Início » Telecomunicações » Microsoft e Facebook batem novo recorde de velocidade com cabo submarino (sem mudar o cabo)

Microsoft e Facebook batem novo recorde de velocidade com cabo submarino (sem mudar o cabo)

Marea, cabo submarino que liga os Estados Unidos à Europa, chegou a 26,2 terabits por segundo

Paulo Higa Por

O Marea, cabo submarino de propriedade da Microsoft e do Facebook, bateu um novo recorde de velocidade: 26,2 terabits por segundo. A taxa foi atingida em um experimento realizado para melhorar a eficiência da transferência de dados, sem precisar de nenhum cabo novo.

Cabo Marea

Pelas especificações do Marea, composto de oito pares de fibra óptica, seria possível atingir velocidades teóricas de até 160 terabits por segundo, ou seja, 20 Tb/s por par. No entanto, os pesquisadores testaram uma nova modulação, chamada de 16QAM, e conseguiram aumentar a capacidade do sistema em cerca de 20%.

O pesquisador Pierre Mertz explica que “em uma fibra óptica, é desejável transportar mais dados por segundo, o que chamamos de capacidade da fibra, e também ser capaz de enviar o sinal por longas distâncias, o que chamamos de alcance óptico”. Entretanto, “se você tentar aumentar os limites da capacidade da fibra, reduzirá o alcance”.

A velocidade de 26,2 Tb/s é a maior já obtida em um cabo do tamanho do Marea, que liga as cidades de Virgínia Beach e Bilbao, nos Estados Unidos e na Espanha, por meio do Oceano Atlântico. Ele tem 6.605 km de extensão, fica localizado a cerca de 5,2 mil metros abaixo da superfície do mar e pesa o equivalente a 34 baleias azuis*.

Cabo Marea

O melhor é que os testes foram realizados no cabo que já está instalado (ainda bem, porque o custo estimado dessa belezinha é de US$ 300 milhões) e não precisaram de nenhum equipamento novíssimo — tudo o que foi utilizado está disponível comercialmente. Ou seja, o estudo também pode servir como base para ampliar a capacidade de outros cabos submarinos espalhados pelo globo.

Os resultados da pesquisa serão apresentados na próxima semana, em um evento sobre fibra óptica que acontece em Los Angeles. De qualquer forma, eles têm tempo antes de implantar a tecnologia: a taxa de transferência média atual do Marea é de apenas 9,5 Tb/s hoje.

(* Você sabia que uma baleia azul pode pesar até 190.000 kg? Gente.)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Blunicórnio

"...o estudo também pode servir como base para ampliar a capacidade de outros cabos submarinos espalhados pelo globo" E esse itálico aí? haha
Higa leu os comentários das notícias anteriores e deu uma alfinetada nos terraplanistas :P (e até agora não apareceu nenhum)

Wellington Gabriel de Borba

Se fizer a manutenção direitinho não explode. O cara tem que entender que o Marea é um produto sofisticado. Isso é recalque de quem anda de cabo de cobre 1.0.

Alberto Prado

Ou os Ads vão carregar instantaneamente, mas vídeos Facebook ainda serão em 360p e os dos Instagram não irão carregar...

ochateador

Fossa das marianas perto do Japão.

Douglas Souza Luz

cheguei tarde demais haha

raphaela1

Marea? Esse cabo vai explodir

Marcelo Rosa

Detalhe: 5,2 mil metros, não km. A profundidade máxima na terra é ~10km (https://www.google.com/sear.... Acho que fica no Oceano Índico, não tenho certeza.

Trovalds

Em teoria: podem mais que dobrar a capacidade do cabo sem ter que investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia nova. Na prática: você vai continuar com aquela internet ruim que oscila mais que tudo e não vai ter pra quem reclamar porque não tem concorrência na sua região.

Anderson Silva

Haja Fake News pra transportar em tudo isso :P