
Blunicórnio
Roda bem, falando sério, haha. Só não vai rodar muitos jogos ou vídeos acima de 1080p, mas para o uso que faço dessa máquina (trabalho, navegação em geral e tal) está ótimo.
Luizão
consegue tirar leite de pedra hein no windows 10.
João
Porque não conhece SSD, haha.
Luis de Vaz Lobo
Não tenho SSD e sou feliz...
ochateador
Notebook da mãe, irmã e de mais 5 familiares estão com o windows 10, usando HDD de 5400 rpm e nunca reclamaram de lentidão.Embora eu tenha feito um pequeno terrorismo para o pessoal comprar i5 + 8GB de ram (acho que isso evitou em partes o problema).
Paul
Não é ''bizarro''. A MS tem obrigação de fazer o Windows funcionar em tudo, mas as coisas avançam. Por exemplo: Nego dizer que macOS é isso, aquilo, tem um FS novo e blábláblá. Claro, os Macs vêm com hardware de PONTA e a OBRIGAÇÃO É RODAR LINDAMENTE. Agora vai rodar o msm macOS atual em HDD pra tu ver o PARTO que é tbm(acho que nem aceitam mais pelo novo FS da Apple). ¯\_(ツ)_/¯¯
Blunicórnio
Celeron 1.8, 2Gb de RAM, 320Gb de HD, Intel G33/G31.
Tiago Freitas
Por mais recursos e recursos que o Windows 10 eventualmente possa ter, não tem jeito... Eu nunca fui com a cara dessa edição do SO se assim pode se dizer.Ainda uso o Windows 7 Professional (original).Se realmente o suporte ao Windows 7 for mesmo acabar em janeiro, eu vou preferir usar alguma distro Linux.Windows 10 tem firulas demais.
Luizão
qual a config desse pc ai de 2009?
Di Almeida
O problema maior é com os HDs de notebooks, que geralmente são de 5400rpm
Nioveipovei
KDE Neon é top demais é o kde puro em sua essência.
hamster
Foi o que eu fiz. Só acho bizarro o Windows praticamente exigir SSD, sendo que nem 10% dos pcs vendidos vem com um
Robert Rey
Você pode comprar um notebook de 1500 + um ssd de 120 reais e ficar felizão por um bom tempo.
Fabio Santos
Já está chegando a mais atual de 2019 e eu não recebi oficialmente nem a 1809 kkk
dfro
Galera, quero ver um cara de TI, que tem diversas máquinas em sua rede com windows 10, 7, etc, impossível falar que não teve sequer nenhum problema com o windows 10. Até mesmo a ms , mensionou diversas vezes que tinha "problemas", perdas de arquivos, e essas atualizações que ficam horas e horas para serem instaladas. O sistema é bom demais, porém teve e ainda tem esporadicamente alguns problemas.
ochateador
Só ver aquela frescurice de DevOps que irá entender.1 atualização por ano, com refinamentos, correção de segurança nos 12 meses seguintes seria bem melhor. Mas DevOps não quer saber de "otimizar" só quer saber de lançar e o usuário que se vire.
ochateador
Aproximadamente 400 computadores na empresa estão rodando com windows 10 e todos usam HDD.Não temos problemas relacionados a lentidão.
Felipe Liʍa
fazer oq.. eh a vida dos POBRES MORTAIS ne.. Por enquanto estou usando de boa o KDE NEON aqui no Notebook. Maior parte do tempo so ficando usando pra navegar na WEB mesmo ¯\_(ツ)_/¯
Felipe Liʍa
como raramente uso o WIN 10 aqui no notebook, nem sei como esta as ultimas atualizacoes! Passo a maior parte do tempo usando o KDE NEON. Mas qdo dou boot pelo WIN10, ainda sinto problemas de performance devido aos 4 GB RAM e o HD rigido :/
João
Sim, aquele notebook Stilo da Posi. É uma aberração, mas pelo menos tem SSD, mesmo com tão pouco espaço hauhahuahu
hamster
Lançar novidades mais rápido. O chrome meio que lançou essa tendência.
hamster
O Windows tem tanta coisa básica que precisa ser corrigida... O office e o file explorer sem abas, busca do sistema que não funciona (até hoje!), ícones inconsistentes, ... aí leva 6 meses desenvolvendo um sistema pra lançar... um botão de contatos na barra de tarefas que ninguém usa!
hamster
Sério? A última vez que fui comprar notebook foi uma tortura achar com SSD por menos de 4 mil.
João
Pra quê? Desde o 7 os serviços de auto-pausam/desligam quando não são usados. Perda de tempo desativar manualmente. Caso duvide, veja benchs do LTSB vs Home/Pro em jogos e outras tarefas, mesma coisa.
João
Em pleno 2019 não ter SSD é triste. Até notebook Posi estão tendo SSD.
Luan Eduardo
Esse o problema que mais me incomoda no Windows 10 até hoje: a inconsistência. Quero ver quanto tempo vai demorar para a Microsoft corrigir isso, se é que um dia eles corrijam.
Diogo
Seu pc
Keaton
o Windows é estável. Unico problema que eu tive desde que reinstalei ele por causa da instalação do SSD é que ele passou a travar frequentemente... coisa que foi resolvida com a reinstalação de todos os drivers.
Rafael Moreira
Os painéis precisa ser organizado também, pois tem a interface antiga misturada com a nova. O tema branco da janela é outro que precisa de melhoras, nessa parte o Windows 7 faz bonito com o tema Aero.
Rafael Moreira
Windows evoluiu com a chegada da versão 10, isso temos que admitir. Porém é um sistema que para rodar bacana é fundamental ter SSD e 8gb de RAM.Só acho que o visual poderia ser mais trabalhado, por exemplo a padronização correta dos ícones, pois o que vemos é a mistura de ícones da interface metro com outros tipos de ícones.Essa interface da janela branco pastel que poderia ser melhor. O tema Aero do Win7 apesar de consumir RAM, da um banho em termos de visual comparado com o Windows 10. Em resumo esse Win atual precisa ser mais lapidado pela MS. O que se ver hoje em dia é a companhia focado mais na venda de serviços, deixando o Windows em segundo plano.
Anakin
Não sou programador. Mas acho meio desnecessário 2 grandes atualizações por ano. Perguntando na sinceridade, qual é a vantagem de ser atualizar o sistema assim?
Rafael Moreira
Exato. Com HD mecânico fica lento demais o sistema, ainda mais quando está sendo instalado as atualizações em segundo plano. Praticamente o sistema senta e fica parado.
Rafael Moreira
Kkkkkkk
Fernando Val
Pois é. A MS não avisa sobre essa "dependência" de hardware.
Comentário Mil Grau℗
Windows 10 aqui rodando legal. O único problema (não sei dizer se é do OS ou da Nvidia) é que estou tendo que fazer malabarismo para que eu use o Driver Nvidia 391.35, pois se eu reiniciar a máquina dá erro 43. Pelo menos até a versão 1709 eu consigo fazer esse driver "funcionar", nas versões mais antigas nem rolava. A coisa que eu mais gostei da 1809 é o modo dark theme em praticamente todo o OS, pode parecer besteira, mas isso deu um UP a mais no Windows para navegar nas pastas. A única coisa que peço é que mudem TODOS os ícones do sistema, ficar um ícone do Windows 10, outro do Windows 8, outro do Windows 7 e alguns da interface Metro é mto broxante!
Palhaço dançarino B/W
Pra jogos está um cocozão enorme
Paul
Será que é tão difícil fazer isso?A maioria dos ícones estão estilo esse "Este Computador", mas esse do GT msm, é o MSM do W8. O W10 já tá aí desde 2015 e a inconsistência ainda é grande.
Paul
Se não tiver SSD, nem instale o Windows 10.
ochateador
Server 2016 Datacenter.
jacob
nem PC novo aguenta
M3M
Eu tenho um notebook 2012 que tende a ser meu último Windows. Estou observando estes novos tablets como o Tab S4 que pode substituí-lo para algumas tarefas que não consigo pelo smartphone. Mas eu digo, pelo smartphone consigo fazer muita coisa.Windows para mim apenas no trabalho daqui a algum tempo.
Felipe Silva
Ou seja, meu windows só vai dar um quebra geral 1 vez esse ano em vez das 2 vezes por ano que ele costuma dar.Quem sabe alguma divindade ilumine a equipe azure e passem a só atualizar o kernel do windows 1 vez por ano, as frilulas podem ficar 2 vezes por ano.
Denis
Só eu que estou esperando uma versão ultra light do W10 ? Sem que seja necessário adotar algumas medidas (que já adotei), como desabilitar a cortana e tal?...
Fernando Val
Eita homem de sorte.Eu comprei um notebook em abril de 2015 que veio com o Windows 7 e logo após o primeiro boot atualizou pro 10.Durante os 3 anos usando o Windows 10, xinguei muito a MS. Era um feliz usuário do Windows 7 e não sabia. Travamentos constantes, tela azul ao plugar ou remover um simples pendrive ou HD externo numa das portas USB, ou, pasmem, o monitor no conector HDMI, reinicializações indesejadas durante a madrugada em que deixava o computador processando alguma coisa que levaria a noite toda, entre outros problemas.Então eu perdi a instalação de fábrica durante a atualização April/18 (já contei essa história aqui).Chutei o balde e instalei o Ubuntu 18.04 LTS, que muita gente torce o nariz, e o tenho rodando redondo e infinitamente mais rápido que o Windows, com consumo médio de 8% de CPU e 70% da memória (o Windows vivia sempre swapando no microSD e com processador acima de 60%) com todos os aplicativos que uso diariamente abertos (que não são poucos).Hoje eu afirmo que não volto pro Windows nem sob tortura.
Antonio Wagner
Affz, mais atualizações? Meu pc não tá mais aguentando isso não. E eu tbm não tenho dinheiro pra PC novo não.
Robert Rey
O macOS e o iOS (NO IPAD) são realmente sem concorrentes. Mas o Windows 10 é uma evolução galopante dos antecessores.
felipegcoutinho
Tudo isso usando um Xiaomi que é melhor e mais barato que Samsung e Apple.
Felipe Xavier
Mesma experiência aqui. Ano passado deu umas 3 telas azuis, todas erros de atualizações de drivers, culpa da Lenovo.
Paulo Andador
Agora pra ficar pica das galáxias você só precisa usar o Telegram com um chip TIM Beta, debitado em um cartão Nubank!
Blunicórnio
Mudanças internas e novos recursos são bem-vindos, mas eu queria uma repaginada no visual também. Ainda tem muita coisa "clássica", a interface é uma mistureba em que nada casa com nada, principalmente os ícones: https://uploads.disquscdn.c...
Blunicórnio
Concordo com você. Meu desktop é um PC básico, comprei em 2009 e ele veio com Windows XP. A única vez que formatei foi para instalar o Windows 7, isso um pouco depois da compra. Após o 7 atualizei para o Windows 8, 8.1 e depois o 10, primeira versão. Hoje ele está com o Windows 10 1709 e só não continuo atualizando pq a placa de vídeo dele certamente não vai conseguir lidar com as transparências do "Fluent Design". Tudo funciona bem, e para mim -que só quer navegar, ver vídeos e trabalhar- o desempenho da máquina é satisfatório.
Al
Show, quem sabe até lá já unificam o Painel de Controle com as Configurações do Windows e uma opção que permita desligar as bibliotecas... o resto pra mim está muito bom, sistema bes estável.
Trovalds
Trocando em miúdos: mais estabilidade AINDA. Povo reclama que Windows trava, que isso, que aquilo. Aqui desde que instalei o 8 Home original consigo contar nos dedos de uma mão quantas vezes deu tela azul. Passou pelo 8.1, chegou no 10, passou pelas atualizações e tá firme e forte. E olha que é uma máquina que dificilmente eu desligo. Detalhe: NUNCA formatei a máquina desde então.
Rafael Moreira
Melhor coisa que fiz foi ter trocado o Windows pelo macOS. Minha produtividade até aumentou. No notebook do serviço passei a trabalhar com Linux.