Início » Celular » Google Chrome para Android testa forçar modo escuro em páginas da web

Google Chrome para Android testa forçar modo escuro em páginas da web

Recurso em testes no Android força sites a adotarem dark mode; Chrome prepara modo noturno no desktop e celular

Felipe Ventura Por
40 semanas atrás

O Google Chrome está testando um modo noturno no desktop e celular que escurece a interface do navegador, mas isso não adianta muito se os sites continuarem com fundo branco. Sim, você pode instalar uma extensão no Windows, macOS e Chrome OS para resolver isso. E no Android? Aqui, haverá um modo que força as páginas da web a adotarem um dark mode.

Foto por Deepanker Verma/Pixabay

O Chrome Canary foi atualizado esta semana no Android para incluir um recurso experimental chamado "modo escuro para conteúdo web no Android". Basicamente, ele inverte as cores nas páginas da web: o que é branco fica preto e vice-versa.

Dessa forma, até mesmo sites sem dark mode nativo adotarão o design escuro. No computador, é possível instalar extensões como Dark Reader ou Dark Mode para resolver esse problema; no Android, o Chrome não tem suporte a extensões.

Modo escuro às vezes funciona bem nos sites

Claro, esse recurso nem sempre funciona muito bem. Por inverter as cores, ele pode deixar algumas páginas mais claras que o normal.

Os resultados foram bem aceitáveis no Google, Instagram e Twitter, mas deixaram a desejar no YouTube, Facebook e Tecnoblog — em nosso site, as imagens de destaque ficaram quase brancas!

É compreensível, já que se trata de algo experimental. O Google terá alguns meses para aprimorar o modo noturno em sites. Por enquanto, ele está disponível apenas no Android, mas talvez chegue ao iOS e ao desktop.

E quanto à interface do navegador em si? O Chrome Beta para Android tem um modo escuro, mas isso funciona atualmente só na versão 9 Pie. O dark mode também está em testes no Windows, macOS e Chrome OS.

Como forçar modo escuro em páginas da web no Android

Para ativar o modo escuro nas páginas da web, siga estes passos:

  • instale o Chrome Canary no Android;
  • visite a página chrome://flags;
  • digite "dark" no campo de busca e encontre a opção Android web contents dark mode;
  • selecione a opção Enabled e toque em Relaunch Now.

Com informações: 9to5Google.