Google Chrome para Android testa forçar modo escuro em páginas da web

Recurso em testes no Android força sites a adotarem dark mode; Chrome prepara modo noturno no desktop e celular

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Deepanker Verma/Pixabay

O Google Chrome está testando um modo noturno no desktop e celular que escurece a interface do navegador, mas isso não adianta muito se os sites continuarem com fundo branco. Sim, você pode instalar uma extensão no Windows, macOS e Chrome OS para resolver isso. E no Android? Aqui, haverá um modo que força as páginas da web a adotarem um dark mode.

O Chrome Canary foi atualizado esta semana no Android para incluir um recurso experimental chamado “modo escuro para conteúdo web no Android”. Basicamente, ele inverte as cores nas páginas da web: o que é branco fica preto e vice-versa.

Dessa forma, até mesmo sites sem dark mode nativo adotarão o design escuro. No computador, é possível instalar extensões como Dark Reader ou Dark Mode para resolver esse problema; no Android, o Chrome não tem suporte a extensões.

Modo escuro às vezes funciona bem nos sites

Claro, esse recurso nem sempre funciona muito bem. Por inverter as cores, ele pode deixar algumas páginas mais claras que o normal.

Os resultados foram bem aceitáveis no Google, Instagram e Twitter, mas deixaram a desejar no YouTube, Facebook e Tecnoblog — em nosso site, as imagens de destaque ficaram quase brancas!

É compreensível, já que se trata de algo experimental. O Google terá alguns meses para aprimorar o modo noturno em sites. Por enquanto, ele está disponível apenas no Android, mas talvez chegue ao iOS e ao desktop.

E quanto à interface do navegador em si? O Chrome Beta para Android tem um modo escuro, mas isso funciona atualmente só na versão 9 Pie. O dark mode também está em testes no Windows, macOS e Chrome OS.

Como forçar modo escuro em páginas da web no Android

Para ativar o modo escuro nas páginas da web, siga estes passos:

  • instale o Chrome Canary no Android;
  • visite a página chrome://flags;
  • digite “dark” no campo de busca e encontre a opção Android web contents dark mode;
  • selecione a opção Enabled e toque em Relaunch Now.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados