O mercado de smartwatches cresceu em 2018, atingindo 18,2 milhões de unidades enviadas às lojas só no último trimestre do ano. Um relatório da Strategy Analytics mostra que o Apple Watch continua liderando o segmento, com 50% de participação, mas houve troca de cadeiras no ranking: a Fitbit ultrapassou a Samsung no acumulado do ano.
A folga da Apple em relação às concorrentes vem diminuindo. No último trimestre de 2017, o Apple Watch era responsável por 67,2% das vendas de smartwatches no mundo. No mesmo período de 2018, a participação caiu para 50,7%. Mesmo assim, como o mercado aumentou de tamanho, a Apple viu suas vendas subirem: foram 17,7 milhões de relógios enviados em 2017 e 22,5 milhões em 2018.
Quem surpreendeu foi a Fitbit. Dois anos atrás, a companhia enfrentou problemas para criar seu primeiro smartwatch, viu as vendas despencarem e precisou demitir 110 funcionários. Mas a empresa conseguiu se recuperar, saindo de uma fatia de apenas 1,7% em 2017 para 12,2% em 2018. A consultoria explica que a marca é “muito popular nos Estados Unidos”, e que os relógios Fitbit Versa “estão ganhando apelo de massa”.
Com as fortes vendas, a marca americana de fitness ultrapassou a Samsung, que fechou o ano com 11,8% de participação em 2018. Isso não deve durar muito tempo, no entanto: a Samsung já conseguiu vender mais que a Fitbit no último trimestre do ano e tende a retornar à vice-liderança com o novo Galaxy Watch Active, mais acessível, e com a continuação das vendas do Galaxy Watch.
Estas foram as empresas que mais enviaram smartwatches às lojas de todo o mundo em 2018:
- Apple: 50,0% (22,5 milhões de unidades)
- Fitbit: 12,2% (5,5 milhões de unidades)
- Samsung: 11,8% (5,3 milhões de unidades)
- Garmin: 7,1% (3,2 milhões de unidades)
- O resto: 18,9% (8,5 milhões de unidades)
As vendas de relógios inteligentes vêm subindo de forma consistente: houve um crescimento de 54% entre 2017 e 2018, passando de 29,3 milhões para 45 milhões de unidades, indicando que as pessoas estão “procurando acessórios para seus celulares e trazendo conectividade digital para seus pulsos”, como diz a Strategy Analytics.
Mas o segmento ainda parece longe de atingir a massa: no ano passado, por exemplo, foram 355 milhões (!) de smartphones vendidos, mostrando que tem muita gente dispensando a telinha no pulso. Você comprou um smartwatch em 2018?
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Eles estão na lista de Outros
Gosto mt do meu Fitbit Charge 2. Muito preciso e resistente. Uso ele há mais de 2 anos e já passou por mt perrengue... MAS o aplicativo deixa a desejar um pouco na minha opinião... Ainda assim é melhor que outros
Cara eu acho mt bonito os wereables da samsung... O problema que vejo é muita gente reclamando de bugs, contagem de passos muito erradas e falta de suporte... Então fico com receio...
Eu tenho um charge 2 e gosto me dele...
So eu que acho esses relógios feio pra caramba?
Da nem pra usar com terno. Fico no Fitbit charge 3
Fitbit bem melhor que Apple watch. Apple sendo modinha em qualquer mercado
samsung é excelente ma ninguém merece pagar mais de 1k num smartwatch.
Comprar usado aqui já é risco, imagina no eBay.. Parei com esse lance de comprar usado, apesar de sempre ter tido sorte com smartdevices. Só não dei sorte com um brinquedo e foi comprado no eBay. Nessa compra eu me laskei bonito. Não pretendo comprar mais usados fora do país.
Comprei sim. Segui a dica do Barba e peguei um Amazfit Bip. Tou amando o bixin.
Pois é.
Tenho vontade (msm que eu ache desnecessário um smartwatch) de ter um smartwatch, um da Huawei mais me agradou e a geração anterior do Gear. Mas só compraria no eBay um usado.
Até hoje não consigo entender porque a Fitbit ainda não vende seus produtos aqui. Tem alguns países da América do Sul...
Em relação à Samsung, gosto muito da linha de wearables que ela tem. Tinha um Gear Fit2 e, recentemente, adquiri o Gear Sport. O Tizen nos relógios é muito bom, muito intuitivo. Desejo que a Apple perca mais mercado para que a Samsung cresça.
Uso relógio de pulso, tenho um Lenovo Watch 9 que é hibrido e quero comprar um Galaxy Watch. Por mais bonito e funcional que seja, ainda acho o preço pedido muito alto.
Mas ela vende o Amazfit Bip, Pace, Stratos e Verge também. E vendem muito bem, e são Smartwatches.
Smartwatch e Band são dois segmentos distintos
Comprei um Amazfit Pace ano passado e gosto bastante.
Curto bastante as notificações do 365score, principalmente quando estou trabalhando/em aula
O meu fica assim, uso um Smartwatch básico, o Amazfit Bip, tá com 30% de carga em um uso de 25 dias.
A Xiaomi não entra nessa conta?
Porque a série Mi Band vende igual água pelo mundo todo.
Não me vejo usando um smartwatch. Apesar que perdi o costume do relógio há anos e vez ou outra penso em voltar a usar.
Mas pra mim o relógio basicamente tem que estar no pulso 24/7. Aliás meu último foi assim.