Windows Lite pode ser o sistema da Microsoft para notebooks com tela dupla

Microsoft prepara versão Lite do Windows 10 para concorrentes do Chromebook e para dispositivos com tela dupla

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Lenovo Yoga Book C930 com duas telas

Há alguns meses, ouvimos rumores de que a Microsoft estaria preparando uma nova versão de seu sistema operacional chamada Windows Lite. Agora, surgiram mais detalhes sobre este projeto: ele tem codinome Santorini; é pensado para concorrentes do Chromebook e para dispositivos com tela dupla; e pode ser lançado ainda este ano.

Segundo o The Verge, a Microsoft tem um plano de longo prazo para que o Windows Lite seja concorrente direto dos Chromebooks. Os laptops com Chrome OS dominam boa parte do mercado educacional nos EUA, e estão começando a ganhar mais espaço na Europa e na América Latina, incluindo o Brasil, segundo a Futuresource Consulting.

Sim, a Microsoft tem o Windows 10 com modo S, que só roda aplicativos instalados a partir da Loja — mas ele não foi o bastante para conter o avanço do Chrome OS.

Por isso, a ideia do Windows Lite é eliminar componentes legados do sistema e oferecer uma nova interface. Segundo Brad Sams, do Petri, o sistema roda apps universais (UWPs) e webapps progressivos (PWAs). Ele também pode instalar programas Win32 tradicionais, desde que estejam na Loja.

Windows Lite rodará em laptops com duas telas

O Windows Lite também será focado em telas duplas, de acordo com o The Verge. A Microsoft quer que o sistema esteja pronto para os fabricantes de PCs aproveitarem esse formato. A Intel, por exemplo, apresentou no ano passado um protótipo chamado Tiger Rapids que possui uma tela LCD tradicional e uma tela e-paper para escrever. O Lenovo Yoga Book adota esse conceito.

Segundo o Windows Central, a Microsoft prepara um dispositivo de codinome “Centaurus” com duas telas, para inspirar outras fabricantes a fazer o mesmo — assim como na linha Surface. Ele seria “capaz de se transformar em um tablet, laptop, livro digital, um tablet maior”; e deve rodar Windows Lite. A empresa vem trabalhando de perto com a Intel nesse projeto.

Ainda não há imagens oficiais do Windows Lite, apenas mockups de como o sistema deve ser. Segundo as imagens divulgadas, a interface padrão traz uma barra de tarefas com botões centralizados na tela, e relógio no canto inferior direito. No centro, encontramos um campo de busca e atalhos para os apps mais usados.

A Microsoft também estaria trabalhando no Windows Core OS (WCOS), uma versão mais modular do Windows Shell usado para exibir o menu Iniciar e a central de ações. Atualmente, ela precisa manter diversas versões do menu Iniciar para diferentes tipos de dispositivos; com o WCOS, será possível distribuir apenas uma versão. Esse componente será usado no HoloLens 2 e no futuro Surface Hub 2X.

O Windows Lite deve ser liberado para testes no terceiro trimestre. A Microsoft terá uma oportunidade de falar sobre o novo sistema quando realizar a conferência Build para desenvolvedores em 6 de maio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados