Início » Gadgets » Apple Watch continua dominando e Fitbit ultrapassa Samsung nos smartwatches

Apple Watch continua dominando e Fitbit ultrapassa Samsung nos smartwatches

Mercado de relógios inteligentes teve crescimento anual de 54% em 2018; Apple Watch manteve a liderança

Paulo Higa Por

O mercado de smartwatches cresceu em 2018, atingindo 18,2 milhões de unidades enviadas às lojas só no último trimestre do ano. Um relatório da Strategy Analytics mostra que o Apple Watch continua liderando o segmento, com 50% de participação, mas houve troca de cadeiras no ranking: a Fitbit ultrapassou a Samsung no acumulado do ano.

Apple Watch

A folga da Apple em relação às concorrentes vem diminuindo. No último trimestre de 2017, o Apple Watch era responsável por 67,2% das vendas de smartwatches no mundo. No mesmo período de 2018, a participação caiu para 50,7%. Mesmo assim, como o mercado aumentou de tamanho, a Apple viu suas vendas subirem: foram 17,7 milhões de relógios enviados em 2017 e 22,5 milhões em 2018.

Quem surpreendeu foi a Fitbit. Dois anos atrás, a companhia enfrentou problemas para criar seu primeiro smartwatch, viu as vendas despencarem e precisou demitir 110 funcionários. Mas a empresa conseguiu se recuperar, saindo de uma fatia de apenas 1,7% em 2017 para 12,2% em 2018. A consultoria explica que a marca é “muito popular nos Estados Unidos”, e que os relógios Fitbit Versa “estão ganhando apelo de massa”.

Samsung Galaxy Watch

Com as fortes vendas, a marca americana de fitness ultrapassou a Samsung, que fechou o ano com 11,8% de participação em 2018. Isso não deve durar muito tempo, no entanto: a Samsung já conseguiu vender mais que a Fitbit no último trimestre do ano e tende a retornar à vice-liderança com o novo Galaxy Watch Active, mais acessível, e com a continuação das vendas do Galaxy Watch.

Estas foram as empresas que mais enviaram smartwatches às lojas de todo o mundo em 2018:

  1. Apple: 50,0% (22,5 milhões de unidades)
  2. Fitbit: 12,2% (5,5 milhões de unidades)
  3. Samsung: 11,8% (5,3 milhões de unidades)
  4. Garmin: 7,1% (3,2 milhões de unidades)
  5. O resto: 18,9% (8,5 milhões de unidades)

As vendas de relógios inteligentes vêm subindo de forma consistente: houve um crescimento de 54% entre 2017 e 2018, passando de 29,3 milhões para 45 milhões de unidades, indicando que as pessoas estão “procurando acessórios para seus celulares e trazendo conectividade digital para seus pulsos”, como diz a Strategy Analytics.

Mas o segmento ainda parece longe de atingir a massa: no ano passado, por exemplo, foram 355 milhões (!) de smartphones vendidos, mostrando que tem muita gente dispensando a telinha no pulso. Você comprou um smartwatch em 2018?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G

Eles estão na lista de Outros

Almirante Golfinho

Gosto mt do meu Fitbit Charge 2. Muito preciso e resistente. Uso ele há mais de 2 anos e já passou por mt perrengue... MAS o aplicativo deixa a desejar um pouco na minha opinião... Ainda assim é melhor que outros

Almirante Golfinho

Cara eu acho mt bonito os wereables da samsung... O problema que vejo é muita gente reclamando de bugs, contagem de passos muito erradas e falta de suporte... Então fico com receio...

Almirante Golfinho

Eu tenho um charge 2 e gosto me dele...

Alexandre Santos

So eu que acho esses relógios feio pra caramba?

Da nem pra usar com terno. Fico no Fitbit charge 3

Alexandre Santos

Fitbit bem melhor que Apple watch. Apple sendo modinha em qualquer mercado

JOSÉ AUGUSTO

samsung é excelente ma ninguém merece pagar mais de 1k num smartwatch.

Cristina Nascimento

Comprar usado aqui já é risco, imagina no eBay.. Parei com esse lance de comprar usado, apesar de sempre ter tido sorte com smartdevices. Só não dei sorte com um brinquedo e foi comprado no eBay. Nessa compra eu me laskei bonito. Não pretendo comprar mais usados fora do país.

Cristina Nascimento
Você comprou um smartwatch em 2018?

Comprei sim. Segui a dica do Barba e peguei um Amazfit Bip. Tou amando o bixin.

Jairo ☠️

Pois é.

Comentário Mil Grau℗

Tenho vontade (msm que eu ache desnecessário um smartwatch) de ter um smartwatch, um da Huawei mais me agradou e a geração anterior do Gear. Mas só compraria no eBay um usado.

Guilherme da Silva Manso

Até hoje não consigo entender porque a Fitbit ainda não vende seus produtos aqui. Tem alguns países da América do Sul...

Em relação à Samsung, gosto muito da linha de wearables que ela tem. Tinha um Gear Fit2 e, recentemente, adquiri o Gear Sport. O Tizen nos relógios é muito bom, muito intuitivo. Desejo que a Apple perca mais mercado para que a Samsung cresça.

M3M

Uso relógio de pulso, tenho um Lenovo Watch 9 que é hibrido e quero comprar um Galaxy Watch. Por mais bonito e funcional que seja, ainda acho o preço pedido muito alto.

Brotherhood of HUE

Mas ela vende o Amazfit Bip, Pace, Stratos e Verge também. E vendem muito bem, e são Smartwatches.

Jairo ☠️

Smartwatch e Band são dois segmentos distintos

Exibir mais comentários