Início » Computador » USB4 vai atingir 40 Gb/s e deve popularizar o Thunderbolt 3 (obrigado, Intel)

USB4 vai atingir 40 Gb/s e deve popularizar o Thunderbolt 3 (obrigado, Intel)

Nova versão do USB4 é basicamente o Thunderbolt 3 com outro nome, o que é ótimo

Paulo Higa Por

Faz quase dois anos que a Intel anunciou que deixaria de cobrar royalties pela adoção do Thunderbolt 3 e os primeiros resultados finalmente estão chegando: o USB Promoter Group revelou nesta segunda-feira (4) os detalhes do USB4, que atingirá velocidades de até 40 Gb/s e será basicamente a tecnologia da Intel com outro nome. O que é ótimo.

Thunderbolt

O Thunderbolt 3 utiliza o mesmo conector USB-C que estamos acostumados, mas poucos dispositivos suportavam a tecnologia até então — essas portas eram vistas em MacBooks, Dell XPS e em alguns outros notebooks caros. Ela fornece até 100 watts de potência e tem velocidade suficiente para enviar imagens para dois monitores 4K ou um monitor 5K.

Segundo o USB Promoter Group, a arquitetura do USB4 é baseada no Thunderbolt e dobra as taxas de transferência do padrão atual, o USB 3.2, que chega a 20 Gb/s. A versatilidade do USB-C continua: com um mesmo tipo de conector, você pode enviar dados a altíssimas velocidades para um SSD externo, fornecer energia elétrica para um notebook ou ligar telas de alta resolução.

USB-C (imagem: Pixabay)

Embora o Thunderbolt 3 seja de 2015, o fato de ele se tornar um padrão aberto, agora com a força do nome USB, significa que poderemos ter mais esperança em ver a tecnologia se popularizando em mais dispositivos. Mas as fabricantes terão que fazer o trabalho direito, já que as especificações do USB nem sempre são seguidas à risca (por isso as coisas são meio confusas).

O padrão será retrocompatível com o Thunderbolt 3, o USB 2.0 e o USB 3.2, que ficou ainda mais confuso recentemente — se você ainda não entendeu a sopa de letrinhas, tudo o que é USB 3.0 ou USB 3.1 “virou” USB 3.2 Gen 1, Gen 2 ou Gen 2×2, com velocidades de 5, 10 ou 20 Gb/s, dependendo da quantidade de vias utilizadas para transferência de dados.

Enquanto o USB Promoter Group não escolhe outro nome terrível para o USB4 (espero não estar falando de USB 4 Gen 4×4 daqui alguns anos), mais de 50 empresas trabalham na revisão das especificações do novo padrão. Os detalhes finais devem ser apresentados no meio de 2019.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Trovalds

Não popularizava porque (quase) ninguém queria pagar royalty pra Intel. Agora como ela liberou de graça, quem sabe.

Luizão

Mac não populariza nada, o conceito de ultrabook nasceu como uma evolução dos netbooks (lembra, lá em 2006/2007 o asus eeepc), ela não foi tão revolucionária quanto vc pensa.
pcs td in 1 sempre existiram, mas só a apple continuou com esse formato em seus produtos (e até q fazem bem, o imac é o único td in 1 high end, das outras marcas é td lixo barato)
agora nos últimos anos a apple vem fazendo mta coisa ruim pro consumidor (tirar entrada p2, soldar cada vez mais e mais componentes dos seus notebooks, isso ferra com o upgrade e manutenção deles).

o pessoal tem q parar de endeusar a apple, eles não valem nem metade do que cobram

Anderson Silva

Pra dar alguns exemplos:

O conceito de ultrabook nasceu por causa do MacBook Air;
Computadores com tela de alta resolução (DPI alto) só deslancharam por causa dos CrapBooks com "Tela Retina";
O conceito de "tudo-em-um" que todo mundo tenta copiar e fracassa miseravelmente é por causa do iMac;
A Apple arranca portas de I/O das máquinas dela (alguém falou 'fone de ouvido'?), daí vai todo mundo lá e faz igualzinho;
A Apple começa a soldar tudo na placa lógica e colar as peças todas no chassi, daí vai todo mundo e faz a mesma 💩;
A própria Thunderbolt pode nunca ter popularizado da forma como a Intel imaginava até agora mas abriu um leque de possibilidades e acessórios que só em sonhos viriamos chegar um dia nos PCs - mais principalmente com a v3, que a largura de banda é bem mais satisfatória - e foi então q o mercado começou a adotar pra valer.

Arnold

Meu note que já é antigo ( de uns 8 anos atras ) veio com 2 USB 3.0 e eu nunca usei eles kkkk

Luizão

E desde quando Mac populariza algo.

EssentialG

Seria este um ótimo momento para aumento da popularidade da eGPU *-* sonho!!

Andre Kittler

Tu nunca precisou comprar um cabo USB3 (ou USB2...).

Delcino José Serra dos Santos

Padrão é único. Por isso se chama padrão!

Franco Luiz

Tirando mac é claro

Anderson Silva

Fica tranquilo, vão dar um jeito de deixar ainda mais disperso e 10x mais confuso (como sempre acontece) :P

Anderson Silva

Macs desde 2011, todos vem com Thunderbolt

Anderson Silva

Daí, quando tiver chegando mais perto do lançamento, eles renomeiam para "USB 3.4 Gen 2 x 10^-3! log15" :P

Franco Luiz

Faz anos que vejo isso de thunderbolt ser padrozinado e popularizado , mas ate hoje é raro eu ve alguem que tenha note com thunderbolt

Andre Kittler

Se a o USB3 nos diz algo, é que dessa vez vai ser apenas UM padrão e vai dar tudo certo.
Logicamente....

Yago G. Oliveira

Verdade. Mas pior que as portas 2.0, são as telas sem preto e com distorções de cores e ângulo; algo já defasado nos smartphones

Exibir mais comentários