Início » Computador » USB4 vai atingir 40 Gb/s e deve popularizar o Thunderbolt 3 (obrigado, Intel)

USB4 vai atingir 40 Gb/s e deve popularizar o Thunderbolt 3 (obrigado, Intel)

Nova versão do USB4 é basicamente o Thunderbolt 3 com outro nome, o que é ótimo

Por
28 semanas atrás

Faz quase dois anos que a Intel anunciou que deixaria de cobrar royalties pela adoção do Thunderbolt 3 e os primeiros resultados finalmente estão chegando: o USB Promoter Group revelou nesta segunda-feira (4) os detalhes do USB4, que atingirá velocidades de até 40 Gb/s e será basicamente a tecnologia da Intel com outro nome. O que é ótimo.

Thunderbolt

O Thunderbolt 3 utiliza o mesmo conector USB-C que estamos acostumados, mas poucos dispositivos suportavam a tecnologia até então — essas portas eram vistas em MacBooks, Dell XPS e em alguns outros notebooks caros. Ela fornece até 100 watts de potência e tem velocidade suficiente para enviar imagens para dois monitores 4K ou um monitor 5K.

Segundo o USB Promoter Group, a arquitetura do USB4 é baseada no Thunderbolt e dobra as taxas de transferência do padrão atual, o USB 3.2, que chega a 20 Gb/s. A versatilidade do USB-C continua: com um mesmo tipo de conector, você pode enviar dados a altíssimas velocidades para um SSD externo, fornecer energia elétrica para um notebook ou ligar telas de alta resolução.

USB-C (imagem: Pixabay)

Embora o Thunderbolt 3 seja de 2015, o fato de ele se tornar um padrão aberto, agora com a força do nome USB, significa que poderemos ter mais esperança em ver a tecnologia se popularizando em mais dispositivos. Mas as fabricantes terão que fazer o trabalho direito, já que as especificações do USB nem sempre são seguidas à risca (por isso as coisas são meio confusas).

O padrão será retrocompatível com o Thunderbolt 3, o USB 2.0 e o USB 3.2, que ficou ainda mais confuso recentemente — se você ainda não entendeu a sopa de letrinhas, tudo o que é USB 3.0 ou USB 3.1 “virou” USB 3.2 Gen 1, Gen 2 ou Gen 2×2, com velocidades de 5, 10 ou 20 Gb/s, dependendo da quantidade de vias utilizadas para transferência de dados.

Enquanto o USB Promoter Group não escolhe outro nome terrível para o USB4 (espero não estar falando de USB 4 Gen 4×4 daqui alguns anos), mais de 50 empresas trabalham na revisão das especificações do novo padrão. Os detalhes finais devem ser apresentados no meio de 2019.